O paulista Ricardo Divila é o projetista responsável pelo desenvolvimento da picape Nissan que participará na edição 2004 do Rally Dakar, a prova mais difícil da modalidade.
Ele ingressou na Nissan em 1995 como consultor do Programa de Pesquisas Aerodinâmicas da Nissan Motorsports Europe. Desde 2001 trabalha como engenheiro sênior da Nissan Motorsports.
Divila desenvolveu os primeiros carros de Fórmula 1 da Equipe Fitipaldi e trabalhou nas equipes Ligier, Minardi e Prost. Atuou como estrategista de campeonatos e táticas de corrida da Nissan Motorsports entre 1996 e 2000, e como diretor-técnico da Nissan Motorsports Europe entre 1997 e 2000.
Paulistano, ele é formado pela Faculdade de Engenharia Industrial da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tem especialização em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP) e Engenharia Aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).
O modelo 2004 da picape, a grande aposta da Nissan para vencer o Rally Dakar, é uma adaptação da Frontier versão 2003 com melhorias para o desempenho na areia do deserto.
Para isso, Divila criou uma carroceria de fibra de carbono, modificou as linhas do capô dianteiro para dar mais visibilidade ao subir em dunas e ampliou o espaço interno.
Os resultados foram ótimos, aumentando a velocidade final de 185 km/h para mais de 200 km/h. Dentre suas principais alterações, destacam-se a cobertura aerodinâmica sobre a caçamba e o alargamento da cabine.
Quatro unidades enfrentarão os 17.000 km do Rally Dakar, passando por temperaturas que vão de menos zero a 45 graus centígrados.
Duas picapes Nissan Dakar 2004 já passaram por testes no Marlboro Desert Challange, ocorrido em Dubai mês passado.