sexta-feira, 26 abril , 2024
28 C
Recife

Violência x Direção defensiva: dicas para fugir com segurança

No Brasil os índices crescentes de violência urbana estão sempre em alta, e qualquer que seja o obstáculo para impedir a ação dos marginais pode fazer a diferença entre a vida e a morte.

- Publicidade -

O mesmo vale para o trânsito, e os cursos de direção defensiva e preventiva trazem dicas para criar um grupo seleto de pessoas menos suscetíveis a assaltos ou envolvimento em acidentes.

Primeiro passo: Ande com as portas do carro trancadas, vidros fechados, manter-se atento e, se o carro não é blindado, nunca reagir. Usar óculos escuros também pode ajudar.

Já a película de proteção solar, é uma faca de dois gumes, pois pode confudir o ladrão caso pretenda assaltar determinado carro, mas ao mesmo tempo, caso o ladrão entre no carro, ficará difícil para a polícia perceber.

Para a direção defensiva, você deve ter visão global para localizar as possibilidades de perigo que possam existir. Muitas vezes desviar de um obstáculo que surja em sua frente pode ser mais seguro que frear o carro.

- Publicidade -

Outras dicas básicas: nunca parar o carro em locais de pouco movimento, mesmo se o carro apresentar algum problema ou um pneu furado. Ficar atento para não entrar em ruas sem saída.

Sentar mais próximo ao volante, também é uma forma de manter a dirigibilidade mais segura do seu automóvel, procurando manter um ângulo de cerca de 120º entre as duas mãos que ficam presas ao volante.

Distância segura
Uma distância mínima durante a condução do veículo é essencial para manter a sua segurança e não se tornar uma presa fácil. Pelo menos manter cerca de 3 segundos do carro à frente (60 metros a 80km/h).

Em engarrafamentos nunca nade na pista do meio, para não ficar cercado. As faixas laterais têm áreas de escape, mas a da direita é a melhor, pois o lado do passageiro distancia o motorista de uma abordagem na rua.

Situação de risco
Parar em semáforos é uma situação de risco, dessa forma o motorista deve controlar a velocidade para encontrar os faróis (sinal) sempre abertos.

- Publicidade -

Basicamente, o ideál é manter o carro sempre em movimento, pois cerca de 99,9& dos casos de assalto, ocorre quando o carro está parado.

Fique atento às situações adversas provocas pela natureza. Após uma chuva forte, forma-se sobre o asfalto uma lâmina d’água.

Se o motorista estiver em alta velocidade e os pneus, carecas, o carro vai flutuar e o volante ficará leve. Se frenar, as rodas travam. Quando o carro voltar a ter aderência, pode rodar. Isso é a aquaplanagem.

É necessário segurar firme a direção, tirar o pé do acelerador e aguardar aderência do pneu ao solo. Em chuvas fortes é indicado acender a luz baixa para tornar o carro mais visível, mesmo durante o dia.

Fique esperto
O risco não está só no carro chamativo ou no uso de jóias, pois, se fosse assim, só os donos de importados seriam abordados.

Os motoristas devem entender como os criminosos agem e tomar atitudes. Uma delas é não fornecer informações por meio de adesivos no carro que indiquem onde o proprietário estuda, trabalha ou faz academia.

Ao sair de casa, deve verificar se não há alguém suspeito por perto. Também é necessário sair de casa em horários alternados e variar itinerários, além de saber onde ficam pontos seguros, como hospitais e delegacias de polícia, e locais perigosos.

Ao chegar em casa é bom dar uma volta no quarteirão, para observar a área antes de parar, além de reduzir ao máximo o tempo de parada. Também não é indicado deixar pacotes, malas e bolsas sobre os bancos, para não chamar atenção.

Tarcisio Dias

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança