A Toyota Motor Corporation (TMC) investe fortemente em carros híbridos e hoje possui uma das mais avançadas tecnologias nessa categoria de veículos
A meta da Toyota é chegar em 2010 com a produção de 1 milhão de veículos híbridos por ano.
Hoje, entre seus carros-conceito híbridos destacam-se o Fine-X, um híbrido com célula de combustível instalada abaixo do assoalho, e o i-swing, um veículo de mobilidade pessoal.
Ambos estão sendo apresentados no 39º Salão do Automóvel de Tóquio, que acontece de 22 de outubro a 06 de novembro em Tóquio, no Japão.
O Fine-X, nome que deriva de “fuel cell innovation emotion experiment” é um revolucionário conceito, que proporciona o desempenho ambiental de um sistema híbrido de célula de combustível e oferece facilidade de movimento por meio do controle de acionamento independente das quatro rodas, de quase 90º, e um mecanismo de grande ângulo de direção.
O veículo, que atinge 200 km/h, visa oferecer um clima de “hospitalidade” por meio da intensidade de iluminação variável no interior e também por meio de “assentos de boas-vindas” elétricos, que se movem para dentro e para fora do carro na medida em que as portas do tipo asa de gaivota se abrem para ajudar a entrar e sair do veículo.
Segundo o gerente geral de projeto da Divisão de Planejamento de Veículos Avançados da Toyota Motor Corporation, Naoki Okada, um desempenho operacional completamente novo, incluindo rotação sobre si mesmo, e a capacidade de facilmente executar operações de estacionamento e reversão de direção são proporcionadas pela combinação de um acionamento independente e esterçamento das quatro rodas e um mecanismo de direção de grande ângulo de esterçamento com motores elétricos alojados em cada uma das quatro rodas.
Na área de desempenho ambiental, um sistema híbrido de célula de combustível é empregado.
Além disso, a TMC também está adotando um sistema de carbono neutro utilizando materiais à base de plantas que crescem absorvendo o CO2 no meio ambiente natural, para componentes internos e externos.
Como resultado, mesmo que estes componentes sejam incinerados ao serem descartados (reciclagem térmica), não haverá qualquer acréscimo na quantidade global de CO2 no meio ambiente.
i-swing – O carro-conceito híbrido i-swing é um novo veículo de mobilidade pessoal que permite ao motorista expressar sua individualidade. O veículo passa a sensação de poder ser “vestido”.
Sua carroçaria de uretana de baixa resistência é coberta em tecido para suavizar qualquer impacto enquanto estiver operando perto de pessoas, e um painel de iluminação de LEDs pode ser personalizado para exibir uma imagem adequada ao humor do condutor.
Ao viajar por uma rua de intenso tráfego, o i-swing pode operar em modo duas rodas, ocupando pouco espaço, de forma que é possível viajar enquanto se acompanha e conversa com alguém a pé. O veículo atinge 10 km/h.
Quando houver necessidade de mover-se um pouco mais rápido, o i-swing pode mudar para um modo de três rodas, que chega a 20 km/h.
Além do controle por alavanca, um controle de pedal pode ser utilizado para proporcionar uma sensação revigorante de fazer uma curva enquanto você inclina o peso de seu corpo, como se estivesse esquiando.
“O i-swing propõe a utilização da comunicação de Inteligência Artificial, para que ela possa crescer, aprender os hábitos e as preferências dos usuários, armazenando dados relevantes sobre eles”, explica Ken Tanoue, gerente geral de projeto da Divisão de Engenharia de Sistemas de Veículos Híbridos da Toyota Motor Corporation.