sexta-feira, 17 maio , 2024
28 C
Recife

Teste em carro de corrida mostra eficácia de tratamento para lubrificante de motor

Equipe de Fórmula 3 testa e aprova Oil Treatment da STP, depois de 500 km de treinos e corrida

- Publicidade -

“Voar” a mais de 250 km/h nas pistas de um autódromo é uma prova de fogo para qualquer motor de carro de corrida. O desgaste das peças chega a ser irreversível caso o óleo lubrificante não cumpra a sua função.

Nesse quadro de condições extremas, o STP Oil Treatment passou por um desafio. A equipe Amir Nasr Racing, uma das mais conceituadas do automobilismo brasileiro, decidiu testar o produto na pista, usando dois carros de corrida.

“Um vai só usar o lubrificante habitual; o outro vai acrescentar o produto da STP no cárter”, determinou Amir Nasr, manager da equipe.

Os carros escolhidos eram idênticos: Fórmula 3, motor 2.0, quatro cilindros em linha, injeção eletrônica e 215 cv de potência a 6.200 rpm.

- Publicidade -

Além disso, ambos pesavam 550 kg, como determina o regulamento da categoria, depois de abastecidos e com os pilotos a bordo. O teste foi realizado em uma etapa no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília.

Cada veículo rodou cerca de 500 km, entre treinos, classificação e a prova. Depois da corrida, técnicos recolheram o óleo dos automóveis para análise em um laboratório independente.

Os ensaios avaliaram a densidade, a viscosidade, os pontos de fulgor, de combustão e a presença de água e de resíduos metálicos e de carbono.

Todos os resultados foram favoráveis ao lubrificante que continha o tratamento de óleo da STP.

Além da análise dos óleos, a Amir Nasr Racing também examinou o desgaste apresentado em cada peça dos dois motores, quando fez a revisão preventiva de 4 mil quilômetros nos veículos de Fórmula 3.

- Publicidade -

A equipe comprovou a eficácia do produto nessa manutenção preventiva.

“O motor que rodou com o STP Oil Treatment apresentou um desgaste bem menor do que o normal”, afirmou Nasr. Graças aos resultados obtidos, o tratamento do óleo foi estendido a todos os carros da equipe, incluindo os carros da Stock Car e do Endurance.

Das pistas para as ruas – Os resultados observados no teste com os carros de corrida também podem ser conseguidos pelo motorista comum, usando o Oil Treatment em seu veículo.

O produto, ao ser adicionado ao óleo do motor, garante que as propriedades protetoras do lubrificante se mantenham ativas por mais tempo.

Os motores modernos, cada vez mais exigentes, a maneira de dirigir do motorista, as condições de tráfego e de percurso podem deteriorar mais rapidamente as propriedades lubrificantes do óleo.

Sem contar o combustível de má qualidade, que pode aumentar o consumo e contribuir para a formação de borras, inconveniente que pode levar à quebra do motor.

Com tantas exigências, o uso do Oil Treatment é essencial nas trocas de óleo e principalmente na hora de completar o nível entre trocas, quando é preciso restabelecer as condições ideais do lubrificante.

Basta adicionar um frasco de 450 ml do produto e verificar regularmente o nível do óleo, para garantir vida prolongada ao motor.

Matérias relacionadas

Fiat Fastback

Mais recentes

Fiat Toro

Destaques Mecânica Online

Vem aí o Seminário de Segurança e Conectividade 2024!

Avaliação MecOn

WABCO - Principal fornecedor global de tecnologias para para veículos comerciais