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Novas tecnologias realizam o sonho do motorista

Na luta incessante para proporcionar segurança, conforto e redução de consumo de combustível, assim como desempenho e eficiência aos veículos e, principalmente, a preservação do meio ambiente, as empresas automotivas realizam vultosos investimentos em tecnologias, mantêm pesquisadores em permanente atividade e dedicam-se a estudos e testes em laboratórios e campos de provas.

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O Salão de Genebra, um dos mais tradicionais da Europa, mostrou uma série dessas tecnologias, algumas já em utilização e outras que irão tornar, muito brevemente, o automóvel no instrumento de sonhos para os usuários de todo o mundo.

Como resultado dessa busca permanente, hoje, já é possível a segurança de air bags frontais e laterais combinados com o programa de retenção, motores bicombustíveis ou movidos a hidrogênio, equipamentos de navegação que facilitam a condução de motoristas por locais que desconhecem e uma série de recursos impensáveis há até poucos anos.

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Cada vez mais, o câmbio CVT – A cada ano, aumenta o número de automóveis equipados com o sistema de transmissão CVT (transmissão continuamente variável), basicamente composto por duas roldanas.

Uma, ligada à saída do motor (funcionando como coroa) e a outra à transmissão (funcionando como pinhão), para acionamento das rodas motrizes.

Uma correia metálica une a coroa ao pinhão que, em função da rotação do motor, abrem-se e fecham-se, permitindo a movimentação do automóvel sem os trancos comuns das transmissões mecânicas ou automáticas.

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Mais compactas, ocupam menor espaço no compartimento do motor e também são mais leves, contribuindo para a redução de peso dos veículos.

Suas características também permitem melhor desempenho e economia de combustível. A ZF é uma das empresas que investem em pesquisas e desenvolvimento do sistema CVT.

Estrutura hidroformada – Em vez de chapas estampadas e soldadas, tubos de aço moldados mediante a injeção de água por alta pressão.

Essa tecnologia já é aplicada pela Dana Corporation no SUV Lincoln Navigator e na pick-up F-150, e proporciona maiores eficiência produtiva, resistência estrutural e menores peso e NVH (ruídos, vibrações e asperezas).

Com turbo, motores menores e menos poluentes – Com o emprego de carcaças de turbina divididas e associadas à injeção direta, a tecnologia da turboalimentação de motores vai contribuir para o processo de “downsizing” (uso de motores menores) no mercado europeu nos próximos três anos.

Com essa tecnologia, a Garrett – maior fabricante mundial de turboalimentadores – desenvolve um motor de 2.0L que vai gerar cerca de 220 Nm (22 kgfm) de torque, a apenas 1.250 rpm, o que corresponde ao aumento de 38% do torque nessa faixa de rotação, contribuindo para a fácil movimentação do veículo.

Isso significa que motores pequenos poderão ser usados em carros maiores e mais pesados, com grandes vantagens em segurança, economia de combustível e redução do nível de emissões.

Atuadores elétricos (já usados em motores a diesel em carros de passageiros na Europa), turbo de dois estágios, “by-pass” no coletor de escape e turbos com operação em temperatura de 1.000°C na entrada da turbina são outras tecnologias com breve utilização em grande escala pela indústria automobilística.

Monitoramento por satélite – O monitoramento do funcionamento de todos os componentes do motor e dos sistemas a ele interligados é a tecnologia em desenvolvimento pela International Engines South America, maior fabricante de motores a diesel do Mercosul.

Essa tecnologia está em estudos simultaneamente ao novo motor eletrônico e de injeção “common rail” que a empresa pretende lançar no mercado brasileiro no próximo ano.

A tecnologia de monitoramento vai facilitar que os sistemas de diagnose das redes de assistência técnica dos fabricantes do motor e do veículo, acompanhem o funcionamento do motor e de outros sistemas do veículo a ele interligados e realizem correções imediatas com a ajuda de recursos eletrônicos.

O monitoramento via satélite também vai transmitir informações de acidentes que venham a ocorrer com o veículo, por intermédio da central de comando.

Segurança dos faróis direcionais – Alguns automóveis importados e outros com lançamento previsto para este ano contam com faróis direcionais, que ampliam a área de iluminação e o direcionamento do foco das luzes.

Por intermédio dessa tecnologia, os faróis direcionam a iluminação assim que o motorista acionar a seta indicativa de direção e girar o volante.

O Grupo Valeo já trabalha com os fabricantes de veículos para a utilização desses revolucionários faróis, com o objetivo de antecipar o seu lançamento no mercado brasileiro.

Pintura de chapas antes da moldagem – A obsessão pela eficiência está levando a engenharia automotiva a desenvolver um processo de tratamento de chapas, aplicação de “primer” e pintura antes da fase de estampagem.

Na fase atual do processo, existem dificuldades a serem vencidas em algumas operações de estamparia, que podem afetar a pintura e constituir-se numa futura fonte de corrosão. Outro obstáculo a ser superado é a extremidade da chapa, após o corte.

Mas especialistas do setor explicam que, no momento, essas chapas podem ser utilizadas em partes não visíveis dos veículos e que dentro de alguns anos as dificuldades serão superadas e o novo processo utilizado sem restrições.

Pára-brisa anti-embaçante e outras tecnologias – A Saint-Gobain Sekurit, uma das maiores empresas mundiais de vidros automotivos, fabrica uma série de produtos que começam a ser aplicados em automóveis de luxo, como pára-brisa anti-embaçante e acústico, vidros laminados para as janelas laterais, e o “Aquacontrol”, que evita o acúmulo de água.

Já trazidas para o Brasil, estão em testes por algumas fábricas de veículos. Os produtos constituem-se em uma verdadeira revolução no uso do vidros em automóveis que, dos 2m2 utilizados nos modelos produzidos nos anos 50 já atingem mais de 5m² nos atuais, além dos diferentes formatos e tonalidades que contribuem para ampliar o visual automotivo.

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