Novidades tecnológicas e sofisticado acabamento interno aumentam o prazer de dirigir os novos modelos Golf, que chegam aos concessionários Volkswagen de todo o País, neste mês de maio.
O Golf GTI agora está equipado com motor de 180 cv de potência e nova curva de torque, controle eletrônico de estabilidade (ESP) e oferece a opção de câmbio automático Tiptronic de 5 velocidades no console, antes só disponível para a família Passat.
Além de maior potência e torque, o novo motor 1.8 Turbo do GTI incorporou a tecnologia E-GAS (acelerador eletrônico inteligente) até então exclusiva da versão 1.6 Plus.
O Golf 2.0 também foi beneficiado com o acelerador eletrônico inteligente que otimiza o desempenho, a dirigibilidade e o consumo de combustível.
Nos Golf 1.6 Plus e 2.0, a estrutura de oferta inclui a opção pelo acabamento interno em couro Softline e de rádio com CD Player montado com 4 alto-falantes e 4 tweeters, equipamento que é de série na versão GTI.
A introdução dos novos itens consolidam o Golf como um carro único em sua categoria.
Destaque para a tecnologia aplicada em sua produção, que inclui a soldagem de chapas a laser, e a carroceria totalmente galvanizada que garante a seu proprietário 12 anos de proteção contra a perfuração por corrosão.
Com visual elegante, de supefícies lisas sem vincos, conjunto ótico com quatro refletrores e pára-brisa inclinado o Golf tem aparência dinâmica.
Internamente, oferece de série itens de conforto e segurança, como alças de apoio escamoteáveis no teto, direção hidráulica, volante de direção regulável em altura e profundidade, banco do motorista com regulagem de altura e pára-brisa laminado com vidro verde degradé.
A preocupação com segurança continua com as colunas, portas e soleiras reforçadas que asseguram maior proteção em impactos laterais, o freio a disco nas quatro rodas, o imobilizador eletrônico e as fechaduras com cilindros que giram em falso, impossibilitando abrir o carro ou dar a partida sem a chave original e a coluna de direção com travamento por atrito, que impede o rompimento da trava e aumenta a proteção contra furtos.
Novo motor 1.8 turbo com 180 cv
O motor 1.8 turbo da família EA-113 que equipa o GTI tem 4 cilindros em linha, 5 válvulas por cilindro e uma nova calibração, que aumentou de 150 para 180 cv sua potência máxima (ganho de 20%) e de 210 para 235 Nm seu torque máximo (ganho de 12%).
Além disso, incorpora a nova tecnologia do acelerador eletrônico Inteligente (E-GAS), que funciona sem cabo e, entre outras vantagens reduz a emissão de gases poluentes, melhora a dirigibilidade e contribui para a economia de combustível.
Equipado com transmissão manual de 5 velocidades, o novo GTI acelera de 0 a 100 km/h em 7,8 segundos (era 8,5 s) e alcança a velocidade máxima de 227 km/h (era 216 km/h).
Esse melhor desempenho não compromete o consumo de combustível: o carro faz 9,2 km/l (era 7,7) na cidade e 15,9 km/l (era 14,9) na estrada.
Tiptronic, um câmbio de classe superior
As mudanças na transmissão automática do Golf GTI foram audaciosas: em lugar do câmbio de 4 velocidades com controle eletrônico DSP (Dynamic Shift Program), ele recebeu um câmbio Tiptronic de 5 velocidades, o mesmo usado em veículos de classe superior.
Entre outras vantagens, o Tiptronic pode ser utilizado como transmissão automática convencional ou como transmissão semi-automática sequencial.
Neste caso, o motorista faz as mudanças de marcha dando leves toques na alavanca, depois de movê-la para o encaixe à direita. Toques para a frente elevam as marchas; para trás, elas são reduzidas.
Com o Tiptronic no modo manual, o motorista tem o conforto adicional de não precisar reduzir de uma marcha mais alta para a primeira, ao parar em um semáforo fechado.
Automaticamente, o gerenciamento eletrônico do câmbio providencia a troca.
