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Comece o ano calibrando os pneus e economizando na manutenção

A pressão de ar é o fator mais barato e importante na durabilidade dos pneus.

Rodar com baixa pressão de ar altera a dirigibilidade do veículo, aumenta o consumo de combustível (é o mesmo que transportar com sobrecarga), danifica a carcaça, gera superaquecimento e reduz o número de recapagens.

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A alta pressão de ar também provoca problemas de dirigibilidade e aumenta a quebra das carcaças por impactos.

Segundo os técnicos da Goodyear do Brasil, nos dois casos há um aumento dos custos operacionais.

Por isso, eles recomendam calibrar os pneus com a quantidade de ar indicada pelo fabricante do veículo.

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Comece o ano cuidando melhor dos pneus de seu veículo, principalmente veículos de carga e de transporte de passageiros.

Esse cuidado, de acordo com os técnicos, é a garantia de economia e principalmente segurança, já que o pneu é o único item do veículo em contato com o solo.

A seguir, dicas de conservação de pneus, estilo pergunta e resposta, que podem ser utilizadas de acordo com o interesse e necessidade do jornal, revista, rádio ou tv e colocadas como declaração do executivo da Goodyear, Guilherme Junqueira Franco, Gerente Técnico de Serviços a frotas e Eventos da Unidade de Negócios de pneus para Caminhões e Ônibus.

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Com que freqüência o motorista deve calibrar os pneus de seu carro, ônibus ou caminhão?

R: É o ar que sustenta a carga. Portanto, rodar com pressões incorretas sendo baixa ou alta, acaba gerando prejuízos aos usuários.

Devemos usar a pressão de inflação recomendada baseando-se no tamanho do pneu, posição, carga total e na velocidade, respeitando-se as pressões mínimas e as máximas.

Recomendamos a verificação da pressão de ar pelo menos uma vez por semana, sempre com os pneus frios (temperatura ambiente). O manômetro deve estar sempre aferido, pois este também tem vida útil. Lembramos ainda que dependendo do percurso, o pneu de caminhão ou ônibus demora em média duas horas para esfriar.

A calibragem é importante?

R: Sem dúvida alguma, a pressão de ar é o fator mais barato e importante na durabilidade dos pneus.

Rodar com baixa pressão de ar altera a dirigibilidade do veículo, aumenta o consumo de combustível (é o mesmo que transportar com sobrecarga), danifica a carcaça, gera superaquecimento e reduz o número de recapagens.

A alta pressão de ar também provoca problemas de dirigibilidade e aumenta a quebra das carcaças por impactos. Nos dois casos há um aumento dos custos operacionais.

Recomendamos calibrar os pneus com a quantidade de ar indicada pelo fabricante do veículo (veja tabelas de carga e velocidade).

Pressão Correta Baixa Pressão Alta Pressão
É verdade que 60% dos carreteiros andam com os pneus descalibrados?

R: São várias as causas que afetam a eficiência dos pneus, problemas no núcleo da válvula, por exemplo, podem provocar vazamentos e, geralmente, essa falha ocorre pela falta do uso da tampa das válvulas.

Os caminhoneiros procuram cuidar bem dos seus pneus devido aos custos operacionais, o que muitas vezes acontece é a utilização da pressão de ar inadequada para o peso da carga transportada.

A Goodyear do Brasil se preocupa com seus consumidores e promove regularmente o que chamamos de PIT STOP TRUCK nos principais locais de concentração de caminhoneiros, orientando-os quanto aos cuidados necessários à boa utilização dos pneus e não só com relação à pressão de ar, mas com toda a manutenção veicular que afetam os pneus.

Com os pneus calibrados quantos por cento se aumenta da vida útil do próprio pneu?

R: Respeitando os limites de velocidade e carga transportada para cada tipo de pneu, baseando-se nas normas técnicas estabelecidas pela ALAPA – Associação Latino-Americana de Pneus e Aros, estudos comprovam que pneus calibrados corretamente, rodam cerca de 30% a mais que pneus que trabalharam com as pressões de ar inadequadas.

Abaixo um gráfico que ilustra os prejuízos de um pneu rodando em até 25% a menos de sua vida útil no caso de utilizar uma pressão 20% abaixo da recomendada.

Qual é a calibragem certa para pneus de caminhões?

R: “O importante é a quantidade de ar que se põe dentro do pneu e, que permanece dentro dele”.

Este é o chavão repetido pelos técnicos em pneus para descrever o princípio fundamental do pneu como sendo um reservatório de ar.

Para se determinar a pressão correta, devemos observar vários fatores como a carga e a velocidade e para atender esta necessidade, a ALAPA publica em seu anuário de Normas Técnicas, as tabelas de pressões em função da carga transportada por pneu e da velocidade de trabalho. Estas recomendações também são divulgadas nas publicações da Goodyear.

Pneus descalibrados ocasionam acidentes?

R: Normalmente não. Os resultados negativos gerados pela pressão de ar inadequada afetam o desempenho dos pneus.

Mas, a flexão excessiva causada pela pressão baixa, além de gerar o desgaste rápido, pode também elevar a temperatura, que dependendo da intensidade pode provocar a separação dos componentes do pneu podendo comprometer assim a segurança, o mesmo podendo ocorrer com impactos causados por excesso de pressão de ar.

As estradas ruins podem descalibrar os pneus?

R: A má-conservação das estradas bem como a alta velocidade e práticas inadequadas de direção, como a alta velocidade ou frenagens bruscas são extremamente prejudiciais para o desempenho dos pneus.

Ao rodar por uma estrada “esburacada”, os pneus tendem a sofrer impactos que podem provocar não só a perda de pressão como também, comprometer toda a suspensão do veículo.

Levando em consideração que o pneu é o principal contato entre o solo e o veículo, ele acaba sendo o mais prejudicado.

No futuro os pneus ainda precisarão de calibragens?

R: A tecnologia caminha à velocidade da luz. Já existem estudos para aplicações de materiais na parte interna dos pneus a base de silicone que promovem boas condições de rodagem mesmo após o pneu ter sofrido uma perfuração. Por enquanto, se faz necessário a verificação da calibragem semanalmente.

É importante bater os pneus com martelo de madeira como os carreteiros fazem?

R: Os carreteiros usam este procedimento para verificar se os pneus estão “cheios” o suficiente ou não mas, o ideal é verificar a pressão de ar com um manômetro.

Enfim, quais os cuidados que os carreteiros precisam ter com os pneus?

Calibrar os pneus com a pressão de ar recomendada pelo menos uma vez por semana com os pneus na temperatura ambiente;

Usar manômetros aferidos para a medição e correção da inflação de ar recomendada para os pneus, sempre à temperatura ambiente;

Utilizar tampa metálica nas hastes das válvulas ou extensores se for necessário;

Não reaproveitar câmaras de ar com mais de 3 furos ou dilatadas;

Câmaras de ar e protetores devem ter as dimensões indicadas para cada tamanho do pneu;

Verificar o alinhamento e geometria de caminhões e ônibus a cada 25.000 Km;

Verificar e corrigir o paralelismo dos eixos, câmber, caster, KPI e demais ângulos da geometria veicular de acordo com a recomendação do fabricante do veículo;

Balancear os pneus a cada montagem ou desmontagem e/ou a cada 25.000Km;

Limpeza e pintura das rodas e aros garantem o bom assentamento do talão nas flanges ;

O compressor de ar utilizado para inflar os pneus deve ser “purgado” para se evitar impurezas que contaminam os núcleos das válvulas, a utilização de filtros na linha de ar também auxilia na eliminação de impurezas do ar;

É normal e previsto o aumento da temperatura do pneu em serviço. Por isso, nunca altere a pressão de ar com os pneus quentes;

Transportar a carga de acordo com a capacidade do veículo e peso adequado para as dimensões dos pneus;

Nunca sobrecarregar o veículo, pois além de danos a suspensão você estará reduzindo a vida e sobrevidas dos pneus.

Os pneus devem ter dimensões semelhantes quando montados nos conjuntos duplos.

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