Mais de 28.000 veículos elétricos estarão em operação nos Estados Unidos até o final de 2003, consolidando a posição da DaimlerChrysler de primeira produtora nacional de veículos elétricos legalizados para circulação nas cidades.
Conhecido como GEM (Global Electric Motorcar), veículo elétrico global, é produzido em Fargo, desde 1998, pela Global Electric Motorcars, divisão da DaimlerChrysler.
“Estamos no caminho certo para alcançar nosso objetivo de estabelecer os veículos elétricos como um negócio sustentável a longo prazo”, diz Larry Oswald, CEO da Global Electric Motorcars.
O veículo elétrico global (GEM) foi apresentado esta semana no simpósio e exposição internacional de veículos elétricos – EVS-20, realizado na Califórnia.
O modelo beneficiou-se da capacidade de engenharia da DaimlerChrysler, resultando em melhorias contínuas da qualidade e das características construtivas dos veículos de emissão zero da companhia.
Os veículos elétricos representam uma importante contribuição aos esforços de reduzir as emissões de automóveis, especialmente em áreas bastante populosas.
Eles têm aplicação em campus universitários e no crescente segmento de comunidades planejadas, instalações fabris, parques industriais e comerciais.
Além das atuais vendas de varejo, a DaimlerChrysler tem se associado aos governos federais, estaduais e municipais para colocar os veículos elétricos globais em operação em áreas urbanas, parques, bases militares e outras instalações governamentais.
“Estes programas tiveram o sucesso que esperávamos. Eles colocaram o GEM em uso diário em locais de grande visibilidade. Quando as pessoas têm contato com os veículos elétricos, elas entendem os benefícios deste tipo de veículo e são atraídas por seu estilo e utilização singulares,” disse o presidente e COO da Global Electric Motorcars, Rick Kasper.
Os veículos elétricos globais (GEM) são vendidos por meio de revendedores Chrysler selecionados e estão disponíveis em quatro modelos: de dois passageiros, de quatro passageiros, de dois passageiros com traseira curta e de dois passageiros com traseira longa.
Fáceis de usar e manter, eles têm uma autonomia de cerca de 48 km e podem ser convenientemente recarregados durante a noite utilizando uma tomada doméstica convencional.
Além de atender a todas as normas federais de segurança para veículos de baixa velocidade, os veículos elétricos globais (GEM) podem ser equipados com portas duras ou moles, aquecedores e desembaçadores, rodas cromadas ou personalizadas, e cores individualizadas.
Os veículos elétricos globais (GEM) fazem parte da linha de veículos limpos da DaimlerChrysler, que também inclui veículos elétricos híbridos , veículos de passageiros acionados a diesel a serem comercializados nos Estados Unidos em 2004, e mais de um milhão de veículos de combustível flexível, já disponíveis, capazes de rodar com combustível renovável à base de etanol.
Através de sua divisão Orion Bus Industries, a DaimlerChrysler está fornecendo ônibus elétricos a diesel e ônibus a gás natural comprimido para a cidade de Nova York.
Estes ônibus reduzem as emissões em até 90% e melhoram a economia de combustível em 50% se comparado com ônibus convencionais.
O primeiro veículo da DaimlerChrysler a atender a rígida norma Veículo de Emissão Parcial Zero (PZEV), da Califórnia – o sedan Dodge Stratus com motor de 2,4 litros – será comercializado no começo de dezembro de 2003.
A companhia terá uma experiência de testes de rua com mais de 100 veículos movidos a célula de combustível até o final de 2004.