A Volkswagen alemã revelou as primeiras imagens da Touran, sua primeira minivan compacta, a chegar no mercado europeu a partir do primeiro trimestre de 2003.
Baseada na plataforma da nova família Golf, ela mede 4,39 m de comprimento, 1,79 m de largura e 1,63 m de altura, sendo uma das mais longas de seu segmento – que inclui Zafira, Xsara Picasso, Scénic, Fiat Multipla e outras.
A Touran será apresentada no Salão de Paris em setembro, e terá até sete lugares, seguindo tendência mundial de oferecer diferentes opções de configuração no interior do veículo.
Os bancos da fileira central serão rebatíveis e removíveis, e os da terceira fileira (opcionais), serão escamoteáveis, escondendo-se no assoalho. Sem eles, o espaço disponível para bagagens deverá superar os 600 litros.
Serão três opções de acabamento e três de motorização, com tecnologias FSI (injeção direta de gasolina) e TDI (turbodiesel), e potências entre 100 e 136 cavalos.
A VW germânica ainda anunciou uma nova e inovadora transmissão automática de seis marchas, que provavelmente deverá ser a multitronic de variação contínua dos Audis A4 e A6.
Segurança – Entre os itens de segurança anunciados pela fábrica estão controle de estabilidade (ESP), assistência de frenagem em emergências, encostos de cabeça ativos na frente e bolsas infláveis frontais e laterais, estas para as duas primeiras fileiras de bancos.
Além disso, existem 39 porta-trecos espalhados pelo interior da minivan e a carroceria será fabricada em aço galvanizado soldado a laser.
A Touran deverá ser a aposta da Volks para competir no crescente segmento de monovolumes. Na Europa, o mercado é grande, enquanto em outros países, como o nosso, não pára de crescer.
Não existe ainda nenhum indício de que o automóvel possa vir para o Brasil. Ainda assim, uma rápida análise de mercado pode acenar para uma grande possibilidade.
Afinal, o segmento não pára de colecionar bons índices de crescimento, e a marca alemã perdeu a primeira posição em vendas para a Fiat no ano passado.
Aumentar o mix de produtos sempre foi uma boa alternativa para incrementar as vendas.
Na Europa, o modelo começa a ser vendido até abril do ano que vem, e a fabricação será feita na unidade de Wolfsburg.