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Scania começa 2005 como líder nas vendas de caminhões pesados no Brasil

A Scania reconquistou o primeiro lugar nas vendas de caminhões pesados no Brasil em 2004 e voltou à liderança do setor após dois anos, posição que ocupou ininterruptamente de 1989 a 2001.

Com 6.093 unidades comercializadas, a montadora obteve 24,2% de participação, conforme dados oficiais da ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores.

“Em 2004, recuperamos o fôlego e superamos os volumes de 2003 em quase 50%, quando vendemos 4.106 unidades. Voltamos à liderança no acumulado das vendas de pesados e, ainda, conseguimos manter nosso foco na rentabilidade da empresa e da rede de concessionárias. Foi um ano de ascensão do agronegócio e de recuperação da indústria nacional. Os clientes demonstraram que sabem reconhecer o produto ideal para seus negócios, optando pela qualidade, tecnologia e robustez que somente os caminhões Scania oferecem”, afirma Christopher Podgorski, diretor geral da Scania Unidade de Vendas e Serviços Brasil.

O mercado total de caminhões pesados encerrou 2004 com 25.194 unidades vendidas, resultado 41,1% superior ao ano passado.

Esse segmento reúne, segundo a classificação da ANFAVEA, todos os veículos de transporte de carga com capacidade máxima de tração (CMT) maior que 45 toneladas ou peso bruto total combinado (PBTC) maior ou igual a 40 toneladas.

A ANFAVEA, de acordo com critérios estabelecidos pelas montadoras associadas, consolida as vendas de todo o mercado nacional de veículos no atacado, que são as vendas das montadoras para as concessionárias, e divulga os resultados por empresa ao fechamento de cada mês e ano, indicando historicamente os líderes de cada segmento.

Produção de 150 mil caminhões no Brasil – A produção de caminhões da Scania no Brasil atingiu a marca de 150 mil unidades no final do ano de 2004.

O veículo, um R420 4×2, na cor prata, recebeu defletores de ar e adesivos comemorativos e será empregado durante esse ano em projetos institucionais da montadora com foco na educação e no treinamento de motoristas.

“A marca de 150 mil caminhões produzidos é prova concreta de nosso compromisso com o Brasil, firmado em 1957, quando o país foi escolhido para receber a primeira fábrica da Scania fora da Suécia. Desde então, a Scania tem construído uma história rica de conquistas e momentos marcantes”, afirma Hans-Christer Holgersson, presidente da Scania para a América Latina.

Segundo dados do Registro Nacional de Veículos Automotores – RENAVAM, circulam hoje pelo Brasil mais de 122 mil caminhões Scania. Esse volume representa cerca de 40% da frota registrada de caminhões pesados do país.

Para a produção dos primeiros 50 mil caminhões da Scania no Brasil foram necessários 29 anos, de 1957 a 1986.

Apenas 10 anos mais tarde, a marca de 100 mil caminhões seria atingida. O terceiro lote de 50 mil caminhões foi produzido entre 1996 e 2004, em um intervalo de 8 anos.

No Brasil desde 1957, a Scania permaneceu no bairro do Ipiranga, em São Paulo (SP), até 1962, quando transferiu suas instalações para a cidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.

Hoje, a montadora ocupa uma área de 350 mil metros quadrados, com 130 mil metros quadrados de área construída. As instalações da Scania em São Bernardo do Campo têm capacidade de produção anual de 20 mil veículos e 5 mil motores.

Muita festa no lançamento do caminhão 150 mil produzido pela Scania

Concessionária NOVEPE, em Pernambuco, recebe certificação
Evento contou com a participação do diretor geral da Scania Christopher Podgorski

No final de 2004 a Concessionária Novepe situada no Recife recebeu a visita do diretor geral da Scania do Brasil Christopher Podgorski, que certificou a empresa com o Padrão Internacional de Qualidade DOS (Dealer Operating Standards).

Existente desde meados dos anos 90 na Europa com sucesso, esse programa promove através de vários módulos de treinamento do tipo “workshops”, voltados a todos os colaboradores de cada concessionária.

Concluídos os trabalhos, os grupos de ação definem um plano com o objetivo de alcançar os compromissos de prestação de serviços ao cliente.

Uma vez implementado, o resultado destas ações é avaliado com base em um critério de pontuação, que permitirá ou não a certificação da concessionária como Padrão DOS.

A Concessionária Novepe, que tem no comando Ricardo Rolemberg passa a ser a segunda concessionária da marca no Brasil a receber essa certificação. Confira abaixo galeria de fotos da entrega da certificação:

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