quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Demonstrador Citroën « C3 CITY PARK »

Sistema dá um passo importante no desenvolvimento de tecnologias ligadas à melhoria do conforto e prazer ao dirigir nas cidades

A Citroën demonstra, mais uma vez, sua capacidade inovadora e apresenta uma tecnologia que garante uma condução mais tranqüila e prazerosa nos centros urbanos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O recém criado demonstrador “C3 City Park” integra um sistema de ajuda ao estacionamento que facilita as manobras e balizas, muitas vezes consideradas desconfortáveis pelos motoristas.

Testado em um compacto premium C3 1.4, permite:
– avaliar a distância necessária entre dois veículos já estacionados;
– assistir ao motorista nas manobras através de uma rotação automática do volante;
– fornecer indicações visuais e sonoras na hora do estacionamento.

Desempenho inédito – O “C3 City Park” é equipado com um sistema de ajuda ao estacionamento bastante evoluído.

- Publicidade -

O motorista é assistido por um dispositivo semi-automático, sendo orientado por uma tela central e um dispositivo com síntese de voz.

Duas funções são levadas em consideração:
Procura de local para estacionar com baliza: o sistema controla a distância entre os veículos já estacionados e informa ao motorista a possibilidade da manobra;

Assistência semi-automática à manobra: o veículo considera a posição/ movimento das rodas a partir de sua posição em relação aos marcadores eletrônicos, que delimitam a área selecionada.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O sistema serve de “co-piloto”, dando instruções ao motorista para efetuar o resto da manobra.

Princípio de funcionamento – O motorista ativa a varredura do local de estacionamento (lado direito por padrão, esquerdo com o pisca) através de um comando situado no console central.

Esta operação, realizável a uma velocidade inferior a 25 km/h, é assegurada por três sensores de distância que permitem localizar precisamente os obstáculos adjacentes. Estes sensores são integrados aos pára-choques dianteiro e traseiro do veículo.

Quando um local de dimensão suficiente é detectado, automaticamente um sinal sonoro é ativado. Neste caso, a assistência à manobra pode ser validada pelo motorista, iniciando a operação.

Totalmente liberado da ação sobre o volante, o motorista apenas avança ou recua o veículo de acordo com as instruções visuais/sonoras que recebe. A rotação automática do volante é contínua em função do deslocamento.

Se o motorista desejar retomar a operação manual, o sistema pode ser desativado a qualquer momento. Para isso, basta tocar levemente no volante.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil