Departamento de Pesquisa desenvolve estação compacta para abastecimento de veículos a célula de combustível em casa
A Honda anunciou a instalação da primeira unidade da Home Energy Station III (HES III), que permite o abastecimento de veículos a célula de combustível em casa.
A estação de abastecimento é 30% menor e produz 50% mais hidrogênio que o protótipo anterior desenvolvido pelo Departamento de Pesquisa.
Instalada na sede da empresa em Torrance, Califórnia (EUA), a HES III funciona a partir do gás natural, o qual transforma em hidrogênio, eletricidade e aquecimento – os dois últimos especificamente para fornecimento à residência.
O sistema, que abastecerá o primeiro veículo movido a célula de combustível lançado ao público consumidor, o Honda FCX, é uma substancial contribuição para viabilizar a aplicação de “energias limpas” nos automóveis.
Até então, a restrita rede de abastecimento, que dependeria de uma expansão por meio dos atuais postos de combustível, era o principal entrave à popularização da tecnologia.
A Home Energy Station III foi projetada para suprir de hidrogênio um veículo a célula de combustível de uso diário e fornecer eletricidade suficiente para uma residência de médio porte.
Além de impulsionar a comercialização dos veículos a célula de combustível, a HES III está em conformidade com os mais avançados projetos de residências ecologicamente corretas ao proporcionar economia de recursos naturais e, ainda, de custos para o proprietário.
Em caso de interrupção no fornecimento de energia elétrica o dispositivo reforça sua atuação por meio do hidrogênio estocado em seus tanques, já que possui uma célula de combustível interna para convertê-lo em eletricidade.
A célula de combustível da Honda emprega o que há de mais moderno já desenvolvido, pois se trata da única a utilizar um ultra-capacitor no lugar das baterias, de elevado volume e reduzida autonomia.
Atualmente, a tecnologia que emprega o hidrogênio para gerar energia elétrica e emite apenas vapor d’água é considerada a mais promissora substituta dos combustíveis fósseis, e está para ser lançada, inclusive, em dispositivos eletroeletrônicos portáteis.