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Conheça em detalhes o motor 1.3 Multijet 16v da Fiat

Um novo motor a óleo diesel absolutamente revolucionário, que estende a um público mais amplo as vantagens oferecidas até agora pelos motores turbodiesel “Common Rail” – em termos de uma melhor relação entre desempenho e consumo e de maior respeito pelo ambiente; um propulsor que destaca a capacidade universalmente reconhecida da Fiat de construir ótimos motores: confiáveis, sólidos, incansáveis.

Estamos falando do 1.3 Multijet 16V, um motor “Common Rail” de segunda geração. Trata-se do motor completamente novo, desenvolvido por Fiat-GM Powertrain, a joint-venture entre Fiat Auto e General Motors que, entre outras coisas, pensa em fazer dele um de seus cavalos de batalha, construindo 500 mil unidades por ano.

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Por fim, representa uma nova etapa da sugestiva história tecnológica do diesel. Um grande salto de qualidade do qual – mais uma vez – a Fiat participa como protagonista.

Como ocorreu em 1988, com o lançamento do Croma 1.9 TD i.d., primeiro veículo de série no mundo com um propulsor diesel de injeção direta; ou dez anos depois, com a comercialização do 1.9 JTD, primeiro diesel de injeção direta realizado conforme a tecnologia “Common Rail” que todos os Construtores estão adotando.

Tamanho

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Como o Fire, também o 1.3 Multijet 16V foi projetado seguindo os critérios da máxima racionalidade, eficiência e confiabilidade.

Qualidades que para o cliente final se traduzem em competitividade de custo, excelência dos desempenhos e durabilidade, sem necessidade de manutenção.

Mas em relação ao Fire, o 1.3 Multijet 16V se apresenta como um motor com uma tecnologia refinada, encerrada num monobloco de menos de 50 centímetros de comprimento e 65 de altura.

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Trata-se, de fato, do menor motor diesel quatro cilindros “Common Rail” presente no mercado.

O único capaz de encerrar num cilindro com diâmetro de menos de 70 mm, seis componentes de dimensões “normais”, quer dizer, quatro válvulas, um injetor e uma vela.

Tecnologia – A este importante recorde de miniaturização, que permite que seja montado não apenas nos supercompactos do segmento B mas também nos city car do segmento A, o novo motor acrescenta outro mérito: o de ser Multijet e pluriválvulas, isto é, um JTD de segunda geração, o mais avançado entre os motores diesel de injeção direta “Common Rail”.

Potência – Apesar da cilindrada realmente baixa de 1251 cm3, o pequeno Multijet ganha no confronto com todos os “small diesel” dotados de turbina com geometria fixa hoje presentes no mercado, entre os motores a óleo diesel de 800 a 1500 cm3 é realmente o de melhor desempenho específico: 41 kW/l de potência e 144 Nm/l de torque.

Robustez – Compacto, tecnologicamente sofisticado, capaz de ótimos rendimentos e praticamente “for life” .

Basta dizer que o 1.3 Multijet 16V é projetado para uma vida de 250.000 km, em vez dos costumeiros 150.000 – uma longa existência, durante a qual não requer manutenção alguma dos componentes mecânicos (nem mesmo com 80.000 km, a sagrada substituição da correia) e na qual os intervalos para a troca de óleo crescem de 20 a 30.000 km (um óleo, obviamente, de baixa viscosidade portanto “fuel economy” e de respeito ao ambiente: no momento da troca joga-se fora somente o cartucho de papel e não o filtro todo).

Meio ambiente – O 1.3 Multijet 16V é também um motor de vocação ecológica, porque já atende os limites de emissão Euro 4 que entrarão em vigor somente em 2006. Além disso, é um dos pouquíssimos motores no mundo que podem obter este resultado sem adotar um sofisticado dispositivo de pós-tratamento no escapamento, como o coletor de partículas.

Em resumo, um motor intrinsecamente limpo: o nível de emissão de partículas (responsável pela poeira e poeira fina), por exemplo, é inferior ao estabelecido pela futura norma Euro 4.

Desafio – O objetivo era construir um propulsor diesel de dimensões reduzidas, pensado para equipar os compactos Fiat da nova geração. Portanto, um motor leve e pequeno mas, de qualquer maneira, com quatro cilindros para ter um funcionamento silencioso e “redondo”.

Econômico seja na compra como na utilização, mas ao mesmo tempo tecnologicamente sofisticado, para obter – contemporaneamente – baixo consumo, bom desempenho, silêncio e respeito pelo ambiente.
Um projeto que representava um belo desafio, aquele que foi lançado aos técnicos Fiat.

Nascimento – Para entender como os projetistas fizeram para ganhar essa aposta é preciso imaginar toda a tecnologia contida no recentíssimo motor 1.9 Multijet: do dispositivo “Common Rail” de alta pressão às injeções múltiplas; das 16 válvulas ao intercooler, até às câmaras de combustão com o formato particularmente eficiente.

Depois, acrescentar um sistema de aspiração com coletor de plástico e condutos direcionais. Por fim, pensar em reduzir massa e dimensões do motor sem perder nada da sofisticação e qualidade técnica. Assim chega-se ao 1.3 Multijet 16v.

Uma obra-prima de tecnologia em miniatura – O resultado é um motor que pesa somente 130kg, mesmo “vestido” com todos os seus acessórios.

Ele tem dimensões reduzidas, um “layout” dos componentes estudado para ocupar o mínimo de espaço e garante as mesmas vantagens dos motores maiores porque não foi “diminuído”, mas “miniaturizado”, conservando toda sua sofisticada tecnologia.

Porque Multijet é melhor que Unijet – O sistema Multijet adotado pelo pequeno 1.3 de 16 válvulas nasce de uma evolução do princípio “Common Rail” aplicado nos motores JTD de primeira geração.

O novo motor, de fato, utiliza injetores e um sistema de controle mais sofisticados (a centralina eletrônica que os comanda) para efetuar, durante cada ciclo motor, um número maior de injeções em relação às duas atuais.

Deste modo a combustão é ainda mais gradual porque se realiza um controle mais preciso das pressões e das temperaturas que acontecem na câmara de explosão e um melhor aproveitamento do ar introduzido nos cilindros.

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