domingo, 14 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Motores mais modernos

O novo Fiat Palio oferece três motorizações que conciliam economia de combustível, ótimo desempenho e excelente dirigibilidade

Um automóvel compacto precisa de um motor ágil e de bom torque para trafegar no congestionado trânsito da cidade. Precisa de um motor que ofereça desempenho para rodar com desenvoltura e segurança na estrada.

- Publicidade - Ofertas FIAT

E esse motor deve ser, acima de tudo, econômico. Equilibrar essa equação não é nada fácil, mas a Fiat Automóveis conseguiu, com os três modernos motores que equipam o novo Fiat Palio.

Não bastasse tudo isso, a Fiat demonstrou sua preocupação com a ecologia mais uma vez ao se antecipar à futura norma de emissões brasileira.

Para o perfil urbano, o motor 1.0 de 65 cv atende a todas as expectativas. Ele casa economia, torque e dirigibilidade na dose ideal para rodar tranqüilo no dia-a-dia na cidade.

- Publicidade -

Já quem precisa de mais flexibilidade tem no novo 1.3 Fire com novo sistema Flex um grande aliado: sua versatilidade de uso, que permite com que funcione a gasolina ou a álcool, e o desempenho – privilegiando o torque – o tornam o companheiro ideal em todas as empreitadas.

Além destes dois evoluídos motores, o novo Fiat Palio recebeu também o motor 1.8 de 8 válvulas, o mais potente da família, que proporciona ótimo torque e dirigibilidade.

Novo Palio

- Publicidade - Ofertas FIAT

Motores mais modernos

Novo Palio

Motor 1.0 Fire

Com baixo consumo, melhor torque em baixas rotações (são 9,1 kgfm a 3.000 rpm), pequeno volume, baixo peso – é um motor compacto -, menor número de componentes e baixas emissões, trata-se de um motor moderno e confiável, apto a equipar automóveis no Brasil e no Exterior.

Com ele, o novo Fiat Palio alcança os 154 km/h de velocidade máxima e retoma de 60 a 100 km/h em 13,3 segundos. Entre as suas principais características estão:

– Drive by wire. Sistema eletrônico de controle de aceleração que aposentou o cabo do acelerador.

Uma central eletrônica gerencia a abertura da borboleta de forma progressiva, evitando os trancos na aceleração que comumente acontecem em retomadas e desacelerações abruptas. O veículo ganha em dirigibilidade e polui muito menos.

– Comando de válvulas. Para os novos motores, desenvolveu-se um novo eixo de distribuição com novo diagrama que permite uma maior abertura das válvulas (“lift”). Resultado: um aumento do volume de ar aspirado e, conseqüentemente, melhor torque em baixas rotações.

Taxa de compressão. Com a adoção de novos pistões, a taxa de compressão do motor subiu para 10,8:1.

A taxa mais alta, aliada à maior abertura das válvulas, resulta em um aumento do volume de ar aspirado e maior compressão da mistura ar/combustível, o que gera mais potência e torque em todos os regimes de rotação do motor.

– Coletor de admissão de plástico. Essa tecnologia já vem sendo usada com sucesso em outros motores que equipam os veículos Fiat e foi empregada neste 1.0 também.

Com ele, a parede interna do coletor fica menos rugosa, o que aumenta a fluidez do ar de admissão. Assim, a câmara de combustão se enche com mais facilidade e uniformidade e obtém-se melhor rendimento volumétrico.

– O coletor tem dutos menores e de maior diâmetro. Essa configuração aumenta a velocidade do ar em altas rotações.

Além disso, em conjunto com o corpo de borboletas vertical, o comprimento da mangueira de aspiração de ar pôde ser reduzido. Ambos os recursos proporcionam um ganho de potência

Em resumo, o coletor de plástico do motor 1.0 é mais leve, economiza combustível e melhora o desempenho.

A galeria de combustível também de plástico, o corpo da borboleta drive by wire e o sensor de controle do sistema de injeção são incorporados ao coletor.

– Coletor de descarga. Com marmita catalítica incorporada (sistema “close-coupled”), o novo coletor de descarga foi criado para reduzir drasticamente os níveis de emissões – a tal ponto que o novo motor 1.0 já se adequa às leis de emissões brasileiras que entrarão em vigor somente em 2005, para 40% da produção, e em 2007 para a sua totalidade.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil