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Buracos causados pelas chuvas prejudicam suspensão dos veículos

Devido às fortes chuvas deste início de ano em todo o País, cerca de 32 mil quilômetros de estradas, sendo 20 mil de rodovias federais e 12 mil de estaduais, estão esburacadas.

A Monroe, líder mundial no desenvolvimento e fabricação de amortecedores, alerta os motoristas para dobrar a atenção em dias chuvosos, pois os buracos ficam encobertos pela água, o que dificulta à pessoa que está dirigindo desviar do mesmo e provoca diversos danos à suspensão, um dos principais componentes responsável pela segurança do veículo.

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Estatísticas do Programa de Redução de Acidentes no Trânsito, do Ministério dos Transportes, apontam que em 2002, nas rodovias federais, aconteceram 2.657 acidentes por defeito nas vias – um aumento de 32,19% em relação a 2001 (2.010 acidentes).

Ao passar por um buraco, o veículo pode ter peças como pivôs, terminais, buchas, bandejas, amortecedores, molas, rodas e pneus danificados.

“Os danos mais comuns causados por impacto em buracos são rodas amassadas e cortes nos pneus”, explica Nilton Tadeu Durães, gerente de Serviços de Engenharia e Treinamento da Monroe.

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Sintomas como barulho na suspensão e a direção puxando para a direita ou para a esquerda indicam que o buraco causou algum dano ao veículo.

Nesse caso, recomenda-se levar o veículo até uma oficina de confiança para que as peças sejam substituídas.

“Após o serviço, é importante fazer um alinhamento de direção para evitar o desgaste prematuro dos pneus”, acrescenta o gerente.

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A orientação é sempre evitar passar por um buraco, mas se for inevitável e o mesmo não for extremamente grande, é indicado não frear o carro.

“Com o carro freado, a suspensão estará fechada, rígida e sob pressão. Dessa forma, ela não se movimentará livremente para absorver os impactos. Além disso, com as rodas travadas, o impacto será mais forte”, explica Durães.

Para consertar o automóvel, os preços variam de R$ 70,00 a R$ 600,00, dependendo das peças da suspensão que foram danificadas.

Enchente

Com as constantes enchentes desse período, se o motorista passar por um ponto de alagamento, a Monroe recomenda que se faça uma revisão de toda a suspensão, incluindo rolamentos das rodas, rolamentos isoladores da suspensão dianteira e sistema de freios.

“Fugir das regiões alagadas pelas enchentes, desviar dos buracos quando possível e dirigir com atenção redobrada são algumas dicas para evitar transtornos nesse período”, finaliza Durães.

Direto ao assunto:

Qual deve ser a primeira ação do motorista para se livrar dos buracos?

Os motoristas devem dobrar a atenção em dias chuvosos pois os buracos ficam encobertos pela água, o que dificulta desviar do mesmo, provocando diversos danos à suspensão, que é um dos principais componentes responsável pela segurança do veículo.

Ao passar por um buraco quais as peças que podem ser danificadas?

Ao passar por um buraco, o veículo pode ter peças como pivôs, terminais, buchas, bandejas, amortecedores, molas, rodas e pneus danificados. Os danos mais comuns causados por impacto em buracos são rodas amassadas e cortes nos pneus

E os sintomas que o carro pode apresentar?

Sintomas como barulho na suspensão e a direção puxando para a direita ou para a esquerda indicam que o buraco causou algum dano ao veículo.

Nesse caso, recomenda-se levar o veículo até uma oficina de confiança para que as peças sejam substituídas.

Após o serviço, é importante fazer um alinhamento de direção para evitar o desgaste prematuro dos pneus

A ordem é sempre evitar passar por um buraco, mas existem situações que não dá para livrar. Qual a orientação para o motorista? Se for inevitável e o buraco não for extremamente grande, é indicado não frear o carro.

Com o carro freado, a suspensão estará fechada, rígida e sob pressão. Dessa forma, ela não se movimentará livremente para absorver os impactos. Além disso, com as rodas travadas, o impacto será mais forte

E para quem foi vítima dos buracos, quanto custa o conserto do veículo?

Para consertar o automóvel, os preços variam de r$ 70,00 a r$ 600,00, dependendo das peças da suspensão que foram danificadas.

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