sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Mitsubishi Airtrek: um novo conceito para uma nova era

É com satisfação que a Mitsubishi Motors do Brasil dá início à comercialização do Airtrek, a mais recente e inteligente geração de veículos de múltipla utilização.

O carro foi concebido e desenvolvido em torno de um atualíssimo conceito, que junta características de SUV – Sport Utility Vehicle, com as de um sedã de passeio.

- Publicidade -

Desta forma, ele engloba um amplo espectro de utilidade que vem ao encontro dos mais variados estilos de vida. A junção dessas duas características resulta em um veículo multiuso denominado all-wheel drive.

O Mitsubishi Airtrek representa, dentro da marca, mais uma significativa alternativa. É um carro que proporciona ao motorista e aos seus ocupantes uma agradável sensação de prazer e segurança ao ser dirigido.

Qualquer que seja o tipo de situação: piso seco, molhado ou mesmo estradas de terra.

- Publicidade -

A flexibilidade de espaço interno oferece o máximo de conforto tanto para o dia-a-dia quanto para as viagens. O alto nível de equipamentos de conveniência é complementado por uma performance veicular de nível superior.

Seu estilo arrojado e inovador oferece um visual que também sugere esportividade além da simples utilização.

Dois carros em um só

- Publicidade -

O Airtrek é um automóvel afeito a quase todo o tipo de superfície. Como um legítimo all-wheel drive, ele tem a vantagem da tração permanente nas quatro rodas com diferencial central de acoplamento viscoso e excelente vão livre do solo, para que se possa explorar melhor vários tipos de piso.

Como um sedã, ele proporciona um comportamento seguro e esportivo com superior estabilidade nas curvas. O estilo combina uma carroceria elegante, aliada à resistência de um veículo que pode enfrentar com tranquilidade determinados tipos de obstáculos.

O Airtrek foi construído com a mais recente tecnologia no que diz respeito a integridade e segurança.

Sua estrutura de grande rigidez maximiza o comportamento das suspensões para oferecer um rodar silencioso e confortável, além de proporcionar excelente dirigibilidade.

A avançada técnica construtiva prevê zonas de deformação programadas, para manter a integridade do habitáculo e dos ocupantes em eventuais choques.

A engenhosidade do seu desenho resultou num compartimento de motor que garante excelentes resultados nas avaliações de segurança dos testes de impacto frontal.

Também tem dimensões e conceitos tecnológicos que garantem boa dirigibilidade em qualquer situação de rodagem.

Essa nova geração de veículos all-wheel drive foi desenvolvida para oferecer espaço e variáveis de utilização acima da média, tanto no caso das station wagon similares de mesma categoria, quanto no caso das minivans com duas fileiras de bancos e cinco lugares.

Isso, sem levar em consideração sua nítida superioridade de performance em terrenos acidentados e com pouca aderência.

Uma das características de destaque do Airtrek são os 2.625 mm de distância entreeixos – o maior da categoria -, o que proporciona excelente espaço interno para os ocupantes.

Outros pontos positivos são as rodas de aro de 16 polegadas e os pneus 215/60 R 16, com características esportivas, além dos significativos 205 mm de vão livre do solo, que permitem um grande potencial dinâmico. Apesar da grande medida de vão livre do solo, o Airtrek tem baixo centro de gravidade e excelente estabilidade.

As suspensões foram programadas para oferecer o máximo de conforto, segurança e estabilidade durante curvas, em linha reta ou em altas velocidades. Elas são independentes nas quatro rodas, com estrutura McPherson na dianteira e Mult-link na traseira.

Motor, transmissão e freios.

O Airtrek vem equipado com um motor de 2,4 litros, de 16 válvulas, com injeção de combustível ECI-MULTI de 136 cv a 5.000 rpm e torque de 20,9 kgf.m a 2.500 rpm. A transmissão é a automática INVECS-II, com sistema seqüencial Sports Mode, de quatro marchas.

Ela tanto pode ser usada da forma automática, a mais confortável possível, quanto ser operada pelo sistema Sports Mode. Essa segunda modalidade oferece ao usuário a opção das mudanças serem feitas manualmente de forma seqüencial.

Pode-se desta forma desfrutar de uma condução mais esportiva, seja para enfrentar longos trechos de terreno precário ou simplesmente acelerar quando as condições o permitam.

O Airtrek, all-wheel drive, utiliza sistema de diferencial central VCU-fitted, que equipa o Lancer Evolution, o que é garantia de resistência e qualidade acima da média.

Esse é o mesmo sistema que a Mitsubishi utiliza nos carros que participam das provas do WRC – Campeonato Mundial de Rally.

A tração é 4×4 em tempo integral e oferece a melhor performance qualquer que seja o tipo de superfície em que o carro esteja circulando – asfalto molhado, lama, areia, neve -, proporcionando sempre uma característica neutra e segura de dirigibilidade.

Os freios são a disco, ventilados nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras. A tarefa de imobilizar o Airtrek com toda a segurança é complementada por um sistema ABS de quatro canais com EBD – Eletronic Brake-force Distribution -, distribuição eletrônica de força dos freios.

Design inovador, interior funcional.

Tudo foi pensado para resultar num estilo que permita ao Airtrek transmitir ao usuário o máximo de sensação de liberdade de espírito, porém aliado a uma performance superior.

Suas linhas resultam num misto de esportividade e elegância, mas que sugerem o ineditismo da criatividade das formas de um “carro conceito”.

Nessa nova geração all-wheel drive, o desenho foi definido procurando criar uma silhueta que transmita a sensação de desempenho tanto no asfalto quanto em terrenos de menor aderência.

As rodas de grande diâmetro ajudam a compor a estética e proporcionam melhor desempenho no fora-de-estrada.

Elaborado para acomodar e proteger seus ocupantes da melhor maneira possível, é motivo de destaque a qualidade e o tratamento dos materiais internos.

O desenho do painel e a sua conformação nas cores preto e prata remetem a uma sugestão futurística das versões esportivas dos anos 60, evocando um senso de nostalgia ao dirigir.

Sobressaem os cuidados com o desenho do relógio de horas análogo e as saídas de ar de ventilação interna.

A instrumentação tem apelo esportivo e a sua inclinação e a boa legibilidade do grafismo, tanto os alfanuméricos quanto os de cristal líquido, oferecem excelente visualização.

Em sua extensão central, o console acomoda, entre outros itens, o sistema de ar-condicionado, CD Player e ponto de energia de 12 volts.

O conforto dos bancos é ampliado pela forração de couro em dois tons de cinza (opcionais) e pela presença do apoio central de braços. As laterais das portas vêm equipadas com porta-mapas.

O banco traseiro é bipartido na configuração 60% / 40%. Os encostos podem ser reclinados em cinco posições diferentes, o que permite a melhor acomodação para os ocupantes.

O espaço para as pernas dos passageiros é acima da média para veículos dessa categoria.

Com os encostos rebatidos se obtém um generoso espaço para transportar volumes com até 240 cm de comprimento. Uma cobertura escamoteável impede que os objetos transportados fiquem à vista.

Alto nível de equipamentos de série

O Airtrek se destaca por ser um carro que proporciona um alto nível de conforto e segurança para os seus ocupantes. No tocante à sua aparência externa ficam evidentes os cuidados com seu aspecto e funcionalidade.

Tem spoiler traseiro com brake light incorporado, vidros acionados eletricamente, faróis de neblina e um rack de teto em alumínio.

No que se refere à segurança: airbag frontal duplo, bloqueio de portas centralizado, travamento e destravamento das portas por meio de controle remoto, ABS, cintos de três pontos de fixação com pré-tensionadores e limitadores de força.

As travas de segurança nas portas traseiras, para o caso de crianças, são apenas mais um entre os inúmeros itens que compõem o carro.

Internamente tudo foi pensado para garantir o bem-estar durante sua utilização. Ar-condicionado, direção hidráulica, coluna de direção com regulagem de altura, indicação de posição de marchas no painel, console central com descansa braço, bancos forrados de couro (opcionais), CD player, bancos traseiros com apoio de braços central, banco do motorista com regulagem lombar e de altura e pontos de energia de 12 volts no compartimento de carga destacam-se entre os equipamentos normais.

Pensado para ser eficiente

O Airtrek foi concebido, principalmente, pensando em uma grande praticidade de utilização. A sua altura (1.600 mm), apesar de reduzida, facilita o transporte de grandes volumes e proporciona uma melhor postura interna dos ocupantes.

Os assentos dos passageiros estão posicionados a 650 mm de altura, isso significa que estão mais próximos da altura dos seus quadris. Ou seja, o acesso e a saída do interior do Airtrek podem ser feitos sem que se tenha que subir ou descer do carro.

O ponto de visão do motorista está localizado cerca de 100 mm mais alto do que o dos motoristas das station wagons normais. Isso garante melhor visibilidade periférica ao dirigir e durante manobras em ambientes restritos.

O grande vão livre do solo – 205 mm – propicia maior mobilidade do veículo nos terrenos acidentados.

Finalmente, os 2.400 mm de comprimento, dentro do habitáculo dos passageiros, também facilitam o transporte de volumes que tenham grandes dimensões ou formatos pouco usuais.

Uma completa gama de acessórios

O bem-estar do usuário sempre foi uma das grandes preocupações da Mitsubishi.

Não bastasse um carro extremamente completo com itens de série, a empresa desenvolveu uma extensa gama de acessórios que estará à venda simultaneamente ao lançamento do Airtrek.

Além de aumentar consideravelmente o conforto e a praticidade de utilização, esses itens adicionais agregam valor ao carro.

Mesmo sendo muito bem servido no que diz respeito à capacidade de transporte de volumes, ainda existe a possibilidade da instalação de travessas próprias para a acomodação de bagagens sobre sua capota.

Para os adeptos do ciclismo foi desenvolvido um prático suporte para o transporte de bicicletas.

Nas longas e cansativas viagens, a presença do controlador automático de velocidade passa a ser um item quase que obrigatório.

Assim como o DVD, que pode ser extremamente útil quando o assunto é entreter as crianças acomodadas no banco traseiro. Somados a esses acessórios, alguns outros estão à disposição do consumidor mais exigente.

O Airtrek ainda pode vir equipado com engate (com bola removível), tapetes protetores, rede para evitar que a carga fique solta no compartimento de bagagens, sensor de estacionamento (marcha à ré) e pára-barro.

Ele estará disponível, inicialmente, em três cores diferentes (preto, prata e grafite).

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn