Falta de manutenção nos locais de armazenamento do combustível e uso de filtros precários podem prejudicar o funcionamento
Hoje, os caminhões equipados com motorização eletrônica respondem por 60% das vendas totais da Scania no Brasil. Apresentando alto desempenho e baixos níveis de emissão de poluentes, eles exigem combustíveis confiáveis.
“A qualidade do diesel é muito importante para a operação e vida útil dos motores eletrônicos. Combustível com alto grau de limpeza é pré-requisito para se alcançar todo o potencial do sistema de injeção desses motores, inclusive baixo consumo, menor nível de emissão de poluentes e durabilidade dos componentes. Entretanto, seduzidos pelo preço, ou por falta de informação, muitos transportadores acabam utilizando produtos de má qualidade”, explica Armando Eliezer, gerente de Assistência Técnica da Scania.
A Scania possui filtros desenvolvidos especialmente para os motores eletrônicos. Eles foram projetados para suportar a pressão do sistema de injeção e evitar a passagem de substâncias nocivas como partículas, microorganismos e água.
Dependendo do líquido que contaminar o diesel, componentes de diferentes tipos de materiais podem ser atacados e, conseqüentemente, danificados.
Entre os problemas mais comuns estão o desgaste acentuado causado pela perda de lubrificação do diesel, ressecamento de borrachas e corrosão.
A contaminação do combustível por água pode acontecer no posto de distribuição ou mesmo no tanque do veículo.
Nesses dois ambientes, a condensação de vapores é a principal responsável pela mistura de combustível com água.
Quanto maior a umidade do ar ou se houver quedas bruscas de temperatura, maior é a quantidade de água condensada.
Pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Engenharia Metalúrgica da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) concluiu que fungos e bactérias presentes no combustível também podem comprometer a durabilidade de peças dos motores dos veículos.
A professora Iduvirges Mulher, coordenadora do projeto da UFRS, explica na pesquisa que os fungos e bactérias aparecem nos lastros de águas que se formam no fundo dos tanques decorrente da umidade do ar em seu interior.
“Os fungos, que se alimentam, em parte, do próprio óleo, reproduzem-se na interface entre a água e o óleo, produzindo substâncias corrosivas e tornando a água mais ácida”.
Os técnicos da UFRS observaram que a ação de fungos e bactérias na deterioração do diesel acarreta a diminuição da vida útil das peças dos motores.
Os veículos geralmente possuem dois tipos de filtros responsáveis por garantir que o combustível chegue ao motor com o mínimo de impurezas.
O primeiro filtro, chamado também de pré-filtro ou separador de água, tem a função de barrar partículas maiores e a água.
O segundo filtro é responsável por impedir que partículas menores alcancem o sistema de injeção.
“Alguns filtros podem até não entupir, mas permitirão a passagem das impurezas que comprometem principalmente as unidades injetoras, bombas e bicos”, diz Eliezer.
Ele completa que além da utilização de filtros adequados outros cuidados são indispensáveis para se atingir um rendimento ideal e manter o bom funcionamento do motor.
“Cumprir o programa de manutenção preventiva é um cuidado imprescindível para evitar conseqüências prejudiciais ao motor eletrônico e ao bolso do cliente. Também é ideal buscar locais de abastecimento que tenham programas de controle de qualidade e exigir testes de avaliação do combustível. Um boa saída é procurar postos de abastecimento que possuam algum selo de certificação de qualidade oferecido pelas distribuidoras de combustível”. (RN)
Revista Rei na Estrada