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A estrada inteligente começa aqui

A Ford e o Departamento de Transporte do estado de Minnesota acabam de anunciar um programa de construção de um sistema inteligente de transporte no qual veículos de alta tecnologia farão o monitoramento do fluxo de tráfego, conversarão com a estrada e uns com os outros, evitando congestionamentos e se preparando para enfrentar (ou evitar) más condições de tempo.

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As informações coletadas serão transmitidas, analisadas por computador e enviadas de volta aos motoristas, que poderão então evitar problemas.

A frota de Minnesota trabalhará em conjunto com outros frotas que estão sendo instaladas em Dearborn Heights e em Dearborn, ambas no estado de Michigan.

Na primeira fase do programa em Minnesota, carros policiais, ambulâncias e veículos pertencentes ao estado serão equipados com aparelhos sensores que coletarão dados relacionados ao trânsito, a velocidade, a localização e o sentido de direção de cada um deles, além de dados relativos às condições atmosféricas, como operação do limpador de pára-brisa, faróis acesos ou não, temperatura ambiente e funcionamento do sistema de controle de tração.

O Dr. Charles Wu, diretor de manufatura e desenho veicular, da Pesquisas e Engenharia Avançada da Ford, explica que “O que sempre nos faltou no passado era uma integração holística dos veículos com a infra-estrutura viária.

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Através da combinação de tecnologia de veículos inteligentes e o ITS (sistema de transporte inteligente), esperamos que este programa , que chamamos de Veículos-como-Sensores, contribuirá para o desenvolvimento da próxima geração dos sistemas de transporte e informação do motorista”.

Jim Kranig, engenheiro assistente de operações de tráfego de Minnesota, diz que “Esses veículos tornar-se-ão sensores da estrada, coletando as condições viárias instantâneas e compartilhando essas informações com os outros usuários e a própria infra-estrutura.

Isto significa que o estado terá uma frota de veículos que formarão uma infra-estrutura móvel e nada cara, que fornecerá informações sobre as áreas urbanas e rurais. Um enorme avanço para o estado, permitindo que o motorista comum possa saber como está a estrada à sua frente”.

Todas as informações coletadas pelo sistema são transmitidas sem fio ao sistema de aquisição de reportes, CARS, que analisará os dados em tempo real, coletará as informações importantes e as passará aos sistemas de mensagens rodoviárias, a serviços telefônicos 511 e a seus sites correlatos.

Essas informações serão igualmente utilizadas para o envio de veículos de emergência e aos grupos viários de manutenção e conservação.

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Como essas informações não podem ser entregues via sistemas de mensagens viárias universais (eles não existem em todo lugar), elas têm de ser passadas aos motoristas onde eles estão, dentro de seus veículos, no menor tempo possível.

Essas ‘entregas’ podem ser feitas diretamente através do estéreo do carro, sob a forma de interrupção de programas, ou através do celular do automóvel, cujo número é automaticamente reconhecido pelo sistema viário.

O sistema estará sendo implantado em Minnesota a partir do mês que vem, inicialmente na área metropolitana de Minneapolis/St. Paul.

Dentro de um ano, estará composto por 50 veículos e posteriormente cobrirá todo o estado.

A Ford está também transformando veículos de trabalho, incluindo 20 vans que ligam suas várias fábricas e escritórios, em sensores móveis.

TECHtalk

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