A edição 2003 da Automec (Feira Internacional de Autopeças, Equipamentos e Serviços) aconteceu de 25 a 29 de maio no Parque de Exposições do Anhembi, em São Paulo.
A feira, que esse ano teve sua décima edição, reuniu 1.208 expositores de 29 países que levaram ao público participante várias novidades do setor.
Estavam em exposição produtos para todos os gostos e necessidades. Confira abaixo o que chamou mais a atenção.
A apresentação de dois novos modelos da linha de áudio automotivo da Siemens VDO foi um dos destaques.
A maior novidade dos CD players 2703 e 2803 é que ambos reproduzem MP3 e têm a tecnologia RDS, que torna possível ler mensagens enviadas pelas rádios FM no display.
Os dois modelos têm a frente móvel, que se desloca para que o usuário possa colocar o CD. Com esse sistema, a entrada de poeira no mecanismo é menor e os pulos – freqüentes nesse tipo de equipamento devido à entrada de poeira no leitor – são evitados.
Esses aparelhos têm uma saída para o kit viva voz da marca, que também foi apresentado na Automec.
O kit viva-voz para celular da Siemens VDO pode ser conectado aos CD-players da marca e tem um dispositivo que faz com que o rádio pare de tocar quando o usuário estiver atendendo uma chamada no celular.
A conversa é transmitida pelos auto-falantes do carro e assim que o celular for desligado, o rádio volta a tocar.
Como o microfone do viva-voz fica pendurado na coluna do volante é possível falar no celular sem infringir as leis de trânsito.
O preço do kit viva-voz, que já está a venda, é R$ 200. O lançamento dos CD-players está previsto para junho e o preço estimado é R$ 1.000.
O sensor de estacionamento Parking Aid da Delphi foi lançado na Automec para auxiliar o motorista na hora das manobras.
Através de microondas, o sensor de estacionamento identifica objetos localizados fora do campo de visão do motorista na hora de estacionar.
O sensor é acionado quando a marcha à ré é engatada e, quando algum obstáculo é detectado em um raio de 15 a 70 centímetros, é emitido um aviso sonoro.
O sensor pode ser aplicado a qualquer modelo que possua pára-choques de plástico e não é necessário fazer nenhuma perfuração para a instalação do mecanismo. O produto já está à venda no mercado nacional e custa R$ 320 para os revendedores.
Para tornar as horas no trânsito mais divertidas para os passageiros, a Visteon levou à feira o Family Entertainment System, um aparelho para entretenimento de quem fica no banco traseiro.
O produto é o único do mercado com tela totalmente nacionalizada e chamou a atenção com seu display colorido LCD 7″, controle de direcionamento de áudio, painel basculante para ajustar a melhor visualização, fone de ouvido e controle remoto.
O FES chega ao mercado em julho e seu preço sugerido é de R$ 3.000.
Itens simples, mas fundamentais também tiveram destaque na Automec. Esse é o caso da palheta Cibiè Smart, lançada pelo grupo Valeo. A palheta tem um selo indicador de desgaste que pode ser visto pelo motorista através do pára-brisa.
O selo indicador muda da cor preta para a amarela conforme o desgaste. Quando a cor ficar amarela significa que está na hora de substituir a palheta.
O produto chega ao mercado para alertar a necessidade da troca periódica da palheta, hábito que os motoristas brasileiros não têm. As palhetas Cibié Smart já estão à venda em lojas de autopeças e supermercados e custam cerca de R$ 15 o par.
A fabricante de filtros automotivos MANN+HUMMEL levou à Automec duas novidades, o filtro bicombustível e filtro design.
O filtro bicombustível foi desenvolvido para ser utilizado com gasolina, álcool ou qualquer mistura dos dois combustíveis.
O sistema de vedação entre o elemento filtrante e a tampa 100% nacional é capaz de suportar a corrosão provocada pelos combustíveis.
O filtro bicombustível já equipa o Gol Total Flex. Já o filtro design é um filtro de ar que além sua função original, serve de tampa de cobertura do motor e atenuador de ruído.
O filtro design faz com que os componentes tenham uma integração maior. Atualmente é utilizado nos VW Golf e Polo.
Quem visitou a exposição também pôde conferir de perto quatro clássicos da indústria automotiva mundial.
A Dana, que completa seu primeiro centenário em 2004 levou à Automec um Ford Thunderbird 1955, um Jaguar XK 120 ano 1953, um Chevrolet Bel Air e um BMW 600.
A mostra de carros históricos faz parte dos programas culturais desenvolvidos pela Dana, a parceria estabelecida com o Museu de Tecnologia da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), que detém um dos mais importantes acervos automobilísticos da América Latina.