O GTI equipado com câmbio automático Tiptronic, vai da imobilidade aos 100 km/h em 8,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 205 km/h.
Seu consumo no trânsito da cidade é de 7,5 km/l e, no da estrada, de 14,7 km/l.
ESP, estabilidade a toda prova
O Golf GTI é o primeiro Volkswagen brasileiro a ser equipado, de série, com o ESP (Programa Eletrônico de Estabilidade), um programa de segurança ativa que garante a máxima estabilidade possível ao veículo, mesmo em condições adversas de uso.
Com o ESP, o motorista pode contornar uma curva sobre piso de baixa aderência (asfalto molhado, por exemplo), sem derrapar. E mais: o programa eletrônico corrige eventuais reações incorretas do motorista durante a curva ou em outra situação de risco.
O ESP evita o sobre-esterçamento (saída de traseira) – independentemente da vontade do motorista – freando a roda dianteira do lado de fora da curva e se apoiando nos sistemas de gerenciamento do motor e da transmissão para acelerar ou reduzir a velocidade do carro e, assim, manter sua estabilidade.
Se o automóvel começar a sair de frente, o sistema freia a roda traseira do lado de dentro da curva e mantém a estabilidade usando os sistemas de gerenciamento do motor e transmissão.
E para o Golf não ficar desgovernado depois de desviar de um obstáculo à sua frente (quando o motorista vira bruscamente o volante para a esquerda), o ESP freia a roda traseira esquerda, depois a dianteira direita e por fim a dianteira esquerda.
A ação impede uma rodada de traseira e mantém a estabilidade direcional do GTI (ver ilustrações).
Como funciona o programa de estabilidade
O ESP trabalha com os sistemas de gerenciamento do motor (ECU) e do ABS (equipamento que impede o bloqueio das rodas durante uma freagem) e incorpora, ainda, as funções ASR, EDL, EBD e EBC.
ASR, sigla em alemão que significa Antriebs-Schlupf-Regelung, também conhecida como TCS (Traction Control System), na lingua inglesa, é o sistema que controla a tração e evita que as rodas patinem durante a aceleração, em pisos de pouca aderência, como gelo, cascalho, areia, lama ou asfalto molhado, entre outros.
EDL, do inglês Eletronic Differencial Lock, é o travamento eletrônico do diferencial que permite trafegar em segurança sobre superfícies de diferentes coeficientes de atrito.
Exemplo: com as rodas do lado esquerdo sobre asfalto seco e as do lado direito na terra, o EDL freia a roda de tração que está sobre a terra, para evitar que ela patine, e distribui mais força para a roda sobre o asfalto, que tem mais aderência.
O EBD, do inglês Electronic Brake Force Diistribution distribui eletronicamente a força de freagem entre as rodas dianteiras e as traseiras do Golf.
Por fim, o EBC, Engine Brake Control, evita o travamento das rodas de tração – em consequência da ação do freio-motor – se o motorista tirar repentinamente o pé do acelerador ou se frear o GTI com uma das marchas engatada.
Além desses sistemas, há um sensor que acompanha todos os movimentos que o motorista imprime ao volante de direção, enquanto outro se preocupa com a aceleração lateral do carro.
Todos — sistemas, válvulas, módulos e sensores — estão atentos à condução do veículo, a partir do momento em que o motor é ligado.
E a qualquer tendência de desvio da trajetória ideal do carro — antes mesmo que o motorista perceba –, o programa de estabilidade entra em ação. Uma luz no painel pisca para avisar que o ESP está agindo.
O motorista pode desativar as funções do programa de estabilidade — apertando a tecla ESP do painel — se precisar transitar com correntes no pneu, para vencer trechos de lama ou neve, ou se precisar desatolar o carro com movimentos contínuos para a frente e para trás.
Desligando-se a tecla ESP, sòmente o programa de estabilidade fica inativo. Os sistemas de freio ABS e o bloqueio eletrônico do diferencial (EDL) permanecerão em funcionamento.
Recomenda-se reativar o programa de estabilidade, reapertando a tecla ESP, tão logo o veículo saia do atoleiro ou deixe de usar as corrente.