É necessário que o motorista realize periodicamente manutenções nos aparelhos de ar-condicionado dos seus veículos para que evitem problemas respiratórios.
Pesquisas da Universidade Federal de Minas Gerais mostraram que, com o passar do tempo, o ar-condicionado veicular acumula fungos dos gêneros Penicillium, Aspergillus e Cladosporium. Esses fungos provocam doenças alérgicas e são extremamente prejudiciais à saúde.
Atualmente, a maioria dos aparelhos de ar-condicionado sai de fábrica com um filtro antipólen, que não permite a passagem dos fungos acumulados no ar-condicionado para o habitáculo do automóvel. Mas, para se manter eficiente, esse filtro deve ser trocado a cada 15 mil quilômetros.
Nos aparelhos sem o filtro, o proprietário do veículo pode realizar dois tipos de revisão preventiva, ambas a cada seis meses: a higienização com um produto químico ou a descontaminação.
No primeiro caso, que é paliativo, o trabalho custa em média R$ 50,00 e leva uma hora para ser executado. Já na segunda hipótese, considerada pelos especialistas como a mais eficiente, o técnico leva de três a oito horas e cobra entre R$ 250,00 e R$ 500,00.
Na hora da compra do carro, o ar-condicionado é um dos componentes mais solicitados pelo motorista. Estima-se que cerca de 55% dos veículos produzidos pelas montadoras no Brasil saiam de fábrica com o equipamento.
Além disso, a ABRIVE calcula que as oficinas mecânicas independentes instalam cerca de 20 mil aparelhos por ano em automóveis que não saem com ar- condicionado de fábrica.
Na figura abaixo aproveito para mostrar-lhe como funciona de maneira básica o sistema de refrigeração do um automóvel. Através de 7 botões você poderá entender melhor o processo para manter você sempre na temperatura ideal.
Esse material segue o estilo das animações que fazem parte dos cds da Mecânica Online.
Mecânica em Dias – Tarcisio Dias