quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Imposto pesa 59% no preço da gasolina

A carga tributária da gasolina já corresponde a 59,2% do preço cobrado ao consumidor nos postos. Cinqüenta anos atrás, quando a Petrobras foi criada, os impostos correspondiam a apenas 4,8% dos preços na bomba.

O levantamento foi feito pelo vice-presidente da Federação Nacional do Comércio de Combustíveis e Lubrificantes (Fecombustíveis), Aldo Guarda.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Segundo Guarda, uma série de tributos surgiu desde a fundação da estatal e foi mudando de nome ao longo do tempo:

— Alguns impostos foram criados com caráter temporário, mas depois mudaram de nome e continuaram em vigor se acumulando.

Em 1953, apenas o Imposto Único vigorava sobre o preço da gasolina. A cobrança era de 4,8% do valor de revenda.

- Publicidade -

Em 1965, o governo instituiu o Fundo de Unificação de Preços (FUP), que vigorou até 1997, com arrecadação destinada à Petrobras.

No ano de 1977, foi criado o PIS (Programa de Integração Social), cuja taxa inicial era de 0,2% em cada elo da comercialização do combustível.

Em 1982, foi instituída a Cofins (Contribuição para o financiamento da Seguridade Social). Nessa época, a carga tributária já equivalia a 28,45% do preço da gasolina nos postos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Alta carga tributária leva à sonegação – Entre 1986 e 1988, o governo estabeleceu um empréstimo compulsório de 20% sobre o preço da bomba.

Foi a Constituição Federal de 1998 que extinguiu o Imposto Único e possibilitou a cobrança de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e o Imposto de Venda no Varejo ao Consumidor (IVVC).

— Quando o ICMS foi implementado, a alíquota era de 18%. Agora, varia até 31%, no Rio de Janeiro. Já o ICMS do diesel fica entre 12% e 25% — diz Guarda.

O problema, avalia, é que quanto mais alta a carga tributária, maior a sonegação. Segundo o executivo, os grandes sonegadores atualmente são algumas refinarias e as distribuidoras de combustíveis, responsáveis pela arrecadação:

— Hoje, essa sonegação acontece por meio de adulteração ou contrabando de produtos. Encontramos combustível sendo vendido a um preço muito abaixo do seu custo real.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil