Com a presença de Tetsuo Iwamura, presidente da Honda South America, e do governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, entre outras autoridades, a Honda realizou o anúncio de investimentos da ordem de R$ 41 milhões (R$ 16 milhões para a Divisão de Peças e R$ 25 milhões para o Centro de Treinamento e CETH).
Impulsionada pelo crescimento constante no volume de negócios no País, a Honda anuncia o início da construção de três novas unidades em Recife (PE): um Centro de Treinamento, um Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH) e mais uma Divisão de Peças.
Com isso, a empresa planeja descentralizar algumas operações, fortalecer a imagem na região e ampliar a excelência no atendimento aos consumidores da marca.
O evento para o descerramento da Pedra Fundamental, aconteceu no dia 9 de fevereiro, e contou com a presença de Tetsuo Iwamura, presidente da Honda South America, e do governador de Pernambuco, Jarbas Vasconcelos, entre outras autoridades.
A obra deve consumir investimentos da ordem de R$ 41 milhões (R$ 16 milhões para a Divisão de Peças e R$ 25 milhões para o Centro de Treinamento e CETH).
As obras estão previstas para serem entregues ainda no segundo semestre deste ano.
Para as futuras instalações, a empresa adquiriu dois terrenos.
Um em Recife, com 128 mil m2, onde serão construídos o Centro de Treinamento e o CETH, e outro em Jaboatão dos Guararapes (região metropolitana da capital pernambucana), com mais de 50 mil m2, para a Divisão de Peças.
Nordeste: escolha estratégica – A escolha pelo Nordeste foi baseada em estudos detalhados.
Com quase 48 milhões de moradores, de acordo com o último Censo de 2000 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a região tem forte representatividade nos números da Honda no Brasil.
Das 615 concessionárias de motocicletas espalhadas pelo País, 152 estão concentradas no Nordeste, ou seja, quase 25% de toda a rede.
O mercado nordestino responde por 23% do total de vendas de motocicletas e, por 25% do total de peças desse segmento.
O município de Recife, em especial, foi escolhido por possuir a melhor logística em comparação com outros grandes centros da região.
Com quase 1,5 milhão de habitantes, a capital pernambucana está centralizada entre duas das principais cidades nordestinas: Salvador (BA) e Fortaleza (CE).
Outro dado é sua localização privilegiada à BR-101, uma das principais vias de acesso ao Estado de São Paulo – centro econômico nacional e sede da Honda Automóveis -, e a proximidade das rodovias federais BR-316 e BR-232, que levam até Manaus (AM), onde está a fábrica da Moto Honda da Amazônia.
Tetsuo Iwamura, presidente da Honda South America -Centro de Treinamento Honda: investimento no profissional para melhor atender o consumidor – A Honda sempre teve como finalidade difundir o conhecimento técnico de seus produtos.
O Centro de Treinamento, em Recife, será mais um exemplo dessa política implantada no início das atividades da empresa no País, em 1971, e será semelhante ao trabalho desenvolvido desde a década de 90, em Sumaré (SP), pelo CTS (Centro de Treinamento de Serviços).
A futura instalação será construída em área coberta de 5,2 mil m2, incluindo restaurante e área de lazer, e oferecerá todo suporte necessário para que cada profissional esteja capacitado para exercer suas funções com qualidade.
A Honda prevê a qualificação anual de 8 mil profissionais, uma vez que o Centro tem capacidade para receber 150 treinandos por dia.
A Unidade será voltada ao treinamento técnico e administrativo dos funcionários das concessionárias e distribuidores autorizados de motocicletas e automóveis.
O espaço terá estrutura para desenvolver, entre inúmeras ações, aulas práticas e teóricas de reparação mecânica, elétrica, diagnósticos de defeitos e manutenção.
Seminários, convenções e reuniões também fazem parte do leque de atividades a serem aplicadas na Unidade.
Inovação e qualidade – Em matéria de tecnologia, o novo centro agregará o que há de mais inovador no mercado. Além dos equipamentos convencionais, oferecerá treinamento em aparelhos de última geração.
O IST, sigla em inglês para Sistema de Treinamento Individualizado, por exemplo, foi desenvolvido pelos mais experientes instrutores da Honda dos Estados Unidos e do Japão e adotado pelo CTS de Sumaré (SP), assim como em outras Unidades da empresa em vários países.
O objetivo é obter mais eficiência e assegurar 100% de capacitação para todos os profissionais.
O método utilizado, padrão em todas as Unidades Honda no mundo, é inovador: envolve autodidatismo e inclui apostilas, computadores, vídeos e, principalmente, atividade prática.
O sistema será aplicado de forma individualizada, adotando material auto-explicativo, denominado módulo, que exige a participação efetiva do treinando em todas as atividades teóricas e práticas.
O instrutor poderá dedicar maior atenção aos alunos, explorando os conteúdos detalhadamente através dos módulos, guias técnicos, computadores, fitas de vídeo e outros recursos que estarão disponíveis também na concessionária, como Manuais de Serviço e Boletins Técnicos.
CETH: compromisso com a segurança – No mesmo terreno onde ficará o Centro de Treinamento, a Honda desenvolverá o Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), cuja proposta é difundir e aproximar ainda mais o público regional do conceito de pilotagem com segurança, empregado pela marca desde a década de 70.
A estrutura foi inspirada na pioneira unidade de Indaiatuba (SP), em funcionamento desde 1998.
O novo projeto, em Recife, contará com três áreas e é direcionado exclusivamente ao setor de duas rodas.
O primeiro é um espaço coberto de 1200 m2, que, entre outras funções, será voltado para a realização de aulas teóricas para instrutores de pilotagem com segurança das concessionárias, órgãos governamentais e frotistas.
O outro terreno, com 20 mil m2, abrigará uma pista pavimentada para aplicação da parte prática do curso de pilotagem com segurança.
Nessa área, os alunos aprenderão técnicas como frenagem, slalon simples e duplo.
A terceira área, a maior do CETH, contará com uma pista de terra para prática de pilotagem em vias não pavimentadas, trilhas e motocross. Serão 90 mil m2 destinados a esse tipo de atividade.
Toda a estrutura da instalação focará na reciclagem de instrutores dos Centros de Formação de Condutores (CFC), moto-escolas e congêneres, por meio de convênio com o Departamento de Trânsito (Detran) local.
O CETH pernambucano terá capacidade para aplicar exames práticos para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação de motociclos.
Os investimentos previstos para o Centro de Treinamento e o CETH são da ordem de R$ 25 milhões.
Indaiatuba: trânsito mais prudente – Desde sua chegada ao Brasil, a Honda sempre colaborou para a formação de um trânsito mais seguro, ampliando constantemente as atividades para atingir um número cada vez maior de motociclistas.
O Centro Educacional de Trânsito Honda (CETH), em Indaiatuba (SP), é uma das principais iniciativas da empresa nessa área.
Inaugurado em 1998, o CETH é considerado referência na conscientização de motociclistas.
Ocupa área de 124 mil m2 e tem infra-estrutura adequada para aulas teóricas e práticas. Somente em 2005, foram capacitados 9,5 mil motociclistas e, desde a implantação da Unidade, mais de 46 mil pessoas passaram por treinamentos.
Hoje, a rede de concessionárias dispõe de 1,3 mil instrutores de pilotagem formados. Esses profissionais atuam como multiplicadores em suas regiões, disseminando orientações sobre segurança em estradas, rodovias e vias públicas.
Um dos braços do CETH são os CETC’s (Centro de Educação de Trânsito da Concessionária). São quase 40 concessionárias autorizadas no País com a responsabilidade de difundir os conceitos de segurança na sociedade brasileira.
É uma espécie de extensão do que é aplicado em Indaiatuba. As concessionárias contam com estrutura necessária para que o motociclista seja informado sobre como ter prudência no trânsito.
Divisão de Peças: agilidade na entrega – Uma das propostas da Honda para descentralizar algumas operações no Brasil é agilizar o processo de abastecimento de outros centros.
Por isso, anunciou a construção da Divisão de Peças – Unidade Recife e manterá o mesmo padrão do trabalho desenvolvido em Sumaré/SP.
O local escolhido foi Jaboatão de Guararapes, município pertencente à região metropolitana de Recife. São mais de 8 mil m2 voltados ao estoque, venda e distribuição de peças de reposição.
Com investimento previsto de R$ 16 milhões, a unidade tem estrutura para atender 100% dos pedidos de toda rede de automóveis e das concessionárias de motocicletas.
Inicialmente a projeção é estocar 8 mil itens. A Unidade deverá movimentar mais de 21 milhões de peças por ano.
Com isso, a Honda vai proporcionar ao cliente regional total tranqüilidade no que se refere a uma eventual necessidade, pois ele tem o respaldo das peças de reposição sempre que for preciso, e que são mantidas por 20 anos após a descontinuação de um produto.
As peças originais comercializadas pela marca são as mesmas utilizadas na linha de produção dos veículos zero-quilômetro.
Entre as vantagens, estão a aplicação sem ajustes e adaptações, garantia do produto e mão-de-obra, qualidade, durabilidade e segurança. O objetivo é assegurar alto grau de satisfação do cliente.
A nova Divisão de Peças terá a incumbência de otimizar o processo de atendimento em inúmeras localidades.
Conseguirá reduzir de oito dias (atualmente) para quatro dias a entrega nas concessionárias com até 1.500 quilômetros de distância. Isso, conseqüentemente, diminuirá o estoque de toda a rede de automóveis e motocicletas.
Sumaré: abastecimento nacional – A Divisão de Peças da Honda, localizada na fábrica de Sumaré (SP), é responsável atualmente por todo o abastecimento de peças de reposição originais Honda para automóveis, motocicletas e produtos de força. Só para a área de automóveis são armazenados atualmente 48.917 itens diferenciados.
A Divisão de Peças ocupa hoje uma área total de 120 mil m², sendo 32.900 m² de área construída.
O departamento movimenta 2,88 milhões de itens diferenciados e 18 milhões de peças anualmente.
A Unidade conta com cerca de 250 funcionários, entre diretos e indiretos, responsáveis por atender, só no segmento de automóveis, uma demanda mensal de 550 mil peças.
A demanda de peças de duas rodas é da ordem de 1,5 milhão/mês. Atualmente, o índice do atendimento de pedidos urgentes de veículos à rede é de quase 100%.
Ricardo Ghigonetto / Tarcisio Dias