Pela terceira vez consecutiva, a fábrica de Juiz de Fora conquistou o primeiro lugar na avaliação da implantação do Sistema de Produção, entre as nove unidades DaimlerChrysler que produzem automóveis Mercedes-Benz no mundo.
A fábrica obteve nota 96 na auditoria, o que significa que as ferramentas asseguram uma produção livre de falhas, garantindo a qualidade dos produtos, através da participação e envolvimento dos colaboradores.
A auditoria foi realizada pelo especialista da Alemanha, Jüergen Kaeber, do escritório central do Sistema de Produção da Área de Automóveis, e pelo auditor da Gestão de Qualidade – AGDQ -, William Moreira.
A partir de questionários e de verificação nas áreas produtivas, o auditor verificou a eficácia da aplicação das ferramentas, atendendo às rigorosas exigências do Sistema de Produção.
“Através da auditoria, conseguimos provar, mais uma vez, que os nossos processos são eficientes e enxutos. Com isso, a fábrica está muito bem preparada para receber o novo projeto”, enfatiza Axel Weltzer, diretor adjunto de Produção e Logística da unidade DaimlerChrysler de Juiz de Fora.
Metas superadas
Em 2000, a fábrica obteve a média de 83% na aplicação das ferramentas. A confirmação como primeira no ranking veio no ano seguinte, quando a auditoria constatou 97% de eficiência no processo de produção enxuta.
Desta vez, Juiz de Fora consolidou a posição de destaque mundial no Grupo, ficando à frente de fábricas como Tuscaloosa (EUA), Sindelfingen (Stuttgart), Bremem, Untertürkheim (Stuttgart), Hamburgo, África do Sul e Berlim.
Padrão de qualidade
Na unidade da DaimlerChrysler em Juiz de Fora são produzidos os modelos Mercedes-Benz Classe A e Classe C – este destinado ao mercado externo.
Desde que foi inaugurada, em abril de 1999, a unidade vem se destacando por seu alto padrão de qualidade. Utilizando os mais modernos processos de produção, a planta já conquistou as certificações de qualidade ISO 9001, VDA 6.1, ISO/TS 16949 e do meio ambiente ISO 14001.