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Magneti Marelli apresenta tecnologias inéditas

As novidades ficam por conta do sistema de navegação para carros – Smart Router, dos amortecedores monotubular e eletrônico e do coletor de exaustão tubular com catalisador integrado

A participação da Magneti Marelli no Congresso SAE 2005, que acontece de 22 a 24 de novembro no Transamérica Expo Center, em São Paulo, será marcada pela apresentação de diversas novidades tecnológicas para o setor automotivo.

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As quatro unidades do Grupo – Eletrônica, CAS – Cofap Automotive Suspension, Automotive Lighting e Escapamentos – mostram seus lançamentos, inovações e todas as suas linhas de produtos que fazem com que o Grupo Magneti Marelli seja mundialmente reconhecido como referência em desenvolvimento e produção de componentes de alta tecnologia para praticamente todas as montadoras de veículos no mundo.

Um dos principais destaques é da divisão Eletrônica, que apresenta seu mais recente lançamento, o Smart Router, sistema de telemática que trabalha com GPS – Global Positioning System – veicular para traçar rotas, opções de caminhos e facilitar a vida dos motoristas em suas atividades profissionais e de lazer.

A mesma tecnologia permite também a integração de outros recursos como telefone inteligente com viva voz, sistema de rastreamento e chamadas de emergência ligadas ao air bag.

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Desenvolvido em parceria com a unidade italiana da Magneti Marelli Eletrônica, o Smart Router é uma tecnologia inédita no País e foi aplicado em protótipos brasileiros de duas montadoras para testes.

Os visitantes do Congresso SAE poderão conferir a tecnologia testando o Smart Router em um cock pit – simulador – montado dentro do estande da empresa.

Além do sistema de navegação, a Magneti Marelli Eletrônica mostra também seus outros produtos como os sistemas eletrônicos para habitáculos, quadros de bordo, ou painéis de instrumentos, e body computers, além de seus últimos lançamentos como os painéis de instrumentos do Fiat Idea, Fox e Gol GIV e o body computer do Fiat Idea.

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A CAS – Cofap Automotive Suspension – que abrange as linhas de negócios amortecedores, sistemas de suspensão, sinterizados e camisas de cilindro, mostra toda a sua linha de produtos no Congresso SAE 2005.

Os destaques ficam por conta do amortecedor monotubular e do sistema de amortecimento eletrônico (SDC).

O amortecedor monotubular, como o próprio nome já diz, é composto por apenas um tubo que trabalha com alta pressão de gás que confere uma resposta do sistema valvular mais adequada e, conseqüentemente, melhor performance se comparado aos amortecedores convencionais bitubulares, além de reduzir o número de componentes do veículo.

Já o SDC (Synaptic Damping Control) é um sistema de amortecimento eletrônico, no qual todo o sistema de amortecedores é controlado por uma centralina, que proporciona mais conforto e segurança aos motoristas e passageiros.

As demais linhas de amortecedores tradicionais também estarão presentes demonstrando os produtos da empresa líder do setor com 72% de participação no mercado de equipamento original.

A Magneti Marelli Escapamentos, empresa do grupo responsável por desenvolvimento e produção de Sistemas de Exaustão, tem como grande destaque no Congresso SAE o coletor tubular com catalisador integrado, que recebeu investimentos da ordem de R$ 5 milhões e já equipa diversos modelos da Fiat e da General Motors.

O novo produto foi desenvolvido de forma pioneira pela Magneti Marelli Escapamentos no Brasil e oferece vantagens como maior performance do motor, diminuição do consumo de combustível, menor custo do sistema de exaustão e menor peso, atendendo um dos objetivos das montadoras de diminuir o peso dos veículos.

Isso tudo é possível graças ao fato de o sistema trabalhar com temperaturas mais elevadas que o convencional e de o catalisador ser integrado ao coletor, o que permite que ele atinja rapidamente a temperatura necessária para se iniciar o processo de catálise, reduzindo razoavelmente o consumo de combustível do carro e o custo do sistema em si.

Além disso, as dimensões das peças são reduzidas e a quantidade de metais nobres do catalisador é menor, o que possibilita a diminuição no preço do produto.

A unidade da Magneti Marelli responsável pelo desenvolvimento e produção de sistemas de iluminação veicular, entre eles faróis e lanternas, a Automotive Lighting, apresenta no Congresso SAE 2005 seus lançamentos mais recentes, como a lanterna do novo Vectra, o farol do Gol GIV, a lanterna Peugeot 206 SW e o farol do caminhão Constellation da Volkswagen, todos com visual atraente e inovações na injeção plástica.

Outras peças que equipam modelos e versões das grandes montadoras como Fiat, Volks Caminhões, PSA e Ford também serão expostas durante o Congresso.

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