A Volvo do Brasil registrou em 2004 as melhores vendas em sua história: a empresa encerrou o ano passado com 6354 caminhões comercializados no mercado doméstico, o maior volume desde que se instalou no Brasil, na década de 70.
Este número é também 35% superior às 4713 unidades vendidas em 2003. A companhia obteve no período um faturamento de R$ 2,61 bilhão, valor 50% maior que a receita de R$ 1,73 bilhão registrada no ano anterior.
As exportações renderam US$ 382,5 milhões, 80% a mais que os US$ 212,6 milhões obtidos em 2003.
Sediada em Curitiba, no Paraná, a Volvo produz caminhões, ônibus e equipamentos de construção, e comercializa motores marítimos e industriais.
“A retomada do crescimento do país, a grande competitividade do agronegócio brasileiro, e o sucesso dos lançamentos dos novos veículos pesados e semipesados formam a base dessa expansão”, afirma Tommy Svensson, presidente da Volvo do Brasil.
“Os produtos de alta tecnologia e as soluções para transporte mostram a força da marca e a solidez da empresa”, completa.
Ele lembra que a empresa vem conquistando mercado não só pelos seus veículos com alto grau de tecnologia embarcada, mas também pelos valores essenciais da marca: qualidade, segurança e respeito ao meio ambiente.
“Vamos continuar o nosso esforço de prover os clientes com produtos avançados e com grande eficiência operacional, para que eles possam ter competitividade”, declara o presidente.
Bom desempenho – Foram 5088 veículos pesados (FH, NH e FM) e 1266 caminhões semipesados (VM17 e VM23) vendidos no Brasil ao longo do ano.
A linha de pesados Volvo terminou 2004 com mais de 20% do mercado brasileiro nesta classe.
Na área de ônibus, a companhia, que só produz chassis pesados, comercializou 804 unidades no ano passado, 175 para o mercado doméstico e 629 para outros países.
Em 2003, as vendas totais de ônibus (mercados interno e externo), alcançaram 596 unidades.
A Volvo do Brasil tem sob sua responsabilidade o mercado da América Latina mas, em razão da qualidade dos produtos globais que fabrica e das oportunidades comerciais que surgem, eventualmente exporta para outros continentes, com venda de veículos completos ou desmontados e componentes para outras unidades do grupo.
Mercado Mundial – Em termos globais, as vendas de caminhões da Volvo Truck Corporation ultrapassaram a marca de 97,3 mil veículos, 29% a mais que no ano anterior.
Na América Latina, a comercialização de caminhões da Volvo cresceu 43%, saltando de 5307 para 7580 veículos. O mercado que mais cresceu foi o norte-americano, com um incremento de 52%.