quinta-feira, 20 junho , 2024
28 C
Recife

DaimlerChrysler consolida mercado de veículos elétricos

Mais de 28.000 veículos elétricos estarão em operação nos Estados Unidos até o final de 2003, consolidando a posição da DaimlerChrysler de primeira produtora nacional de veículos elétricos legalizados para circulação nas cidades.

- Publicidade -

Conhecido como GEM (Global Electric Motorcar), veículo elétrico global, é produzido em Fargo, desde 1998, pela Global Electric Motorcars, divisão da DaimlerChrysler.

“Estamos no caminho certo para alcançar nosso objetivo de estabelecer os veículos elétricos como um negócio sustentável a longo prazo”, diz Larry Oswald, CEO da Global Electric Motorcars.

O veículo elétrico global (GEM) foi apresentado esta semana no simpósio e exposição internacional de veículos elétricos – EVS-20, realizado na Califórnia.

O modelo beneficiou-se da capacidade de engenharia da DaimlerChrysler, resultando em melhorias contínuas da qualidade e das características construtivas dos veículos de emissão zero da companhia.

- Publicidade -

Os veículos elétricos representam uma importante contribuição aos esforços de reduzir as emissões de automóveis, especialmente em áreas bastante populosas.

Eles têm aplicação em campus universitários e no crescente segmento de comunidades planejadas, instalações fabris, parques industriais e comerciais.

Além das atuais vendas de varejo, a DaimlerChrysler tem se associado aos governos federais, estaduais e municipais para colocar os veículos elétricos globais em operação em áreas urbanas, parques, bases militares e outras instalações governamentais.

“Estes programas tiveram o sucesso que esperávamos. Eles colocaram o GEM em uso diário em locais de grande visibilidade. Quando as pessoas têm contato com os veículos elétricos, elas entendem os benefícios deste tipo de veículo e são atraídas por seu estilo e utilização singulares,” disse o presidente e COO da Global Electric Motorcars, Rick Kasper.

Os veículos elétricos globais (GEM) são vendidos por meio de revendedores Chrysler selecionados e estão disponíveis em quatro modelos: de dois passageiros, de quatro passageiros, de dois passageiros com traseira curta e de dois passageiros com traseira longa.

- Publicidade -

Fáceis de usar e manter, eles têm uma autonomia de cerca de 48 km e podem ser convenientemente recarregados durante a noite utilizando uma tomada doméstica convencional.

Além de atender a todas as normas federais de segurança para veículos de baixa velocidade, os veículos elétricos globais (GEM) podem ser equipados com portas duras ou moles, aquecedores e desembaçadores, rodas cromadas ou personalizadas, e cores individualizadas.

Os veículos elétricos globais (GEM) fazem parte da linha de veículos limpos da DaimlerChrysler, que também inclui veículos elétricos híbridos , veículos de passageiros acionados a diesel a serem comercializados nos Estados Unidos em 2004, e mais de um milhão de veículos de combustível flexível, já disponíveis, capazes de rodar com combustível renovável à base de etanol.

Através de sua divisão Orion Bus Industries, a DaimlerChrysler está fornecendo ônibus elétricos a diesel e ônibus a gás natural comprimido para a cidade de Nova York.

Estes ônibus reduzem as emissões em até 90% e melhoram a economia de combustível em 50% se comparado com ônibus convencionais.

O primeiro veículo da DaimlerChrysler a atender a rígida norma Veículo de Emissão Parcial Zero (PZEV), da Califórnia – o sedan Dodge Stratus com motor de 2,4 litros – será comercializado no começo de dezembro de 2003.

A companhia terá uma experiência de testes de rua com mais de 100 veículos movidos a célula de combustível até o final de 2004.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Fiat Toro

Avaliação MecOn

SACHS - Versátil, abrangente e convincente