sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Fiat: prêmio pela excelência no respeito ao cliente

O objetivo dessa pesquisa foi verificar, do ponto de vista dos consumidores brasileiros, quais as empresas que realmente os respeitam.

Dentre os 33 segmentos avaliados, a Fiat foi a vencedora na categoria Bens de Consumo – Automóveis.

- Publicidade -

A Fiat Automóveis foi a vencedora da pesquisa “As empresas que mais respeitam o consumidor”, realizada pela Revista Consumidor Moderno, em parceria com a TNS Interscience, que ouviu mais de 12 mil consumidores no país.

A revista é líder e referência nas relações empresa-cliente e pioneira na abordagem das relações de consumo, satisfação e fidelização de clientes, estratégias de marketing e responsabilidade social.

A pesquisa realça, mais uma vez, a excelência do trabalho realizado pela montadora no relacionamento com o cliente.

- Publicidade -

Entre os atributos analisados para a pesquisa a Fiat é destaque nos principais pontos:

Atendimento – com mais de 500 pontos de atendimento em todo o país, a montadora se destaca com o programa Qualidade Total de Atendimento – QTA – baseado na avaliação dos processos e motivação das pessoas.

Seu objetivo é reforçar as atitudes das equipes de atendimento para os itens que têm valor percebido pelos clientes, tanto na área de vendas como de pós-vendas.

- Publicidade -

Qualidade – A Qualidade sempre foi uma preocupação.

Em 1995, em consonância com o lançamento do Palio – como carro mundial – e, principalmente, com a maturidade alcançada nos processos produtivos e gerenciais, a Engenharia da Qualidade iniciou a implementação do Sistema da Qualidade Fiat baseado nas normas ISO 9000.

A implementação de um Sistema da Qualidade estruturado consolidou a preocupação da empresa com a qualidade do produto, seu custo, o atendimento e a segurança de quem fabrica e de quem utiliza o veículo produzido.

Hoje, a qualidade Fiat é reconhecida pelos Organismos Internacionais da Qualidade e também pelos consumidores.

Preços – Além de uma gama de produtos que atende aos segmentos de mercado mais competitivos, a Fiat é reconhecida como a marca de melhor relação custo/benefício do mercado.

Este atributo não se refere apenas ao preço, mas refere-se, sobretudo, à combinação entre preços competitivos em seus segmentos, com conteúdos tecnológicos superiores.

A avaliação da relação custo/benefício também leva em consideração aspectos como a economia de combustível, os custos de manutenção e serviços pós-vendas, além do preço de revenda.

Propaganda – Desde sua chegada ao mercado brasileiro, há 30 anos, a Fiat Automóveis tem buscado imprimir à sua publicidade a ousadia que caracteriza também os seus produtos.

Esta ousadia revela-se em uma comunicação bem-humorada e descontraída, sem menosprezar a inteligência do público.

Já no início dos anos 90, com o primeiro carro popular lançado no mercado brasileiro, a Fiat deu uma aula de cidadania com a campanha “Respeito é bom e eu gosto”, quando lançou o programa “Mille On Line”.

Na época, a grande procura por carros novos provocava ágio no mercado e a Fiat garantiu o atendimento ao consumidor, ao preço de tabela, através de um programa de vendas que registrava os pedidos dos consumidores por ordem de entrada.

Outra campanha marcante foi a “Revendo conceitos”, que marcou os 25 anos da montadora no Brasil. Com uma linguagem moderna e irreverente, a campanha mostrou que a sociedade contemporânea não convive mais com comportamentos antiquados e preconceituosos.

Responsabilidade Social – O compromisso social da Fiat com a sociedade brasileira está fundamentado em programas que têm a educação como foco principal.

As práticas de responsabilidade social da Fiat já beneficiaram mais de 22 milhões de jovens em todo o País.

Os projetos são separados em quatro grandes grupos: Educação para o Trânsito, com o programa Você Apita; Brasilidade, com o projeto Tesouros do Brasil; Inclusão Social, com os programas ABC+ (alfabetização de jovens e adultos), Árvore da Vida e Esportista Cidadão; e Ecologia, destacando-se o fato de ser a primeira montadora de automóveis e veículos comerciais leves a ter o certificado de qualidade ambiental ISO 14001.

O resultado completo da pesquisa, realizada pelo terceiro ano consecutivo, será publicado na edição do próximo mês da Revista Consumidor Moderno.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn