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O novo Jeep Cherokee

Modelo apresenta ps conceitos de engenharia e estilo, criando uma combinação única de robustez, capacidade off-road e dirigibilidade na estrada

Com o novo Jeep® Cherokee, a marca Jeep mais uma vez revoluciona os conceitos de engenharia e estilo, entregando uma combinação única de robustez, capacidade “Off-Road” e excepcional dirigibilidade na estrada.

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O Cherokee vem juntar-se a formidável linha de produtos Jeep como o mais novo membro da lendária marca que representa toda a tradição em veículos 4×4 durante sua história de 60 anos.

O Jeep Cherokee foi criado para expandir a força da linha de produtos Jeep e para ampliar o apelo global da marca.

Não apenas para os tradicionais compradores Jeep, o Cherokee também é para uma nova geração de compradores 4×4 que procuram uma combinação única de robustez e tanto na estrada quanto fora dela.

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Fiel à linhagem e à reputação da marca Jeep, o Cherokee destaca-se da nova geração de veículos 4×4 que tem sido lançados no mercado recentemente.

“O modelo é unico por combinar a lendária capacidade Jeep, que nossos clientes tem se acostumado a esperar, com um superior conforto ao rodar”, disse Thomas Hausch, Diretor Executivo de Marketing e Vendas Internacional do Grupo Chrysler, da DaimlerChrysler Corporation.

“Agora os clientes Cherokee podem ter toda a capacidade de um verdadeiro Jeep combinada com uma perfeita estabilidade dinâmico na estrada.”

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A grade de sete aberturas da marca e os faróis redondos foram incorporados ao estilo do novo Cherokee. As peculiaridades de estilo claramente reconhecíveis mantêm as características distintas da marca Jeep, que seus proprietários se acostumaram a amar.

Desenvolvido com base em temas ilustrados pelos veículos conceito Dakar e Jeepster, o Cherokee foi projetado com curtos balanços dianteiro e traseiro para um desempenho off-road otimizado, e com cabine mais alta para gerar maior eficiência tanto na utilização do espaço quanto na ergonomia interna.

O novíssimo motor V6 de 3,7 litros a gasolina irá equipar o modelo a ser comercializado no Brasil.

O segredo da capacidade polivalente do Cherokee – tanto na estrada quanto fora dela – é um novíssimo sistema de suspensão dianteira independente de 4 braços articulados, traseira independente de 3 braços articulados, com eixo traseiro rígido combinado com um sistema de direção de pinhão e cremalheira totalmente recalibrado.

O sistema permanente de tração nas quatro rodas (Selec-Trac® )- mantêm a incomparável capacidade Jeep fora da estrada. Um diferencial traseiro de deslizamento limitado (Trac-Lok) ajuda o Cherokee a ultrapassar obstaculos mesmo em difíceis condições de aderência.

O novíssimo Jeep Cherokee 2002 foi projetado a partir do zero para proporcionar a marcante capacidade da marca fora da estrada, bem como rodagem e dirigibilidade excepcionais na estrada. O Cherokee proporciona o melhor dos dois caminhos.

“O Jeep Cherokee é verdadeiramente o melhor dos dois caminhos, seja onde for”, disse Craig Love, Vice-Presidente, Engenharia da Plataforma Jeep.

“O Cherokee domina as mesmas trilhas que qualquer outro Jeep já dominou. Mas o que esta capacidade realmente significa para o motorista no dia a dia é saber que você está ao volante de um veículo forte, robusto e durável que pode encarar qualquer coisa – na estrada ou fora dela”.

O Cherokee combina excelente conforto ao rodar e controle preciso de direção com a lendária capacidade fora de estrada da linha Jeep, testada na Trilha Rubicon, a mais difícil trilha off-road dos Estados Unidos. O curso de 20 cm da suspensão do Cherokee assegura um desempenho marcante fora da estrada.

Juntamente com um ângulo de rampa de 22º, os curtos balanços dianteiro e traseiro produzem excelentes ângulos de ataque (o melhor de sua classe de 38,1 graus) e saída (32.4 graus).

