Sistema dá um passo importante no desenvolvimento de tecnologias ligadas à melhoria do conforto e prazer ao dirigir nas cidades
A Citroën demonstra, mais uma vez, sua capacidade inovadora e apresenta uma tecnologia que garante uma condução mais tranqüila e prazerosa nos centros urbanos.
O recém criado demonstrador “C3 City Park” integra um sistema de ajuda ao estacionamento que facilita as manobras e balizas, muitas vezes consideradas desconfortáveis pelos motoristas.
Testado em um compacto premium C3 1.4, permite:
– avaliar a distância necessária entre dois veículos já estacionados;
– assistir ao motorista nas manobras através de uma rotação automática do volante;
– fornecer indicações visuais e sonoras na hora do estacionamento.
Desempenho inédito – O “C3 City Park” é equipado com um sistema de ajuda ao estacionamento bastante evoluído.
O motorista é assistido por um dispositivo semi-automático, sendo orientado por uma tela central e um dispositivo com síntese de voz.
Duas funções são levadas em consideração:
Procura de local para estacionar com baliza: o sistema controla a distância entre os veículos já estacionados e informa ao motorista a possibilidade da manobra;
Assistência semi-automática à manobra: o veículo considera a posição/ movimento das rodas a partir de sua posição em relação aos marcadores eletrônicos, que delimitam a área selecionada.
O sistema serve de “co-piloto”, dando instruções ao motorista para efetuar o resto da manobra.
Princípio de funcionamento – O motorista ativa a varredura do local de estacionamento (lado direito por padrão, esquerdo com o pisca) através de um comando situado no console central.
Esta operação, realizável a uma velocidade inferior a 25 km/h, é assegurada por três sensores de distância que permitem localizar precisamente os obstáculos adjacentes. Estes sensores são integrados aos pára-choques dianteiro e traseiro do veículo.
Quando um local de dimensão suficiente é detectado, automaticamente um sinal sonoro é ativado. Neste caso, a assistência à manobra pode ser validada pelo motorista, iniciando a operação.
Totalmente liberado da ação sobre o volante, o motorista apenas avança ou recua o veículo de acordo com as instruções visuais/sonoras que recebe. A rotação automática do volante é contínua em função do deslocamento.
Se o motorista desejar retomar a operação manual, o sistema pode ser desativado a qualquer momento. Para isso, basta tocar levemente no volante.