quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Tem até… gasolina

Polícia Federal faz operação especial para combater máfia de distribuidoras que misturam querosene, álcool anidro e muito solvente aos combustíveis

Quem tem carro, que cuide do seu motor… É cada vez mais comum a gasolina adulterada. As misturas são tão inusitadas, que às vezes gasolina mesmo nem entra na receita.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Para combater a máfia que adultera combustíveis em todo o Brasil, policiais federais começaram uma operação em Minas Gerais e no Rio de Janeiro,

Os agentes da Polícia Federal foram para a rua com dezenas de mandados de busca e apreensão e de prisão. O destino: pequenas distribuidoras no interior do Rio e de Minas Gerais, acusadas de adulteração de combustíveis e sonegação fiscal.

Um dos envolvidos no esquema diz que a gasolina adulterada é, na verdade, uma mistura de querosene, álcool anidro e muito solvente.

- Publicidade -

Em Duque de caxias, na Baixada Fluminense, os agentes federais pularam o portão de uma empresa, que estava fechada. Mas nada encontraram. Em outras empresas, foram apreendidos documentos, computadores e notas fiscais.

O alvo principal da operação foi a Petrominas, de Três Corações, em Minas Gerais. Dirigida por Marcelo Junqueira Maciel Dias, a empresa, segundo a polícia, seria a maior distribuidora de solvente para Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná.

A Polícia Federal já sabe que a Petrominas também tem negócios com a Rede West, de Luciano Farah.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O mandante da morte do promotor Francisco José Lins do Rego, que investigava a máfia dos combustíveis em Belo Horizonte.

Junqueira Dias não foi encontrado e é considerado foragido. Outros dois diretores de distribuidoras que funcionam na Baixada Fluminense foram presos e trazidos para a superintendência da Polícia Federal.

Flávio Pagani e Luiz Antônio de Andrade vão ter que explicar onde foram parar quase 17 milhões de litros de solvente, comprados entre julho de 2000 e janeiro de 2001.

“Esse mercado é o mercado que se encontra totalmente à margem da lei. Hoje o consumidor não encontra segurança para abastecer o seu veiculo, é uma série de postos, uma série de postos envolvidos nessa questão. E eu acho que a partir da agora, junto com a ANP, a gente vai começar um combate efetivo a essa modalidade criminosa”, aponta Hélio Christian, delegado.

A polícia já descobriu que a Petrominas, a distribuidora de solvente mostrada na reportagem, tinha negócios com a rede de postos de gasolina West, de Minas Gerais.

Um dos sócios dessa rede está preso em Belo Horizonte, acusado de mandar matar o promotor que investigava a máfia dos combustíveis no estado.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil