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Maserati Trofeo

Na Europa, 26 carros fazem a temporada 2003 em 7 etapas. No Brasil, 25 gentlemen drivers vão disputar de 7 a 10 provas em 2004.

Com o objetivo de cumprir mais uma etapa da estratégia de resgate da marca italiana, a Maserati do Brasil apresentou, no Autódromo José Carlos Pace (Interlagos), em São Paulo, o carro Maserati Trofeo, com o qual pretende-se lançar – em 2004 – uma nova categoria de competições no País.

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A proposta é reunir 25 carros Maserati Trofeo e realizar de 7 a 10 etapas em circuitos nacionais.

Maserati Trofeo foi lançado em setembro do ano passado, durante o Salão de Paris. Portanto, após exatos 45 anos, a Maserati retorna às pistas.

Em 1957, ano em que o piloto argentino Juan Manuel Fangio, com o modelo 250F, conquistou o campeonato mundial de Fórmula 1, também a Maserati retirou-se das competições de F-1.

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Antes do lançamento oficial da competição e do carro, no entanto, em junho de 2002, foi constituída a Ufficio Maserati Corse, sob o comando de Claudio Berro e Giorgio Ascanelli, ambos com larga experiência em F-1, responsável pela idealização e coordenação do campeonato Maserati Trofeo na Europa.

Ainda no primeiro semestre de 2002, foram iniciados exaustivos testes com o Maserati Trofeo, um carro de competição derivado do modelo Maserati Coupè Cambiocorsa, com o mesmo motor V8, aspirado, de 4,2 litros, mas com 413 cavalos de potência, mais leve (1.370 Kg contra 1.580 Kg) e com introdução de kits de sistema aerodinâmico, de frenagem, de segurança e de suspensão. A velocidade final chega a 285 Km/h.

O primeiro teste, aliás, foi feito pelo piloto brasileiro Luciano Burti, em Fiorano. Seguiram-se as avaliações de Luca Badoer, Fabrizio Giovanardi, Fábio Babini, Rubens Barrichello, Michael Schumacher e Felipe Massa, em circuitos como Ímola, Mugello, Vallelunga, Nürburgring e Varano de Mellegari.

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Destinada a gentlemen drivers, na Europa, a competição ganhou adesão de 26 participantes, de 5 países (Alemanha, França, Inglaterra, Itália e Suíça), ainda no último trimestre de 2002.

Assim, independente do calendário europeu, foi possível realizar uma première na Austrália, em março deste ano, com todos os carros inscritos.

Até o momento, três etapas da Trofeo Vodafone Maserati foram cumpridas: Barcelona, Magny Cours e Nürburgring.

Restam ainda as provas em Lausitzring, Silverstone, Monza e Mugello, sendo duas delas – Silverstone e Monza – preliminares do Grande Prêmio da Inglaterra e da Itália de Fórmula 1.

E a prova final será em Mugello, no dia 19 de outubro, na “Finali Ferrari & Maserati”, em conjunto com a competição Ferrari Challenge.

Também no Brasil, a Maserati Trofeo será destinada a gentlemen drivers.

“Pretendemos reunir 25 carros que, na temporada 2004, vão realizar de 7 a 10 corridas em diferentes circuitos nacionais”, informa Francisco Longo, presidente da Maserati do Brasil, “e teremos ainda mais 5 carros-reserva como suporte técnico para cada etapa”.

A exemplo da Europa, onde o campeonato se chama Trofeo Vodafone Maserati, também no País o nome da competição poderá ter o da patrocinadora master, em fase inicial de negociação.

Segundo Francisco Longo, Maserati Trofeo será uma competição diferenciada. “Teremos pessoas apaixonadas por velocidade que sabem se divertir com as máquinas”, sustenta.

Quanto ao regulamento esportivo e técnico, Maserati Trofeo seguirá as regras do campeonato europeu, em concordância com as normas da Confederação Brasileira de Automobilismo.

A gestão brasileira, com apoio integral da Ufficio Maserati Corse, será da Maserati do Brasil; enquanto as negociações com a organizadora, a promotora e a comissão técnica estão em fase avançada, cuja definição será anunciada nos próximos dois meses.

Também será de responsabilidade da Maserati do Brasil todo o trâmite de venda dos veículos e das peças originais de reposição.

Os carros da Maserati Trofeo serão entregues aos pilotos em regime de admissão temporária e a cota de participação será de US$ 150 mil, mais um “kit-temporada”, desenvolvido em conjunto com a Maserati Itália, que contempla jogos de rodas e de pneus, freios, amortecedores, entre outros componentes.

De acordo com Francisco Longo, os circuitos brasileiros serão definidos tão logo seja firmada a parceria com a organizadora.

Com uma competição por mês, na média, a Maserati Trofeo brasileira vai ocupar o final de semana completo dos pilotos. No sábado, pela manhã, haverá treinos livres; à tarde, treino classificatório; e no domingo, a prova.

A seriedade e a credibilidade da Maserati Trofeo serão lastreadas com um importante investimento da gestora Maserati do Brasil, que vai ter 5 carros-reserva por temporada como suporte em caso de reparos circunstanciais no final de semana da competição.

“Vamos criar um Departamento de Competições, com estrutura independente, com equipamentos, estoque de peças, logística e técnicos da Maserati do Brasil”, complementa.

Na apresentação técnica dos dois Maserati Trofeo, no Autódromo José Carlos Pace – Interlagos, a gasolina Podium, de altíssima octanagem e baixíssimo teor de enxofre, sem álcool, foi fornecida pela Petrobras.

Trata-se do mesmo projeto para a gasolina Super Plus européia. Assim como os pneus slick foram fornecidos pela Pirelli.

Maserati e competições – A Maserati foi fundada em 1914, com a Officina Alfieri Maserati, na cidade de Bologna, na região norte da Itália. Em 1939, foi inaugurada a sua fábrica na cidade de Modena, onde ficam as atuais instalações da marca.

As competições sempre foram muito importantes na história da Maserati. Entre 1926 e 1957, a Maserati teve intensa participação em competições automobilísticas: foram conquistados 23 títulos em diferentes campeonatos; foram 32 grandes prêmios de Fórmula 1; 2 vitórias consecutivas nas 500 Milhas de Indianápolis.

Em 1957, o piloto Juan Manuel Fangio conquistou o título do Campeonato Mundial de Fórmula 1, guiando uma Maserati 250F.

Mas também foi o ano em que a Maserati retirou-se das pistas. Em épocas de ouro das competições, excepcionais pilotos como Moss, Gurney e outros fizeram sucesso nos Estados Unidos e Europa, com carros Maserati.

Em 1939 e 1940, Wilbur Shaw dirigiu uma Maserati em suas duas vitórias consecutivas na Indianápolis 500.

A Maserati é o primeiro e único carro italiano a conquistar o título “The World´s Most Famous Race”. Esse carro está exposto no “The Hall of Fame”, do Museu de Indianápolis.

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