quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Michelin apresenta o pneu mais rápido do mundo

Pilot Sport 2 é o modelo desenvolvido com a mais avançada tecnologia da empresa para veículos de alta performance

Lançado em julho de 2004, o pneu alcançou o recorde mundial de velocidade com o carro sueco Koenigsegg CCR, em fevereiro, na pista de Nardo, na Itália.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O veículo registrou a velocidade máxima de 388 km/h, superando a marca anterior de 372 km/h, que pertencia desde 1993 à McLaren F1.

Fabricado em apenas dois países no mundo, no Brasil e na França, o Pilot Sport 2 – disponível em 19 dimensões diferentes (algumas sob encomenda), com aros de 17 a 20 polegadas – atende às exigências dos mais velozes carros esportivos e superesportivos do mundo.

O modelo oferece excelente desempenho em pistas secas ou molhadas, além da valorização estética do veículo.

- Publicidade -

Com índice Y de velocidade (300 km/h), o Michelin Pilot Sport 2 proporciona ao motorista o domínio absoluto das trajetórias do veículo, com ganhos significativos de performance.

O pneu da Michelin permite, por exemplo, ganhar 4 segundos de velocidade em relação à geração Pilot Sport (dentro de 100 segundos cronometrados em circuito de referência).

Proporciona também ganho de aproximadamente 1 metro em distância de frenagem (com base em teste de frenagem de 80 para 10 km/h sobre asfalto fino).

- Publicidade - Ofertas FIAT

Atualmente, modelos de alta performance como Mercedes McLaren SLR, Lamborghini Murcielago, BMW Motorsport M3 e M5, Audi TT, Audi Quattro A3, Audi RS4 e Ferrari 360 Modena são equipados com o pneu.

O Michelin Pilot Sport 2 é homologado também para os modelos Porsche GT2, GT3 e Carrera GT, além da Ferrari 430 e F1 Memorial.

Inovações tecnológicas – Com escultura assimétrica e taxa de recortes menor, a banda de rodagem do Michelin Pilot Sport 2 permite a aplicação de diferentes compostos de borracha.

No ombro interno da banda de rodagem, a utilização de um composto à base de sílica proporciona melhor aderência no piso molhado, maior durabilidade e bom comportamento em alta velocidade.

Já na parte externa, foi aplicado um composto híbrido, que garante melhor desempenho em pisos secos. Sobre o talão, o uso de borracha mais deslizante permite maior facilidade na montagem dos pneus.

O ombro externo ao sentido de rodagem da banda de rodagem do Michelin Pilot Sport 2 possui 30% de recortes e tacos maciços, que elevam o desempenho e a precisão na direção.

O ombro interno tem área com 40% de recortes e linhas mais profundas, fazendo com que o modelo rompa camadas de água com mais facilidade.

Outro diferencial do Michelin Pilot Sport 2 é o grande equilíbrio entre os eixos dianteiro e traseiro no desgaste, em função da escultura rígida e da estrutura interna combinada a uma cinta de poliéster ao centro.

A significativa redução do ruído interno também é um benefício que o Michelin Pilot Sport 2 apresenta, tornando-se facilmente perceptível ao usuário.

O peso e a resistência à rodagem também foram reduzidos, proporcionando menor consumo de combustível e, conseqüentemente, redução na emissão de gases poluentes.

Michelin apresenta linha Pilot Preceda – Produzida na Ásia, com tecnologia que inclui composto especial de borracha e elementos individuais injetados, a linha Pilot Preceda é uma das atrações da Michelin no Salão de Tuning.

Disponível em 13 dimensões diferentes, entre aros 15 e 17, o novo pneu foi desenvolvido para equipar veículos esportivos de alta performance. Com índice de velocidade V, permite rodar a até 240 km/h.

A linha Pilot Preceda valoriza a estética do carro e assegura uma rodagem silenciosa e confortável.

O desenho assimétrico da banda de rodagem, com zona externa mais rígida e parte interna mais recortada, permite otimizar a performance da área de contato com o solo, proporcionando maior aderência em pistas secas e molhadas.

As barras longitudinais rígidas garantem direção mais precisa e estabilidade em altas velocidades.

A relação entre perfil de aspecto baixo e uma banda de rodagem larga e plana fornece alta rigidez lateral e garante excelente comportamento em curvas.

As bordas externas rígidas e arredondadas proporcionam desgaste regular dos ombros, além de respostas progressivas da direção nas curvas fortes.

O alto nível de resistência à fadiga também está entre as vantagens do Michelin Pilot Preceda. A aplicação de composto especial de borracha sobre as bordas das cintas de aço aumenta a resistência a cortes e perfurações durante a rodagem.

O pneu conta com moderna tecnologia de produção SZD (Stripes Zero Degrees), na qual a cinta de nylon é posicionada com alta precisão.

A estrutura garante também proteção contra choques pontuais na lateral do pneu, assim como nas rodas de liga leve.

Michelin 4X4 Diamaris equipa caminhonetes esportivas de alta performance

Pneu é homologado para modelos como BMW X5, VW Touareg e Porsche Cayenne – Desenvolvida para equipar caminhonetes esportivas de alta performance, a linha de pneus Michelin 4×4 Diamaris é a melhor opção da marca para aliar elevado desempenho e esportividade às novas e luxuosas caminhonetes com tração nas quatro rodas.

Com visual moderno e refinado, está disponível em 10 dimensões com perfis de séries baixas e aros entre 17 e 20 polegadas, algumas sob encomenda.

O pneu atende ao novo segmento on/off road, criado a partir da procura por veículos com características off road para rodar no asfalto.

Com índices V e W, que permitem a condução em velocidade entre 240 km/h e 270 km/h, o 4×4 Diamaris está homologado para equipar os principais modelos do segmento de utilitários esportivos, como BMW X5, BMW X3, VW Touareg, Porsche Cayenne, Mercedes Classe M, New Range Rover e Volvo XC90.

O flanco do pneu traz a palavra Diamaris em grafia moderna, além da marca 4×4.

O modelo apresenta cordão de proteção do flanco e de roda integrados em todo conteúdo dimensional, assim como longas estrias oblíquas, que favorecem a visibilidade das marcações.

O desenho assimétrico da banda de rodagem transmite a imagem de potência e requinte. Ela conta com dois largos canais longitudinais em torno de uma estrutura de borracha central contínua.

A arquitetura do topo do pneu é composta de cabos fretados cobertos por lonas têxteis a 0º, que asseguram uma boa estabilidade em altas velocidades e máxima segurança em todas as solicitações, especialmente em solos com nível de água levado.

A zona baixa do flanco otimizada proporciona equilíbrio entre conforto e comportamento.

O perfil decrescente dos ombros garante o nível de aderência mesmo nas solicitações transversais mais fortes, enquanto o perfil do talão, com reforço têxtil, facilita a montagem e desmontagem na roda.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil