sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Volkswagen irá produzir no Brasil o projeto VW249 para exportação

Fábrica Nova Anchieta, em São Bernardo do Campo, vence > concorrência internacional promovida pelo Grupo VW que incluiu unidades industriais de Portugal, Espanha e Eslováquia

- Publicidade -

Depois de um longo processo de negociação, iniciado em meados do ano passado, o Grupo Volkswagen anunciou sua decisão final: a fábrica Nova Anchieta será a responsável mundial pela fabricação do projeto VW249 para exportação, devendo abastecer os mercados da Europa e, muito provavelmente, Ásia.

O novo carro mundial da Volkswagen foi integralmente projetado no Brasil e será produzido apenas aqui.

- Publicidade -

A decisão foi transmitida oficialmente hoje (14 de abril) pela Volkswagen ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Ao lado do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, o presidente Lula esteve reunido com a diretoria mundial e nacional da Volkswagen no último dia 24 de março, data em que a montadora comemorou 50 anos de Brasil.

Na ocasião, o presidente Lula e o governador Alckmin conheceram em primeira mão o novo projeto e autografaram um capô do modelo VW249 estilizado com a bandeira brasileira para marcar a visita à Volkswagen.

- Publicidade -

O presidente mundial do Grupo VW, Bernd Pischetsrieder, e Paul Fleming também assinaram a peça.

Até aquele momento, no entanto, algumas metas de competitividade ainda não tinham sido alcançadas, especialmente em relação à redução de custos com pessoal na linha de produção.

Tais exigências foram cumpridas na segunda-feira (07/04), durante assembléia geral realizada no pátio da fábrica Nova Anchieta, quando a última proposta do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC envolvendo a terceirização da Ala 21 (Peças & Acessórios) foi votada e aprovada.

Ao todo, o programa de reestruturação envolverá aproximadamente 1.500 empregados, cujas atividades serão gradativamente terceirizadas.

Os empregados serão transferidos para outras áreas da fábrica pois um acordo coletivo assinado entre empresa e sindicato em novembro de 2001 garante estabilidade de emprego.

“Trata-se do reconhecimento inequívoco, por parte da matriz, da capacidade e da competência dos profissionais da Volkswagen do Brasil em desenhar, desenvolver e produzir um carro capaz de atender aos mais elevados padrões de custo e qualidade exigidos nos mercados mais competitivos do mundo.

Isso certamente irá consolidar ainda mais a imagem da marca Volkswagen junto aos clientes”, ressalta Paul Fleming.

O presidente da montadora chama a atenção para outro ponto importante: “O projeto VW249 poderá qualificar globalmente a Nova Anchieta como uma unidade exportadora e habilitá-la para outros novos projetos, inclusive no processo de desenvolvimento do produto”.

Caso isto aconteça, a tendência é que boa parte dos fornecedores mundiais venha também instalar unidades de desenvolvimento em São Bernardo do Campo, beneficiando toda a região.

O início da produção está previsto para 2005. A princípio, o novo automóvel será destinado à União Européia, obedecendo a padrões de emissão e segurança adequados à legislação dos países de destino.

A exportação para a região asiática está em processo de negociação. O volume de produção ainda não foi definido, mas espera-se uma alta escala pois o VW249 abastecerá mercados de grande volume de vendas e será produzido exclusivamente no Brasil.

A Volkswagen confirma que a versão para o mercado interno do modelo VW249 será produzida na fábrica de São José dos Pinhais (PR) onde, inclusive, novos equipamentos já foram instalados e uma série de adaptações técnicas estão sendo realizadas.

Um intenso programa de treinamento dos empregados está em curso para que a unidade esteja totalmente preparada para a fabricação do novo automóvel.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança