sexta-feira, 6 junho , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Aparência, conforto e tecnologia

Instrumentos sempre à mão

O conceito de versatilidade e praticidade do Fox também está presente nos instrumentos, que garantem melhor dirigibilidade porque estão sempre à mão do motorista. O comando dos faróis fica na alavanca do acionamento da seta.

- Publicidade -

Os controles de ventilação e ar condicionado têm desenho inovador e se localizam abaixo do CD player. Apresentados na forma de círculo-sobre-círculo, são fáceis de operar.

O painel de instrumentos tem design diferenciado e vem equipado com relógio digital em todas as versões do Fox.

Tacômetro, iluminação com dimmer e display preparado para som estão presentes no quadro de instrumentos High, de série na versão Plus e Sportline. A iluminação é branca, de visualização agradável e fácil leitura.

- Publicidade -

Os instrumentos de dirigibilidade são facilmente visualizados e operados pelo motorista porque estão localizados na região correspondente à metade superior do volante. O conceito tem como inspiração os carros super-velozes da Fórmula 1.

O conjunto é formado por velocímetro, tacômetro, relógio digital/display do rádio, dimmer, indicador de combustível, hodômetro total/parcial e botão para zerar o hodômetro.

Há quatro opções de volante à disposição do cliente, todos de três raios, com diâmetro de 370 milímetros: 1) Orbis, sem airbag e sem controle de CD player; 2) Avatar, sem airbag e com controle de CD player; 3) Avatar, com airbag e sem controle de CD player; e, 4) Avatar, com airbag e com controle de CD player.

- Publicidade -

Controle através de alavanca

Aparência, conforto e tecnologia

Soluções inovadoras em tecnologia – Mesmo sendo um carro sem excessos, o Fox é repleto de soluções que apontam para tecnologias avançadas.

Uma delas, o KSG (Komfort Steuergerät), central que comanda todas as ações de conforto (aplicada como opcional junto com o módulo elétrico), é a primeira peça diagnosticável eletronicamente projetada e desenvolvida pela Engenharia da Volkswagen do Brasil. Em outros veículos, há mais de uma central de processamento.

O KSG concentra estas ações:

1) Gerencia os vidros e espelhos elétricos, cujos botões de acionamento nas portas são mais ergonômicos, além de serem dotados do sistema One-Touch, que os faz subir ou descer totalmente com apenas um toque. O fechamento dos vidros é automático ao ser acionado o alarme;

2) Comanda o travamento automático das portas quando o Fox atinge a velocidade de 15 km/h e faz o destravamento automático quando a chave é retirada do contato. Se ocorrer destravamento involuntário das portas, o sistema volta a acionar o alarme e as travas em 60 segundos;

3) Aciona o sistema interno de iluminação – com o destravamento da porta — para facilitar o acesso de motorista e passageiros. Também destrava a tampa traseira eletronicamente, por meio de um comando no painel (a tampa também pode ser aberta com a chave);

4) Um grande benefício de segurança proporcionado pelo KSG é impedir que o carro dê partida com uma chave clonada. Só a chave original, dotada de imobilizador eletrônico, aciona o motor do Fox. O desarme total do alarme só é possível com uso de controle remoto. Se o motorista tiver de abrir a porta com a chave, terá prazo de 15 segundos para colocar e girar a chave no contato; e,

5) Em caso de acidente grave, o KSG toma as seguintes providências: destrava as portas, aciona o pisca-alerta, acende a iluminação interna e corta a bomba de combustível para evitar incêndio. Essas iniciativas são importantes para que os ocupantes possam sair ou ser resgatados com mais facilidade e agilidade.

O máximo em segurança e durabilidade

Durante os testes de Engenharia e Qualidade, o Fox rodou mais de 2 milhões de quilômetros em várias regiões do mundo para garantir o máximo em segurança e durabilidade. Além de ser seguro para os ocupantes, o carro foi desenvolvido para também proteger pedestres em caso de atropelamento.

O compacto da Volkswagen passou por todos os crash-tests necessários para atender às normas mais rígidas de segurança: 1) com a parte frontal de encontro a barreira 100% rígida na velocidade de 50 km/h; 2) com a parte frontal contra uma barreira deformável a 64 km/h; 3) a parte traseira do veículo parado recebe o impacto de uma barreira móvel de 1,8 tonelada a 50 km/h; e, 4) a parte lateral do veículo parado recebe o impacto de uma barreira móvel de 950 kg a 50 km/h.

A estrutura do pára-choque do Fox é constituída por material de alta resistência. Dois elementos de deformação, de baixo custo e alta absorção, situados entre a estrutura e o revestimento do pára-choque, evitam avarias em peças de custo elevado. Esse processo representa uma vantagem no cálculo para definir o preço do seguro do carro.

Por essas razões, o Volkswagen Fox alcançou o melhor índice de reparabilidade em sua categoria — apenas 1,49% – em crash test aplicado pelo Centro de Experimentação e Segurança Viária – Cesvi Brasil, instituto de pesquisa idependente em reparação automotiva conveniado com a Federação Nacional das Empresas de Seguro Privado.

Esse teste, que segue padrões mundiais de exigência, é o mais importante orientador do preço do seguro de lançamentos da indústria automobilística.

É nos seus resultados que as seguradoras se orientam para calcular com precisão os valores do prêmio e da franquia dos novos automóveis.

O sistema Tailored Blank, que por meio da solda à laser permite a produção de uma chapa de espessura variável, está presente na longarina reta que absorve impactos de forma progressiva e dá proteção aos ocupantes. A maior espessura e rigidez da longarina está localizada no cockpit.

A coluna de direção e o conjunto de pedaleiras, duas funções de conforto e segurança, estão fixadas numa viga de aço que liga as colunas “A” direita e esquerda, diminuindo as vibrações da coluna de direção e os ruídos do painel, além de restringir o avanço da direção e pedais em casos de acidentes.

Numa colisão dianteira, o pedal do freio se deforma para proteger os pés e as pernas do motorista.

Tecnologias eletrônicas de segurança também fazem parte do Fox. O veículo só pode ser ligado com a chave original, na qual está instalado um chip que se comunica diretamente com o comando central do carro, a ECU.

O sistema de frenagem do Fox tem ABS de última geração como opcional e também o EBD (Electronic Brake Distribution), que distribui a força de frenagem entre as quatro rodas e, consequentemente, reduz a distância necessária para parar o veículo.

O EBD tem sensor ativo que atua a partir da velocidade de 0,5 km/h e só pode ser utilizado em modelos equipados com ABS.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008