Para um rápido e fácil acesso à área de carga, o Cherokee oferece um sistema de porta traseira com abertura lateral e vidro basculante. O trico traseiro abre ao mesmo tempo as duas partes.

O vidro traseiro basculante tambem pode ser acionado através do controle remoto ou girando a chave na fechadura da porta traseira. Para um maior espaço interno de carga, o estepe é montado na parte exterior da porta traseira.

Cherokee Sport – A altura útil excepcional da cabine foi combinada com um interior ergonomicamente planejado para proporcionar um sensação de amplitude e espaço.

Painéis de acabamento das portas dianteiras moldados enfatizam adicionalmente o sentido de espaço interno, proporcionando excelentes porta-objetos. Os trincos redondos das portas proporcionam um excelente agarre, beleza, modernidade e conforto.

Interruptores dos vidros elétricos estão centralizados no console, proporcionando uma superfície limpa dos painéis de acabamento das portas e fácil acesso ao motorista e passageiro dianteiro.

Para transmitir uma sensação de funcionalidade e estilo, os projetistas utilizaram elementos redondos e uma combinação de texturas, em todo o interior para complementar o detalhamento externo do Cherokee.

O painel de instrumentos de toque suave oferece um arrojado conjunto de instrumentos redondos com grandes medidores e gráficos em cor preta sobre bege.

O volante tem um botão de buzina em plastico injetado com um logotipo Jeep e controles de piloto automático ergonomicamente distribuídos. Saídas redondas de ar produzem fluxo máximo, proporcionando simultaneamente uma aparência de maior valor.

MOTOR – Novo e avançado conjunto de potência – O primeiro novo Jeep do século 21 oferece uma motorização que produz a potência necessária para fazer com que o Cherokee seja forte fora da estrada e ágil em qualquer estrada. O motor V6, de 3,7-litros equipa o modelo Cherokee Sport que irá ser comercializado no Brasil.

A potência no novo Cherokee vem de um novíssimo motor V6, de 3,7 litros, similar em arquitetura ao motor de 4,7 litros que equipa o premiado Grand Cherokee, proporcionando a melhor potência e torque de sua classe.

A “usina de força” do novo Cherokee gera a potência de 155 kW (214 cv) a 5200 rpm e 305 Nm de torque a 4000 rpm.

Projetado para produzir mais potência com menor cilindrada, o V6 de 3,7 litros maximiza o fluxo de ar através do motor e reduz a fricção interna.

Este motor inclui cilindros dispostos a 90 graus, bloco de ferro fundido, base de grafite compactada e cabeçotes de alumínio.

O Cherokee de 3,7 litros também é equipado com a transmissão automática eletrônica de 4velocidades e a caixa de transferência permanente Selec-Trac®.

“Nossos veículos Jeep são projetados para garantir na estrada o prazer que proporcionam fora dela”, disse Craig Love, Vice-Presidente, Engenharia de Plataforma Jeep, da DaimlerChrysler Corporation.

“Este novíssimo motor de 3,7 litros foi projetado para potência e conforto, oferecendo a nossos clientes o prazer pelo qual nossos veículos são reconhecidos”.

O motor de 3,7 litros, que é produzido na fábrica de motores DaimlerChrysler, foi desenvolvido em conjunto com o altamente aclamado V8, de 4,7 litros e compartilha uma arquitetura comum em muitos dos componentes.

Como o 4,7 litros, este novíssimo motor destaca-se por comandos de válvulas acionados por corrente para proporcionar durabilidade e confiabilidade de longo prazo. Um virabrequim especialmente calibrado ajuda a reduzir o peso do motor.

E como comprovado pelo 4,7 litros, o 3,7 litros também é projetado para ser completamente “seco” – sem vazamentos de óleo ou refrigeração do motor.

Vedações de altíssima qualidade são utilizadas em todo o motor, resultando em benefício significativo e tangível para os clientes e para o meio ambiente.

