Tecnologia também na segurança passiva
Em um acidente a utilização do airbag é essencial para garantir muito mais segurança para os ocupantes de um veículo.
No geral a estatura do motorista pode ser considerada, pois sempre ele estará naquela posição.
Mas, e o passageiro? Será que temos realmente um passageiro sentado ao lado do motorista? Ou quem sabe apenas um pacote ou mesmo uma cadeirinha de bebê presa com um cinto de segurança?
Nos Estados Unidos a partir de 2006 entra em vigor a norma Federal “Motor Vehicle Safety Standard (FMVSS) 208, que prevê um sistema avançado de airbag em todos os veículos comercializados.
Já trabalhando nisso anteriormente, a Delphi apresentou o seu sistema de detecção de ocupante passivo RECOGNITION™ que fornece aos fabricantes de veículos um sistema que os ajuda a satisfazer a recém aprovada Lei Federal.
O sistema desenvolvido pela Delphi é uma tecnologia de classificação de peso, que funciona a partir de um sensor de silicone montado sob o assento do passageiro da frente.
O sensor, instalado sob o assento, fornece ao computador do veículo informações para liberar ou não o airbag, baseado no peso sobre o assento.
O sistema é adaptável à maioria dos tipos de bancos, sem comprometer a estabilidade de segurança ou o conforto.
O Interruptor de Tensão do Cinto de Segurança usa um dispositivo de compensação em seu algoritmo, para ajudar a detectar se é um assento de criança com cinto de segurança bem apertado ou uma pessoa que está ocupando o banco.
O sistema não requer qualquer interação por parte do motorista ou passageiro. A Delphi está fornecendo seu sistema de detecção de ocupante passivo RECOGNITION™ para várias montadoras. Um total de sete clientes utiliza este sistema da Delphi.
Tarcisio Dias – Mecânica Online