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Motores diesel em carros de alto desempenho

Imagine um SLK com motor V6 24V tri-turbodiesel, com um sério aumento em seu torque e uma forte diminuição em suas emissões.

Maluquice? Ao contrário, uma grande probabilidade para o futuro imediato. Nada menos de 56% de todos os Mercedes vendidos na União Européia no ano passado estavam equipados com motor diesel (em alguns modelos mais de 70%) e a montadora apresentou um protótipo do SLK diesel no recente salão de Genebra.

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O motor, com filtro de particulados, deixa a legislação e os verdes satisfeitos – e a empresa avisa que da metade do corrente ano em diante,
todos os seus motores diesel serão assim equipados.

O CDI 3.2 básico é de desenho muito compacto e aceita ser acoplado a um sistema 4Matic de tração múltipla, iniciando sua produção industrial entre o terceiro e o quarto trimestres desse ano, com o sedã e a perua E320 CDI 4Matic, seguido logo após pelo CLK.

Com os três turbos para o SLK, o motor desenvolve 286 hp (290 cv, 90,6 cv por litro, mais do que a maioria dos motores a gasolina de alto desempenho) e magníficos 64 kgm de torque, levando o SLK de zero a cem em 5,3 segundos.

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Dois dos turbos vão do ‘lado de fora’ do motor, e o terceiro no vale do ‘V’, entre os cilindros.

A baixas rotações, o ar flui através dos três turbos, mas a altos giros o turbo central faz o trabalho enquanto os pequenos ‘entram em vazio’ através de um sistema de bypass.

Paralelamente, o roadster Vision SL 400 biturbo entrará breve em produção com seu V8 de 319 cv e 74,5 kgm e uma caixa automática 7G-Tronic de sete marchas, que agora pode lidar com até 76,5 kgm. Este motor aparecerá primeiro, e breve, nos Classe-E e Classe-S.

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Desde primeiro de janeiro, os padrões Euro 4 exigem uma redução de 50% na emissão de particulados dos motores de automóveis, de 0,5 grama por quilômetro (EU 3) para 0,25 g/km. Os novos diesel já obedecem esses limites.

O motor diesel mais potente – Apesar do nome é japonês, construído pela fábrica Aioi da Diesel United Ltd: dois tempos e opções de seis, oito, dez, doze ou quatorze cilindros em linha, todos destinados a navios transportadores de contêineres.

Esta família de motores é uma resposta aos pedidos de armadores que querem navios monomotores e monohélices.

Os motorzinhos têm quase um metro (96,5 cm) de diâmetro de cilindro e quase dois metros e meio de curso de pistão (248,9 cm), cada cilindro deslocando 1.820 litros e desenvolvendo 7.780 hp (7.888 cv, 4,27 cv/litro), para deslocamentos totais que vão de 10.920 a 25.480 litros.

A versão de 14 cilindros tem 27,1 metros de comprimento, 13,4 m de altura, girabrequim de 300 toneladas, peso total de 2.300 toneladas, potência de 110.439 cv e torque de 776.073 kgm, ambos a 102 rpm.

Com consumo médio de cerca de 6.280 litros de óleo pesado por hora, o 14 cilindros demonstra que em regime de máxima economia possui eficiência térmica ligeiramente superior a 50% (118 g/hp/h, gramas por hp por hora); em regime de potência máxima, 126 g/hp/h, eficiência de cerca de 46,8% – bem diferente do comum dos motores de automóveis, que têm eficiência térmica, nas melhores e incomuns condições, entre 25% e 30%.

Fonte: TECHTalk

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