Diversas características são singulares no motor de 3,7 litros. Um eixo de balanceamento central acionado por engrenagens minimiza a vibração do motor. O coletor de admissão do ar de material composto tem bocais individualmente sintonizados para um desempenho otimizado.

O motor de 3,7 litros tem um projeto V6 de 90 graus com bloco de ferro fundido, base de grafite compactada e cabeçotes de alumínio em cada fileira de cilindros.

Este motor incorpora um eixo balanceador contragiratório centralizado que torna o funcionamento deste projeto bem silencioso e com o mínimo possível de vibrações.

Projetado para obter maior potência, o motor de 3,7 litros maximiza o fluxo de ar através dele.

Um alto fluxo de ar foi alcançado através de centenas de horas de simulação computadorizada utilizada para otimizar todos os aspectos, desde a entrada do filtro de ar até o cano de escapamento.

Válvulas ovalizadas, asseguram que um abundante fluxo de ar entre em cada cilindro da mesma forma. O motor oferece um funcionamento silencioso e refinado.

O projeto da câmara de combustão, combinado com a sintonização dos dutos de admissão de ar, dá ao motor uma boa qualidade e um bom nível de ruído em todas as marchas.

Injetores de combustível montados no cabeçote usam um padrão mais amplo de injeção nas válvulas de admissão, o que otimiza a combustão para uma resposta rápida e suave operação em quaisquer condições operacionais.

A velocidade máxima do modelo é de 180 km/h, acelerando de 0-100 km/h em 10,8 segundos.

SUSPENSÃO – Suspensão e direção inovadoras – A experiência de rodagem completa do novo Cherokee é atribuída a uma novíssima suspensão dianteira independente com molas espirais. Ela combina excelente rodagem, dirigibilidade e controle preciso de direção testados na trilha Rubicon.

O excelente curso de 20 cm (oito polegadas) da suspensão no novo Jeep Cherokee assegura um marcante desempenho Jeep fora da estrada.

Braços rígidos de controle inferior em ferro fundido e superior em aço forjado, acoplados a uma manga de eixo em ferro fundido com juntas esféricas permanentemente lubrificadas proporcionam uma base estável para a suspensão dianteira.

Este projeto não só dá ao consumidor confiança na robustez e durabilidade do veículo, mas também melhora a estabilidade e a eficiência em caminhos difíceis.

Uma suspensão traseira com molas espirais, também similar à do Grand Cherokee, proporciona uma rodagem suave e confortável, e tem uma vantagem sobre o feixe de molas porque as molas espirais tem menos fricção estática e dinâmica.

Com um centro de rolamento mais próximo do centro de gravidade do veículo, este sistema reduz a inclinação da carroceria nas curvas e frenagens.

A construção retangular do braço articulado superior em forma de A, sintonizado para proporcionar uma rigidez extremamente alta, ajuda a isolar o ruído originário das irregularidades no asfalto ou fora dele.

O braço “A” é conectado ao eixo por uma única junta esférica de lubrificação permanente em cima da carcaça do diferencial do eixo traseiro.

Braços inferiores de controle proporcionam excepcional durabilidade e molas de relação progressiva proporcionam uma rodagem consistentemente confortável que ajuda a manter uma excelente dirigibilidade sob quaisquer condições de carga.

Projetado para manter excelente rigidez fora da estrada, um sistema de direção com pinhão e cremalheira proporciona um perfeito controle do veículo e respostas precisas proporcionando uma estabilidade otimizada.

Suspensão dianteira independente – Braços de controle rígidos, inferior em ferro fundido e superior em aço forjado, acoplados a uma manga de eixo de ferro fundido através de juntas esféricas com lubrificação permanente, proporcionam uma base estável para suspensão dianteira.

Esta construção reduz o peso não sustentado pelas molas, permitindo que as rodas passem sobre obstáculos com maior facilidade.

As buchas do braço de controle inferior de dupla relação proporcionam uma dirigibilidade mais precisa com baixa aspereza.

Placas moldadas nas buchas aumentam a rigidez lateral enquanto permitem uma conformidade longitudinal para reduzir a vibração e o balanço lateral do veículo sobre obstáculos.

