sexta-feira, 9 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Estudantes de engenharia mostram inovações em tecnologia veicular

Ao invés de rolamentos, o veículo SAE Mini Baja da UFC correu com buchas de nylon; outro grupo propõe o uso do etanol em um motor diesel; e um avião que decola na vertical.

As três propostas estudantis serão apresentadas no dia 23 de novembro, às 17h30, no Painel Futuros Engenheiros.

- Publicidade -

Quando o assunto é inovar, os estudantes de engenharia brasileiros são os melhores. Com criatividade, encontram solução para quase tudo, principalmente quando a verba é curta.

Foi assim que a equipe de mini baja da Universidade Federal do Ceará (UFC) desenvolveu um sistema inovador que substitui os rolamentos do veículo por buchas de nylon, para diminuir custos e o peso do carro.

Com o novo sistema, enfrentaram com sucesso as rígidas provas da 11ª Competição SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja, realizada em abril deste ano, e percorreram mais 300 km depois disso.

- Publicidade -

O processo que levou ao desenvolvimento dessa nova tecnologia e os resultados obtidos serão apresentados no ‘Painel dos Futuros Engenheiros’, dia 23 de novembro, às 17h30, durante o XIV Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, que acontece entre os dias 22 e 24 de novembro, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, juntamente como outros dois projetos também elaborados por estudantes de engenharia: um motor diesel a etanol e um avião que decola e pousa na vertical.

Desenvolvido por alunos da Escola de Engenharia Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano, o motor ciclo diesel a etanol estuda a viabilidade econômica de se utilizar etanol em um motor fabricado originalmente para funcionar com diesel, uma vez que a legislação brasileira impede o uso de veículos de passeio a diesel.

Já os estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos da USP (EESC-USP) apresentam um estudo sobre uma aeronave de pouso e decolagem vertical, que já está em seu quarto protótipo e em fase de implementação dos controles.

- Publicidade -

O objetivo é que o veículo seja capaz de fazer vigilância aérea em lugares de difícil acesso, com a vantagem de ter as partes rotativas ‘carenadas’, fator que protege o avião de possíveis colisões.

“Nosso papel é elevar ao máximo o nível de formação dos estudantes e incentivar o desenvolvimento de idéias, que enriquecem o futuro da engenharia brasileira”, afirma o engenheiro Ariel Soares, diretor em Produtividade e Qualidade da AHM Consultoria e diretor do Comitê de Atividades Acadêmicas do Congresso.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008