sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Carros com problemas mecânicos causaram 27% dos acidentes com vítimas em 2002

A ABRIVE (Associação Brasileira dos Reparadores Independentes de Veículos), por meio da campanha “Revisão preventiva já! Cuide de seu carro”, faz um alerta à população: em 2002, 27% dos acidentes de trânsito com vítimas no estado de São Paulo foram provocados por veículos com problemas mecânicos e potencializados pelas más condições das vias.

Já na cidade de São Paulo, 48% das colisões tiveram como causa defeitos nos automóveis.

- Publicidade -

Os dados são de uma pesquisa coordenada pelo especialista em trânsito e ex-presidente da CET-SP (Companhia de Engenharia de Tráfego), Roberto Scaringella.

“Está mais que provado. O hábito de se fazer uma revisão periódica no carro é uma questão de cidadania. Um veículo em perfeitas condições, aliado à direção defensiva, poupa vidas. Além disso, o Brasil gasta bilhões de reais, anualmente, com os acidentes de trânsito”, afirma Luiz Sérgio Alvarenga, diretor institucional da ABRIVE.

A pesquisa, que teve como base o método utilizado pelo Laboratório de Pesquisa de Transporte e Estrada, da Inglaterra, ainda revelou outros dados importantes. A maior parte dos veículos envolvidos nas colisões possuía ano de fabricação entre 1993 e 1996.

- Publicidade -

Esses carros, portanto, já estavam fora da garantia da fábrica, o que aumenta a necessidade de uma revisão periódica, no mínimo, a cada oito meses.

Um outro levantamento realizado entre 1993 e 1996 pelo Instituto Nacional de Segurança no Trânsito mostra que o problema de carros sem manutenção, no Brasil, é antigo.

A pesquisa mapeou parte da frota circulante no País, que na época era próxima a 20 milhões de automóveis, e constatou que 22,2% dos veículos estavam com os quatro pneus em mau estado, 85,7% possuíam ao menos um problema na suspensão, 72,4% tinham defeito nos freios e 37,9% apresentavam falhas nos faróis.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn