Audi S4 Cabriolet – combina as já conhecidas qualidades do A4 Cabriolet com o potente motor V8 do S4 e a segurança da tração quattro. Discretas modificações visuais realçam a esportividade do modelo.
Um motor compacto e poderoso
O motor de oito cilindros do S4 Cabriolet proporciona 344 cv de potência a 7 000 rpm e o poderoso torque de 410 Nm já a partir de 3 500 rpm, o que não deixa dúvidas quanto à vocação esportiva do modelo: o S4 Cabriolet acelera de 0 a 100 km/h em 5,9 segundos e alcança a velocidade máxima, regulada eletronicamente, de 250 km/h –, tudo acompanhado de um som discretamente provocante produzido pelo sistema de escape.
Além disso, o motor de oito cilindros e 40 válvulas surpreende por seu reduzido comprimento, de 464 milímetros.
Para conseguir máquina tão compacta, os engenheiros da Audi desenvolveram um sistema de acionamento por corrente para o comando de válvulas e seus periféricos e o instalou na saída de força do motor, o que propiciou a redução de comprimento de cerca de 52 mm.
Chama também a atenção o peso do motor, extraordinariamente reduzido para um oito-cilindros – apenas 195 kg –, e, no entanto, com consideráveis vantagens para o equilíbrio e o dinamismo de condução.
Como nos modelos S4 sedã e Avant, o S4 Cabriolet tem chassi e suspensão de alumínio, o que lhe garante leveza sem perda de rigidez, e o incomparável sistema quattro de tração nas quatro rodas, comum a todos os modelos da série S.
Desse modo a Audi aperfeiçoou a transmissão de potência para as rodas, obtendo o máximo de aderência e segurança.
A transmissão é feita por um câmbio de seis marchas de última geração e de curto espaçamento, o que, além de favorecer a esportividade, reduz possíveis vibrações na alavanca.
Como opcional, o S4 Cabriolet pode vir com o câmbio automático Tiptronic de seis velocidades, com comando no volante e programa eletrônico de mudanças, tornando ainda mais sedutora a pilotagem do conversível.
Músculos à flor da pele
Para receber o novo motor, o S4 Cabriolet ganhou sutis modificações exteriores que acentuam seu perfil de atleta. As grandes tomadas de ar, na frente, são um exemplo, assim como os faróis de xênon com moldura interna de titânio e os suportes dos retrovisores de alumínio.
Na traseira, de ambos os lados, destacam-se os robustos canos de escape já característicos dos modelos S. As rodas de alumínio de 18 polegadas, com o emblema S ao centro, recebem pneus 235/40 R18.
Internamente, basta uma olhada no novo Cabriolet para perceber que se trata de um S4.
Não bastasse o painel de instrumentos circulares e demais mostradores no típico cinza dos modelos S, o volante esportivo de couro, de três raios, com o emblema da série no centro, reforça essa convicção.
Além disso, para maior comodidade dos ocupantes, principalmente em longos trajetos, o S4 Cabriolet incorpora assentos esportivos combinando Alcantara e couro, e que incluem apoio lombar e uma grande variedade de posições eletricamente ajustáveis.
Fortes emoções ao ar livre
Conduzir um conversível é certamente uma das formas mais encantadoras de se mover sobre quatro rodas, principalmente quando, como no caso do S4 Cabriolet, o simples acionamento de um botão faz a capota eletro-hidráulica se abrir ou fechar automaticamente em menos de 30 segundos.
Durante esse processo, os vidros laterais também descem ou sobem por si sós, dispensando-se outros mecanismos.
Ao ser aberta, a capota do S4 Cabriolet fica totalmente abrigada atrás dos assentos posteriores, sem interferir na harmonia da carroceria.
Além do mais, os engenheiros da Audi conseguiram compatibilizar perfeitamente a estrutura da carroceria com os movimentos da suspensão e do motor, o que livra os ocupantes do S4 Cabriolet de incômodas vibrações, qualquer que seja o tipo de piso.
Submetido aos mais rigorosos testes de colisão na Europa, o S4 Cabriolet teve comprovada a alta rigidez de sua carroceria, o que também se reflete em ganhos de estabilidade e conforto.
Além disso, o modelo vem equipado de série com o programa eletrônico de estabilidade da Audi, que auxilia o condutor em situações potencialmente críticas, e com air bags frontais e laterais para condutor e passageiro.
Adicionalmente, em caso de capotamento, duas barras controladas por sensores são automaticamente acionadas atrás dos assentos traseiros, formando com o pára-brisa uma gaiola de proteção para os quatro ocupantes.
Dessa forma, em caso de colisão, fica assegurada para eles o mesmo nível de proteção do oferecido pelo sedã.