Caravana traçou uma rota estratégica que passará por regiões com grande concentração de caminhoneiros.
A Caravana Siga Bem Caminhoneiro chega agora a Recife/PE. O evento estará na cidade no dia 17 de fevereiro. O ponto de encontro é o Divepe, localizado na – Av. Mascarenhas de Moraes, 2581.
O projeto, cujo objetivo é conscientizar milhares de caminhoneiros da importância de se combater a violência e a prostituição de crianças e adolescentes já passou por diversos estados brasileiros.
A questão do combate à prostituição infantil, problema antigo no País, começou a ser discutida entre caminhoneiros em 2003 por iniciativa do Projeto Siga Bem Criança, que integra o Programa Petrobras Fome Zero e conta ainda com a participação da Subsecretaria Especial dos Direitos Humanos e organismos como a UNICEF.
Para isso, foi criada uma campanha de conscientização e lançado um Disque Denúncia (0800 990 500), que conta hoje com o apoio de milhares de caminhoneiros, que se tornaram parceiros na luta contra a exploração sexual de crianças e de adolescentes.
Em 2004, depois do lançamento da Caravana, o número de denúncias cresceu significativamente, recebendo nesse período cerca de 8.500 ligações. As ambições para este ano são ainda maiores.
Ações de preservação do meio-ambiente e uso racional da água – Outro importante objetivo da Caravana neste ano é levar aos caminhoneiros, nas rodovias, ações de preservação do meio-ambiente.
Sinalizar aos profissionais pontos sensíveis das estradas, onde existem áreas de proteção ambiental e de mananciais hídricos, e discutir o uso racional da água, transformando assim cada caminhoneiro em um “Amigo das Águas”. Nesse desafio, a Caravana contará com a participação técnica da ONG Funatura – Fundação Pró-Natureza.
Caravana 2005 terá ainda mais amplitude – Os objetivos dessa segunda edição são mais ambiciosos.
Se em 2004 mais de 600 mil caminhoneiros de todo o país tiveram contato com a Caravana, a expectativa para este ano é chegar perto da casa de 1 milhão.
Para tanto, serão rodados mais de 30 mil km e visitadas mais de 200 cidades durante o período de sete meses. E mais: a proposta inédita da Caravana, que une promoção com responsabilidade social e ambiental, chegará à Argentina.
Segundo Alexandre Côrte, diretor da Cobram, a Caravana 2005 terá mais amplitude. Os mais de 180 dias na estrada e a pesquisa realizada com mais de oito mil caminhoneiros em 2004 serviram de referência para o desenvolvimento de um programa ainda melhor.
“Na questão ambiental, por exemplo, além dos cursos e palestras de conscientização, faremos um trabalho de sinalização das áreas de mananciais ao lado das estradas para que os caminhoneiros sejam conscientizados e preservem os nossos recursos hídricos”, destaca Côrte.
“Ampliaremos também o nosso universo de pesquisa, que passará de oito para doze mil caminhoneiros”, conclui.
O sucesso da primeira edição – No ano passado, a Caravana Siga Bem Caminhoneiro contabilizou em seis meses mais de 20 mil km rodados, totalizando impacto direto em praticamente 1/3 dos mais de 2 milhões de caminhoneiros que trafegam pelas estradas brasileiras.
Pela primeira vez promoção e responsabilidade social foram utilizadas paralelamente para uma mudança de atitude em relação a problemas tão sérios como combate à prostituição infantil, segurança nas estradas e preservação do meio ambiente.
O reconhecimento do projeto veio por meio da conquista do TOP de Marketing 2005, do AMPRO Globes Awards 2005 e do prêmio Destaque no Marketing” concedido pela Associação Brasileira de Marketing & Negócios (ABMN).
As regras para concorrer ao Prêmio Caminhoneiro do Ano – A eleição do Caminhoneiro do Ano Siga Bem 2005 premiará os melhores profissionais das estradas brasileiras.
Para concorrer, os interessados não precisam adquirir qualquer produto ou serviço das empresas promotoras ou patrocinadoras do evento.
A premiação busca difundir as regras e leis de trânsito, princípios de cidadania e boas práticas de condução de veículos, além de apoiar o Movimento Nacional de Luta em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Para participar, os motoristas precisam possuir carteira de habilitação categoria “C” ou superior e devem comparecer durante o período da promoção – de outubro de 2005 a abril de 2006 – a um dos pontos de parada da Caravana Siga Bem Caminhoneiro.
Os interessados também devem se cadastrar no local e responder às questões sobre os temas específicos do concurso. (legislação de trânsito, proteção à infância, práticas de condução veicular, conservação de veículos e estradas etc.).
Ao todo, serão seis etapas e cada uma delas terá quatro finalistas, totalizando 24 caminhoneiros selecionados de acordo com o número de pontos obtidos. Caso ocorra empate, será escolhido o motorista que respondeu às perguntas em menor tempo.
Persistindo a igualdade de pontuação, o portador da carteira de habilitação mais antiga será eleito o vencedor.
Além dos 24 selecionados, mais seis finalistas que obtiverem a maior pontuação também concorrerão à premiação, independentemente da etapa em que participaram.
Ao final, os 30 finalistas participarão de uma nova fase de avaliação.
O encontro acontecerá em São Paulo e os classificados terão que responder um novo questionário e submeter-se a um teste de direção.
Será eleito vencedor aquele que conseguir o maior número de pontos.