sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

O Cayenne chega para aumentar a gama de modelos Porsche

O Cayenne marca a entrada da Porsche no mercado de utilitários esporte e, com ele, traz ao segmento não apenas as características conhecidas da marca, como motores potentes e freios excepcionais, mas também grande número de destaques tecnológicos, apresentados pela primeira vez nesse segmento.

Assim, o Cayenne vem se juntar às famílias 911 e Boxster de carros esporte para formar uma gama excepcional de veículos em termos de presença e vanguarda tecnológica, produzida pela Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG há 54 anos.

- Publicidade -

O novo Porsche é oferecido em duas versões, Cayenne S e Cayenne Turbo, que se diferenciam basicamente em potência, tipo de suspensão de série, alguns detalhes nas extremidades da carroceria e acabamento.

São comuns às duas versões o novo motor Porsche V8 de 4.511 cm3 e quatro válvulas por cilindro com variador de fase nos comandos de válvulas de admissão, e a tração permanente nas quatro rodas com reduzida.

No Cayenne S, o motor é de aspiração natural e desenvolve 340 cv a 6.000 rpm, o que torna o novo Porsche um dos utilitários esporte de maior desempenho em todo o mundo.

- Publicidade -

Equipado com o novo câmbio automático Porsche Tiptronic de seis marchas opcional, o Cayenne S acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e alcança 242 km/h de velocidade máxima.

E oferece o mesmo e destacado desempenho longe das vias pavimentadas, graças a sistemas inovadores como o Gerenciamento de Tração Porsche (Porsche Traction Management, PTM), que assegura ao Cayenne S desenvoltura superior para trafegar em qualquer terreno.

Aproveitando a tecnologia de suspensão inteligente baseada, entre outros pontos, num novo conceito de suspensão de curso longo para condições off-road, o Cayenne S não tem dificuldade para trafegar em terreno relativamente íngreme e vencer obstáculos e percursos acidentados.

- Publicidade -

O Cayenne Turbo acentua ainda mais o caráter esportivo do novo Porsche, com potência e desempenho absolutamente excepcionais, conforto extremo e ampla gama de inovações tecnológicas que permitem tanto o uso na estrada em altas velocidades quanto o atendimento aos mais exigentes requisitos off-road, ambos com total segurança.

O motor biturbo com resfriador de ar (intercooler) do Cayenne Turbo desenvolve pujantes 450 cv a 6.000 rpm.

O torque máximo de 63,2 mkgf mantém-se constante entre 2.250 e 4.750 rpm e a velocidade máxima é de 266 km/h. Com o câmbio Tiptronic S de seis marchas de série, acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos.

O Cayenne Turbo traz, como item normal de produção, suspensão pneumática ajustável em altura, que é opcional para o Cayenne S.

Essa suspensão confere-lhe capacidade ainda maior para enfrentar as mais difíceis condições fora-de-estrada, uma vez que a distância mínima do solo pode chegar a nada menos que 273 mm estando o modo Off-Road Especial acionado, além de ser capaz de atravessar cursos d’água de até 555 mm de profundidade.

Produção em Leipzig – A produção do Cayenne já foi iniciada na nova fábrica de Leipzig, inaugurada em 20 de agosto último com a presença do chanceler alemão, Gerhard Schoeder, e do presidente e executivo-chefe da Porsche, Wendelin Wiedeking.

Leipzig fica na região da Saxônia, na antiga Alemanha Oriental e ficou famosa mundialmente por seu comércio e grandes exposições até o final da década de 30 passada.

A Porsche AG investiu 128 milhões de euros na construção da fábrica que abriu 300 postos de trabalho e tem capacidade de produção de 25.000 unidades anuais. Motores e transmissões vêm da fábrica principal localizada em Zuffenhausen, bairro de Stuttgart.

Airtrek: nasce um novo conceito da Mitsubishi
Nasce um novo conceito de automóvel da marca Mitsubishi, o cross-over Airtrek. Destinado ao uso familiar, o Airtrek é uma perua configurada para levar confortavelmente até cinco pessoas. Mas também tem como objetivo agradar o público com espírito jovem.

Prova disso é o motor que o equipa: um 2.4, de 24 válvulas e 136 cv, que proporciona ótimo desempenho ao modelo.

O sistema de tração 4×4 integral, aliado ao seu câmbio automático do tipo Sports Mode, proporcionam ao Airtrek uma dirigibilidade invejável em pisos escorregadios.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn