A Nissan Motor Co. recebeu aprovação do governo japonês para realizar testes públicos com a última versão do X-TRAIL FCV (Fuel Cell Vehicle), movido a hidrogênio.
A célula de combustível do utilitário esportivo é cerca de 60% menor do que a apresentada na versão anterior (2003).
Apesar de compacta, a nova versão tem capacidade de gerar até 90KW, atingir a velocidade máxima de 150km/h e possui autonomia para 370km.
O veículo é equipado com um cilindro de alta pressão para armazenamento de hidrogênio com capacidade de 35MPa, o que representou uma redução de 15% do seu tamanho original.
Entretanto, devido à melhoria do sistema da célula de combustível, a autonomia do veículo aumentou de 350Km para 370Km.
O FCV vem sendo elaborado desde 1996. Paralelamente ao trabalho de design e engenharia conduzido pelo Japão, um intensivo programa de teste e desenvolvimento foi conduzido em outros mercados como, por exemplo, Estados Unidos, onde a Nissan é membro do Califórnia Fuel Cell Partnership (CaFCP).
Novos testes públicos devem ser realizados no mês de fevereiro no Canadá e em outras localidades onde existem estações de abastecimento de hidrogênio.
Separadamente, a Nissan também anunciou que desenvolveu um X-TRAIL FCV com um tanque com capacidade de armazenar 70MPa, o que resultou em uma autonomia de 500Km, cerca de 1.4 vezes mais do que o do modelo 2003.
NISSAN INICIA UTILIZAÇÃO DE ENERGIA EÓLICA EM SUNDERLAND – A Nissan Motor Co. iniciou esta semana a utilização de energia eólica na fábrica de Sunderland, Inglaterra, uma das maiores e mais importantes da companhia.
Inaugurada em 1984, a fábrica inglesa será a primeira da Nissan a contar com este tipo de energia alternativa. Responsável pela produção de 319.652 veículos (Micra, Almera e Primera) por ano, Sunderland terá 5% da energia necessária para movimentar a fábrica anualmente gerada por seis turbinas de vento.
Erguido no centro dos 750 acres de Sunderland e com investimentos de dois milhões de libras, o projeto visa a redução da emissão de dióxido de carbono em até 10.000 toneladas/ano.
Diferente de outras fazendas de energia eólica, o projeto da Nissan foi inteiramente planejado para uma área plana e industrial.
A implantação da fazenda conta com a aprovação do Conselho da cidade de Sunderland, bem como de seus moradores, à medida que estará plenamente de acordo com o nível de emissões de ruídos permitidos.
“As seis turbinas já estão funcionando e gerando energia para toda a fábrica. Nós estamos muito satisfeitos com o início da produção”, informou Graham Bagley, engenheiro da Nissan.
“Esta primeira fazenda de energia eólica da companhia, além de diminuir as emissões de CO2 e de outros poluentes, será também responsável por significativa economia de energia”, complementa. Segundo o engenheiro, por se tratar da primeira experiência, o projeto tem gerado grande interesse entre as demais subsidiárias da companhia.
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