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Da Casa dos Artistas ao interesse popular

O furgão multiuso da Fiat, fabricado em Betim, Minas Gerais, pode ser considerado um carro que não possue apenas um bom marketing, mas sim um bom produto que agrega espaço interno e bom conjunto mecânico, com desempenho surpreendente entre os seus principais atrativos.

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Com visual ainda mais chamativo que o dos concorrentes Citroën Berlingo, Renault Kangoo e Peugeot Partner, o Doblò tem desenho de linhas modernas, mas com uma série de detalhes estilísticos que causam polêmica.

A enorme grade dianteira com amplas entradas de ar é um deles. Quando pintada na cor do carro, não causa tanto espanto quanto a de plástico preto.

Um detalhe que chama a atenção é a ausência da faixa degradê no amplo pára-brisa.

Na traseira alta, a tampa do porta-malas abre-se em duas partes, mas com tamanhos diferentes, facilitando que ao abrir apenas a porta maior, a passagem de objetos com maior facilidade.

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A porta corrediça lateral fica do lado direito, mas há como equipar o Doblò com uma porta adicional no lado esquerdo, que custa R$ 800.

Tanto na versão EX (básica) como na ELX (topo de linha), as rodas de liga-leve aro 14 com pneus 175/70R são opcionais. Em nosso modelo testado, haviam as duas portas laterais.

Por dentro, há espaço para até sete ocupantes. Dois bancos removíveis – que podem ser instalados atrás da segunda fila de assentos – estão na lista de opcionais das duas versões, ao custo de R$ 350 cada.

Sem eles, há como acomodar 750 litros de bagagem no porta-malas, cuja capacidade pode ser ampliada para até 3.000 litros. Para pequenos objetos, há porta trecos em toda parte, inclusive acima do pára-brisa.

Com o intuito de aumentar o espaço para os que vão na frente, a alavanca de câmbio vem embutida no painel, detalhe que requer um pouco de adaptação.

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Falta apoio de braço nas portas. No lugar dele, há um ressalto no painel superior lateral.

Apesar disso, o carro é bastante espaçoso e confortável. De resto, os comandos estão bem posicionados e têm fácil acionamento.

A instrumentação é completa e inclui até computador de bordo em todas as versões. Grande área envidraçada dá a sensação de liberdade ao condutor.

Avaliado na versão ELX 1.6 16v, o Doblò mostrou-se surpreendente em movimento. Mesmo sendo alto e mais sujeito a ação dos ventos laterais, o furgão multiuso da Fiat não causa sustos nas curvas e mantém boa velocidade de cruzeiro (entre 2/3 e 3/4 da máxima).

O motor 1.6, que gera 106 cavalos, é bem aproveitado pelo bom escalonamento do câmbio de cinco marchas.

O sistema de freios funciona com eficiência e pode receber ABS como opcional nas duas versões. No eixo dianteiro há discos ventilados e, na traseira, tambores.

No modelo avaliado 1.6, a embreagem conta com servoassistência hidráulica, o que a torna mais fácil de ser acionada. Segundo a Fiat, o Doblò ELX acelera de 0 a 100 km/h em 12,4 segundos e atinge 160 km/h.

Nessa versão ELX, o motor 1.6 é o “corsa lunga”, o mesmo que equipa o Brava. Importado da Itália, o propulsor é capaz de gerar os mesmos 106 cavalos do motor e 15,4 kgm de torque, proporcionando mais agilidade principalmente por ter coletor de admissão de plástico, configuração do comando de válvulas diferenciado e maior curso do pistão.

Consumo: segundo a Fiat o consumo de acordo com a Norma NBR 7024 é de 10,4 Km/l no ciclo urbano e 13,9 km/l no ciclo estrada.

Nosso teste: apesar da Fiat ter disponibilizado o Doblò por apenas quatro dias, resolvemos testar o desempenho desse participante da Casa dos Artistas no percurso mais utilizado no mês de junho em Pernambuco: Recife-Caruaru-Recife.

No domingo pela manhã pegamos a estrada, e rapidamente notava-se como o Doblò respondia ao pedal do acelerador.

Apesar de parecer grande, o carro assemelha-se ao desenvolvimento de um hatch, bastava pisar que o carro respondia imediatamente.

Que tal uma subidinha? Bem, nada menos que a Serra das Russas para testar o quanto esse veículo realmente desenvolve, o que aconteceu com facilidade com o Doblò superando aos demais veículos na subida.

O motor 1.6 16v surpreendeu na capacidade de desenvolvimento, o que ao nosso ponto de vista é o ponto forte desse veículo. Espaço interno e conforto na condução são os outros dois pontos chaves.

Já na cidade de Caruaru, o carro chamava atenção por onde passava, mas foi perfeito ao acomodar cinco pessoas distribuídas três no banco traseiro e duas no dianteiro, e ainda duas crianças nos duas cadeirinhas no final do veículo.

Família completa poderíamos dizer, e com as crianças adorando passear em seus lugares.

Na volta o carro mostrou porquê pode ser utilizado no transporte de cargas, no segmento utilitário.

A suspensão e o conjunto de rodas do lado direito foi suficientemente forte ao suportar a passagem do veículo por um imenso buraco na BR-101 sul, causado pelas chuvas que haviam caído nos dias anteriores.

Apesar do choque surpreso na parte inferior da suspensão, o carro resistiu, havendo necessidade de alguns consertos pequenos para voltar a sua originalidade.

Um carro que pode parecer meio esquisito mas que surpreendeu por sua ótima forma de condução e desempenho. Apesar da viagem de ída e volta no total de 250 km, estávamos prontos para outra.

Tarcisio Dias – Mecânica Online
Veículo disponibilizado pela Fiat Automóveis

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