A maioria dos lançamentos será importada. Entre os nacionais, destaque para o monovolume Idea, da Fiat
O ano de 2005 será repleto de lançamentos, principalmente entre os importados.
Dos nacionais, a oferta dos modelos bicombustível será ainda maior – até o final de 2004, os veículos flexíveis já respondiam por 25% das vendas de novos do País.
Além da adoção dessa tecnologia para todas as motorizações, as montadoras locais apostam suas fichas na revitalização de modelos atualmente em linha e não reservam grandes surpresas para os próximos doze meses. A exceção fica por conta da Fiat, com o Idea.
Este mês, a Cross Lander lança a picape CL330 (esq) por cerca de R$ 50 mil, preço que fará dela o 4×4 mais barato do País. Com tanque para 90 litros de diesel, sua autonomia ultrapassa 1.000 km.
Ainda em janeiro, a DaimlerChrysler passa a oferecer por cerca de US$ 50 mil a Dodge Ram, picape com cabine dupla e motor 5.9 turbodiesel que rende 329 cv e, sob encomenda, a Mercedes CLS 500, cupê de quatro portas importado da Alemanha por preço a partir de US$ 153 mil. O carro conta com motor V6 de 272 cv ou V8 de 306 cv.
Outra novidade é a Saveiro Crossover, versão que será equipada com o primeiro motor 1.8 bicombustível da Volkswagen.
O lançamento abre caminho para uma futura Parati, além do Santana, com o mesmo propulsor, e cria a possibilidade de esse último se tornar tricombustível, com a utilização do GNV. Em março estréiam duas picapes médias.
A primeira é a nova Toyota Hilux, praticamente idêntica à versão mostrada na Ásia. A outra é a picape Pantanal 4×4 (dir), baseada no jipe Troller, do qual herdou o motor 2.8 turbodiesel e que terá preços entre R$ 55 mil e R$ 65 mil.
Nesse mês também deve chegar a Scénic com o mesmo motor 1.6 16V Flex que equipa o Clio – será a primeira minivan do mercado com a tecnologia.
A nova perua nacional 206 SW 1.6 16V, da Peugeot, também deve estrear em março na versão a gasolina.
Ainda no primeiro trimestre, a Volkswagen finalmente lançará o CrossFox 1.6 bicombustível, versão com apelo fora-de-estrada do hatch de quatro portas.
No segundo trimestre, chega o Série 1, modelo de entrada da BMW que deve custar cerca de R$ 120 mil, de acordo com estimativa de concessionários da marca.
A Mitsubishi lançará a Grandis, van com sete lugares que substitui a Space Wagon. Seu motor será o mesmo do utilitário- esportivo Airtrek (2,4 litros, de 163 cv).
Já da Kia vem o Opirus, sedã que lembra antigos modelos Jaguar e Mercedes e que terá preço em torno de R$ 130 mil.
No mesmo período, a Land Rover lançará o Discovery III com motor V8 de 4,4 litros e 300 cv, além de câmbio automático de seis marchas. Outra estréia é o Jaguar State, perua do X-Type com motor 3.0 de 231 cv.
Entre os nacionais, a minivan Citroën Picasso contará com motor 1.6 16V a gasolina entre abril e junho e depois será a vez do C4, na versão hatch de quatro portas, importado da França.
Da italiana Fiat, a novidade será a adoção do motor 1.0 bicombustível para o veterano Mille, além do Palio.