domingo, 5 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Da roda ao robô

A invenção da roda certamente foi o primeiro passo em direção à constituição da Engenharia Mecânica.

Da mesma forma, deram sua contribuição os cientistas que a partir do Renascimento aceleraram as descobertas das leis da natureza.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Galileu Gallilei (1564-1642) explicou vários fenômenos, como a queda dos corpos, o movimento dos projéteis, a oscilação do pêndulo e alguns princípios sobre resistência dos materiais e sobre o equilíbrio dos líquidos.

René Descartes (1596-1650) teorizou sobre a relatividade do movimento. Blaise Pascal (1623-1662) revolucionou as teorias sobre o vácuo, demonstrando as leis da pressão atmosférica. Christian Huygens (1629-1695) aperfeiçoou a teoria sobre a relatividade do movimento.

Isaac Newton (l642-1727) conceituou várias leis da mecânica, elucidando a inércia, a ação das forças e a gravitação do universo.

- Publicidade -

Jean Le Rond D’Alambert (1717-1783) estudou a mecânica dos fluidos. Charles Coulomb (1736-1806) lapidou os conceitos sobre a resistência dos materiais.

À parte dessas contribuições teóricas, a Engenharia Mecânica derivou, de fato, da Engenharia Civil – a primeira de todas as engenharias.

Os conhecimentos e a prática de ambas estiveram estreitamente ligados, desde o início.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Tanto que o primeiro profissional a se autodefinir como engenheiro civil – o inglês John Smeaton (1724-1792) – concentrara seus estudos em mecânica e astronomia.

Nessa época também surgiu a primeira escola de engenharia, a École de Ponts et Chaussées, em 1747, em Paris.

Mas foi somente no século XIX e na Revolução Industrial, com a exploração massiva dos metais e ligas para utensílios e estruturas, que se corporificou e se definiu a Engenharia Mecânica (e, ao mesmo tempo, a Engenharia de Minas).

Com esse primeiro desmembramento da Engenharia Civil, o desenvolvimento das engenharias passou então a ser exponencial.

No século XX, elas começaram a sofrer grande diversificação – da engenharia mecânica, por exemplo, surgiram, primeiro a engenharia química e, depois, a engenharia mecatrônica.

No Brasil, o berço da engenharia foi a Academia Real Militar, criada em 1810 por determinação de D. João VI.

Ainda no século XIX foram instaladas a Escola Politécnica do Rio de Janeiro (1874), a Escola de Minas de Ouro Preto (1876), a Escola Politécnica de São Paulo (1893), a Politécnica Mackenzie College (1896), a Escola de Engenharia do Recife (1896) e a Escola Politécnica da Bahia (1897). Nota-se, portanto, que prevalecia a formação do engenheiro politécnico.

Somente ao longo do século XX é que começaram a surgir as especializações. Primeiramente, além da engenharia civil, a mecânica, a elétrica, a cartográfica e a química.

Depois, outras tantas – a ponto de a engenharia brasileira terminar o século com cerca de trinta especialidades.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação