Engrenagens eliptícas é a solução para o funcionamento
Por volta de 1964, o conhecimento da tecnologia utilizada nos motores a explosão comuns, acrescida daquela utilizada nos motores rotativos “Wankel”, levaram à imaginação da primeira versão de um motor rotativo que deu origem não só a inventos dessa categoria, como também a um novo sistema mecânico, aplicável a um sem número de máquinas. A idéia básica era fazer com que duas hastes cruzadas executassem um movimento de “abre-e-fecha”, como tesoura, ao mesmo tempo em que girassem nas extremidades de seus eixos concêntricos, dentro de uma câmara circular.
Isso requeria variação no raio de engrenagens que, fixadas excentricamente aos seus eixos, produziriam esse efeito, num fluxo de “vai-e-vem” de transmissão de movimento. Imaginadas inicialmente com o formato redondo, tais engrenagens não tardaram a se mostrar ineficazes para o invento (elas se interpenetravam, esmagando-se).
Com estudos um pouco mais avançados, então a elipse se mostrou como tendo a geometria adequada a tais engrenagens.
A partir daí, surgiu uma primeira maquete dessa transmissão elíptica em isopor, mas as engrenagens, excêntricas demais, desgarravam durante o movimento. De qualquer maneira, o sistema funcionava para o objetivo almejado.
Enquanto uma engrenagem girava em velocidade constante, a outra acelerava e desacelerava, num movimento similar ao harmônico simples (MHS) porém sem paradas e reversões, numa trajetória circular contínua, alternando força e velocidade.
Elipses de menor excentricidade, por outro lado, pareciam funcionar perfeitamente. Por razões cujas causas não convém descrever aqui, a invenção, então, ficou estacionada por mais de 30 anos.
Com o advento das animações em computador, por volta de 1999, foi desenvolvido e publicado na Internet, sem a revelação das elípticas, é claro, um modelo animado do invento, com palhetas em forma de setores circulares no lugar das hastes.
Só em 2002 é que foi feito o real desenvolvimento técnico da idéia, agregando-se os conhecimentos físicos e científicos necessários à sua evolução.
Com palhetas de medidas angulares diferentes, combinadas com a variação das excentricidades das engrenagens elípticas, o sistema ficou completo.
Para o desgarramento, ainda foi imaginado um braço de contenção no foco livre das elípticas e para a multiplicação ou divisão do movimento, foi criado um trem intermediário de engrenagens tradicionais, redondas.
A partir daí, a idéia foi extremamente alavancada: um projeto de protótipo monocombustível foi desenvolvido, a apresentação da idéia foi feita num Congresso da SAE, novo projeto de protótipo, agora multicombustível foi feito, foi aberta a “ADG Consultoria para Projetos de Mecânica Aplicada” e, finalmente, foi criado o site www.adg-technology.com abrindo a idéia para o mundo.
Saiba mais l http://www.adg-technology.com