Pesquisa Top of Mind do Datafolha
A Mercedes-Benz foi a marca mais citada no segmento de caminhões na pesquisa “Top of Mind” divulgada pelo DataFolha, que busca identificar as marcas mais lembradas pelos consumidores em cidades de todo o País.
A pesquisa apurou que 26% dos entrevistados lembraram da marca Mercedes-Benz, quando perguntadas sobre caminhões. Esse percentual representa mais que o dobro em relação a marca que aparece na segunda colocação.
É o segundo ano consecutivo que a Mercedes-Benz é destacada na pesquisa, que considerou este ano 38 categorias, abrangendo desde computadores, acessórios de informática, sabonetes, operadoras de telefone, refrigerantes, sabonetes, bancos entre outros, até itens do setor automotivo como pneus e caminhões.
Segundo Tânia Silvestri, diretora de Marketing da DaimlerChrysler do Brasil, um dos fatores que colaboram fortemente para a lembrança hoje da Mercedes-Benz é a frota de caminhões circulante no País, que conta com 48% dos veículos da marca.
Isso significa que 576 mil caminhões são Mercedes-Benz. “Nas estradas, os caminhões são como cartazes ambulantes”, declara Tânia Silvestri.
A estratégia de comunicação da marca é mostrar os produtos Mercedes-Benz no cotidiano das pessoas.
O objetivo é ressaltar junto ao público geral os valores dos veículos para o transporte de cargas, com destaque para a tecnologia, segurança, conforto, fácil manutenção, rapidez nas entregas e sua compatibilidade com o meio ambiente, além da melhor relação custo-benefício do produto Mercedes-Benz para o cliente.
A Mercedes-Benz está no Brasil há quase 50 anos, sempre levando soluções e inovações para o transporte de cargas.
Nos últimos três anos, a marca lançou dezoito novos caminhões no mercado.
Em setembro, por exemplo, a Mercedes-Benz inovou mais uma vez ao lançar a linha Atego, modelos que oferecem três tipos diferentes de cabinas e quatro diferentes distâncias de entreeixos, permitindo ao cliente escolher a melhor configuração para atender adequadamente a sua operação do transporte.
A pesquisa Datafolha foi realizada entre 17 e 19 de agosto, com base em 5.120 entrevistas, divididas em duas amostras, com homens e mulheres de idade igual ou superior a 16 anos, de todos os níveis sociais e escolaridades, em 127 municípios, distribuídos por todos os estados e Distrito Federal.