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Fiscalização do tacógrafo ajuda a evitar acidentes nas estradas

Quando chegam às férias escolares as estradas do País costumam ter movimento elevado.

Só no complexo Anchieta-Imigrantes, a média por final de semana nos meses de férias é de 340 mil veículos em comparação com os 100 mil de um fim de semana comum.

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Nesta época não são raros acidentes envolvendo caminhões e ônibus. Como prevenir ainda é o melhor remédio, existe um aparelho que pode diminuir o índice de acidentes com estes tipos de veículos: o tacógrafo.

Veículos de carga com peso bruto acima de 4.536 kg e de passageiros com mais de 10 lugares são obrigados pelo Código de Trânsito Brasileiro a estar equipados com o tacógrafo.

O equipamento registra a velocidade, o tempo, a distância percorrida e paradas para descanso.

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Para que o tacógrafo desempenhe corretamente sua função e colabore com a redução de acidentes, deve estar em perfeitas condições de funcionamento e ser fiscalizado pelos agentes de trânsito municipais, estaduais e federais.

Todas as informações da operação dos veículos são registradas de forma inalterável num disco diagrama.

Ao analisá-lo, o agente fiscalizador tem condições de averiguar o comportamento do motorista, orientá-lo e até aplicar multas caso haja registro de infrações.

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O disco diagrama é aceito legalmente como prova em caso de acidente, oferecendo importantes informações neste tipo de situação, como a velocidade no instante do acidente, a ocorrência de freadas bruscas, o número de horas ao volante do motorista antes do acidente, entre outros dados.

Os veículos não equipados com o tacógrafo ou com o aparelho operando de forma ineficiente cometem infração grave, segundo o Artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro, e estão sujeitos a multa de R$ 120,00 e acréscimo de cinco pontos no prontuário do motorista.

Estatísticas – Estatísticas da Polícia Rodoviária Federal apontam que 18.248 caminhões e 2.561 ônibus estiveram envolvidos nos 57.519 acidentes registrados nas estradas federais até outubro de 2004.

Nos acidentes envolvendo estes veículos foram registradas 721 vítimas fatais. Um dos fatores responsáveis por esses acidentes é o excesso de horas ao volante.

De acordo com dados da CNT (Confederação Nacional dos Transportes), 51,5% dos motoristas trabalham de 13 a 19 horas por dia. Se utilizado corretamente, o tacógrafo é um mecanismo que pode diminuir e muito o alto número de acidentes.

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