Construção de um carro tipo fórmula com até 610cc é o objetivo principal
A Sae Brasil está organizando mais uma competição para estudantes de Engenharia: trata-se da Formula SAE, uma competição baseada no projeto e construção de um carro tipo Fórmula, monoposto, que utiliza motores 4 tempos de até 610cc.
Como em outras competições da Sae Brasil, algumas restrições são impostas ao projeto, como por exemplo o diâmetro da entrada de ar e o material da fabricação da estrutura. Como era de se esperar, também são impostas algumas regras que visam aumentar a segurança do piloto.
Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site da organização http://www.saebrasil.org.br/.
A competição é subdividida em duas etapas: provas estáticas e provas dinâmicas. Durante as provas estáticas, será realizada uma inspeção técnica e de segurança no veículo, uma apresentação do projeto deverá ser feita a uma comissão de julgadora e deverão ser apresentados o relatório de custo e o relatório de projeto do carro.
A inspeção de segurança é uma prova eliminatória e o carro que não cumprir o regulamento não estará habilitado a participar da competição.
O uso de novas tecnologias e a criatividade contam muito nessas provas que tem como objetivo analisar o projeto feito pela equipe. As provas dinâmicas, tem como objetivo testar a performance do veículo.
Será realizada uma prova de aceleração, onde o carro deverá percorrer uma pista reta com 75m, uma prova de aceleração lateral, onde o carro percorrerá um circuito em forma de oito, uma prova de autocross e uma de enduro, onde sairão vencedores os carros melhor classificados.
Durante o enduro, também será medido o consumo de combustível, saindo vencedor o carro com maior relação km/L. Cada prova possui uma pontuação específica.
Provas Estáticas:
– Inspeção técnica e de segurança – 0
– Apresentação – 75
– Relatório do Projeto – 150
– Relatório de custos – 100
Provas Dinâmicas:
– Aceleração – 75
– Aceleração Lateral – 50
– Autocross – 150
– Consumo de combustível – 50
– Enduro – 350
Total de Pontos: 1000
A primeira competição está marcada para os dias 16, 17 e 18 de Novembro, e será realizada no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
Nestas datas, serão apresentados os relatórios obrigatórios da competição e não deverão ser realizadas as provas dinâmicas. Ou seja, para esta primeira etapa, será necessário apenas entregar o projeto do carro e os relatórios obrigatórios.
O fórmula – A construção do veículo deve atender os requisitos mínimos de segurança estabelecidos no Regulamento.
O bólido, de chassi monoposto, deve ser projetado para pilotos não profissionais, porém, deve apresentar características de alta performance em aceleração, frenagem, dirigibilidade e conforto do operador estabelecendo-se um compromisso entre custo e desempenho, além de ser confiável e de fácil manutenção.
O motor de 4 tempos deve ter deslocamento máximo de 610 cc. A admissão de ar do motor é limitada em 20 mm no seu diâmetro quando o combustível utilizado for gasolina e 19 mm quando utilizado o E-85.
O carburador poderá ser de qualquer conceito e tamanho. Não é permitido a utilização de aditivos e alteração de temperatura do combustível. Turbochargers e superchargers são permitidos.
O sistema de escapamento deve limitar o ruído ao nível aceitável (110 dBA). Qualquer sistema de transmissão poderá ser utilizado. A partida do motor deve ser no interior do veículo com fácil acesso por ambos lados externos ao veículo.
O tanque de combustível deve ser de no máximo 7,57 l para gasolina e 10,6 l para E-85. O chassi deve ser de construção tubular em aço de no mínimo 0,1% de carbono.
As dimensões da tubulação do chassi e materiais estão especificadas no Regulamento, assim como as barras de proteção.
As rodas devem ser de no mínimo aro 8” de diâmentro, os pneus podem ser de qualquer tipo e dimensão, não podendo ser alterado após avaliação estática.
A distância entre eixos mínima é estabelecida em 1525 mm. O eixo de bitola menor não deve ser inferior à 75% do eixo de bitola maior.
O carro deve ser equipado com suspensão totalmente operacional, com amortecedores nas rodas dianteiras e traseiras e curso total mínimo de 50,8 mm, sendo 25,4 mm em jounce e 25,4 mm em rebound.
Os juizes poderão desqualificar carros que não atendam operacionalmente o sistema de suspensão ou que apresentem características que represente insegurança.
O sistema de direção deve ser equipado com batentes de esterçamento positivos de roda, desenvolvido de forma que impossibilite o contato dos pneus com a suspensão, chassi, carroçaria ou estrutura durante as monobras.
O sistema de freios de circuito duplo e controle único deve atuar em todas as rodas, prevendo-se, em caso de falha, desempenho mínimo através das rodas não afetadas.
No caso de falha e consequente sobre-curso no pedal de freio, o motor deve ser desligado automaticamente. É aceitavel um único freio instalado no diferencial do eixo. O veículo deve ser equipado com luz de freio na parte traseira.
De maneira geral, todos os requisitos detalhados no Regulamento deverão ser atendidos.
O não atendimento de itens referentes à segurança, como cintos de segurança, parede corta fogo, assoalho, barras de proteção lateral, frontal e de rolagem, freios, sistema de combustível, chassi, suspensão, direção e demais requisitos construtivos poderão impedir a participação do veículo na competição.
Parceria – Esta é a primeira de uma série de reportagens sobre a competição que o MecânicaOnline estará publicando.
Durante esse tempo, a revista estará acompanhando a Equipe ICARUS de Formula Sae da Universidade Federal do Rio de Janeiro, passo a passo no desenvolvimento do veículo e na aventura em que se lança para aprender sobre o universo da mecânica automotiva.
A equipe, que está em busca de patrocinadores, está bastante animada para participar da competição e considera o evento uma grande oportunidade de colocar em prática o conhecimento adquirido em sala de aula, tendo como incentivo, o desafio de construir com as próprias mãos um carro de competição.
Para entrar em contato com a equipe, mande um e-mail para formula_ufrj@yahoo.com.br.
Mecânica Online / Tarcisio Dias e Equipe Icarus / Gabriel Cavados