O Cayenne marca a entrada da Porsche no mercado de utilitários esporte e, com ele, traz ao segmento não apenas as características conhecidas da marca, como motores potentes e freios excepcionais, mas também grande número de destaques tecnológicos, apresentados pela primeira vez nesse segmento.
Assim, o Cayenne vem se juntar às famílias 911 e Boxster de carros esporte para formar uma gama excepcional de veículos em termos de presença e vanguarda tecnológica, produzida pela Dr. Ing. h.c. F. Porsche AG há 54 anos.
O novo Porsche é oferecido em duas versões, Cayenne S e Cayenne Turbo, que se diferenciam basicamente em potência, tipo de suspensão de série, alguns detalhes nas extremidades da carroceria e acabamento.
São comuns às duas versões o novo motor Porsche V8 de 4.511 cm3 e quatro válvulas por cilindro com variador de fase nos comandos de válvulas de admissão, e a tração permanente nas quatro rodas com reduzida.
No Cayenne S, o motor é de aspiração natural e desenvolve 340 cv a 6.000 rpm, o que torna o novo Porsche um dos utilitários esporte de maior desempenho em todo o mundo.
Equipado com o novo câmbio automático Porsche Tiptronic de seis marchas opcional, o Cayenne S acelera de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos e alcança 242 km/h de velocidade máxima.
E oferece o mesmo e destacado desempenho longe das vias pavimentadas, graças a sistemas inovadores como o Gerenciamento de Tração Porsche (Porsche Traction Management, PTM), que assegura ao Cayenne S desenvoltura superior para trafegar em qualquer terreno.
Aproveitando a tecnologia de suspensão inteligente baseada, entre outros pontos, num novo conceito de suspensão de curso longo para condições off-road, o Cayenne S não tem dificuldade para trafegar em terreno relativamente íngreme e vencer obstáculos e percursos acidentados.
O Cayenne Turbo acentua ainda mais o caráter esportivo do novo Porsche, com potência e desempenho absolutamente excepcionais, conforto extremo e ampla gama de inovações tecnológicas que permitem tanto o uso na estrada em altas velocidades quanto o atendimento aos mais exigentes requisitos off-road, ambos com total segurança.
O motor biturbo com resfriador de ar (intercooler) do Cayenne Turbo desenvolve pujantes 450 cv a 6.000 rpm.
O torque máximo de 63,2 mkgf mantém-se constante entre 2.250 e 4.750 rpm e a velocidade máxima é de 266 km/h. Com o câmbio Tiptronic S de seis marchas de série, acelera de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos.
O Cayenne Turbo traz, como item normal de produção, suspensão pneumática ajustável em altura, que é opcional para o Cayenne S.
Essa suspensão confere-lhe capacidade ainda maior para enfrentar as mais difíceis condições fora-de-estrada, uma vez que a distância mínima do solo pode chegar a nada menos que 273 mm estando o modo Off-Road Especial acionado, além de ser capaz de atravessar cursos d’água de até 555 mm de profundidade.
Produção em Leipzig – A produção do Cayenne já foi iniciada na nova fábrica de Leipzig, inaugurada em 20 de agosto último com a presença do chanceler alemão, Gerhard Schoeder, e do presidente e executivo-chefe da Porsche, Wendelin Wiedeking.
Leipzig fica na região da Saxônia, na antiga Alemanha Oriental e ficou famosa mundialmente por seu comércio e grandes exposições até o final da década de 30 passada.
A Porsche AG investiu 128 milhões de euros na construção da fábrica que abriu 300 postos de trabalho e tem capacidade de produção de 25.000 unidades anuais. Motores e transmissões vêm da fábrica principal localizada em Zuffenhausen, bairro de Stuttgart.
Airtrek: nasce um novo conceito da Mitsubishi
Nasce um novo conceito de automóvel da marca Mitsubishi, o cross-over Airtrek. Destinado ao uso familiar, o Airtrek é uma perua configurada para levar confortavelmente até cinco pessoas. Mas também tem como objetivo agradar o público com espírito jovem.
Prova disso é o motor que o equipa: um 2.4, de 24 válvulas e 136 cv, que proporciona ótimo desempenho ao modelo.
O sistema de tração 4×4 integral, aliado ao seu câmbio automático do tipo Sports Mode, proporcionam ao Airtrek uma dirigibilidade invejável em pisos escorregadios.