Uma nova carcaça de alumínio, projetada para a suspensão dianteira independente, contém um diferencial Dana Modelo 30 otimizado. Maiores eixo de pinhão e diâmetros de rolamentos e um diâmetro maior do anel de engrenamento melhoram o controle do ruído, das vibrações e da aspereza e a durabilidade.

A montagem da carcaça do eixo isolada por borracha ajuda a impedir que o ruído do conjunto de potência chegue à estrutura da carroceria.

Molas espirais concêntricas e amortecedores telescópicos são montados acima dos braços superiores de controle para para maior resistência na utilização fora de estrada e para permitir um excelente diâmetro de giro.

Os amortecedores se conectam ao braço de controle inferior, isolados por borracha. Uma montagem superior de duplo estágio na estrutura da carroceria tem diferentes relações para a mola espiral e amortecedor proporcionando um isolamento eficaz de ruído e aspereza.

Coxins de assentamento de mola superior e inferior isolam adicionalmente o compartimento de passageiros do ruído da superfície de rodagem.

Suspensão traseira – O Cherokee inclui uma suspensão traseira de eixo rígido com molas espirais, similar à do Grand Cherokee.

Um braço superior em forma de A, braços duplos inferiores, molas espirais e uma barra estabilizadora controlam o movimento do eixo traseiro para proporcionar uma rodagem suave e confortável.

A rodagem é otimizada por molas espirais que tem menos fricção estática e dinâmica que o feixe de molas.

Com um centro de rolagem mais próximo do centro de gravidade do veículo, esta configuração reduz a inclinação da carroçaria durante as curvas.

O braço “A” é conectado ao eixo através de uma única junta esférica de lubrificação permanente em cima da carcaça do diferencial do eixo traseiro.

Braços inferiores de controle contribuem para uma acomodação prescisa do eixo em diferentes terrenos e boa durabilidade. Grandes buchas de borracha na extremidade de cada braço de controle reduzem a vibração causada pelos impactos em obstáculos.

A alta rigidez destes braços de controle também reduz a transmissão de ruído. Molas de relação progressiva proporcionam uma rodagem consistentemente confortável e ajudam a manter uma dirigibilidade firme mesmo em condições diferentes de carga.

Isoladores dos assentamentos das molas, superiores em borracha, inferiores em plástico, reduzem as vibrações do eixo e da suspensão ao rodar, que são constantemente transmitidas ao compartimento de passageiros.

Uma barra estabilizadora fixada diretamente aos braços inferiores de controle elimina qualquer transmissão de ruído à estrutura da carroceria.

FREIOS – Sistema otimizado de freios – Excelentes desempenhos na estrada e fora dela exigem um avançado sistema de freios. Discos de grande diâmetro e espessura, totalmente fundidos com alta capacidade de dispersão de aquecimento são combinados com pinças maiores e mais rígidas na dianteira.

Tambores maiores na traseira com maior resistência ao aquecimento proporcionam menor fading e uma operação suave.

Um novo sistema integrado de freios ABS inclui refinamentos que proporcionam uma operação mais silenciosa com menos vibração no pedal que sistemas anteriores.

Além disso, o sistema ABS é mais leve e menos complexo que nos modelos Cherokee anteriores, utilizando uma nova unidade de controle hidráulico com um controlador elétrico utilizado no Grand Cherokee.

Para uma melhor potência de frenagem, o ABS tem uma calibração separada utilizada quando o veículo é operado em velocidades muito lentas com tração reduzida.

O sistema utiliza novos sensores ativos acionados eletricamente para monitorar a velocidade das rodas minimizando o travamento dos freios a velocidades muito baixas.

PRODUÇÃO – O novo Jeep Cherokee Sport é produzido na linha de montagem da DaimlerChrysler, em Toledo (Ohio) North, nos Estados Unidos, que representa a culminação das melhores práticas das operações mundiais de manufatura da companhia para uma produção enxuta, flexível, e de alta qualidade.

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