Pneus reformados contribuem com a produtividade dos equipamentos do campo, proporcionam a mesma performance, segurança e durabilidade dos novos e podem gerar uma economia de até 60% aos produtores agrícolas.
Vipal apresenta as novas bandas exclusivas V-SET e V-SEL, testadas e aprovadas no Rally dos Sertões, e a identificação na banda criada para atestar a qualidade dos pneus reformados com os produtos da empresa.
A Borrachas Vipal, uma das maiorias fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar, participa entre os próximos dias 13 e 17 de fevereiro em Cascavel (PR) do Show Rural Coopavel 2006, uma das maiores feiras de agronegócios do país.
Em sua quarta participação no evento, a empresa irá apresentar em seu stand os benefícios da reforma de pneus agrícolas, bem como sua completa linha de produtos para o segmento, como camelbacks, manchões, remendos e as recém-lançadas bandas V-SET e V-SEL, testadas e aprovadas no Rally dos Serões 2005.
A empresa também irá expor em seu stand os pneus agrícolas da FM Pneus de Toledo/PR, Dal Molin Pneus Agrícolas de Cascavel/PR e a Bradal Recapagem de Pneus de Ubiratã/PR – seus clientes da região – e um trator do Arrancadão de Tratores e o Truck Test Vipal.
Destaque para a identificação sobre os camelbacks agrícolas Vipal, criada para atestar a qualidade dos pneus reformados com os seus produtos.
Linha Agrícola Vipal – Prolongar a vida útil e a performance dos pneus, aumentar a confiabilidade no serviço da reforma e colaborar para maior produtividade do equipamento agrícola.
Foi pensando em todos esses fatores que otimizam a produção na lavoura que a Vipal lançou uma linha completa de produtos para a reforma e reparos de pneus agrícolas.
Entre eles destaque para o Camelback CVBR (Baixa Rotação), produto que se ressalta pela precisão de medidas e características maleável da manta de borracha, o que garante aplicação mais fácil e permite vulcanização e acabamentos perfeitos.
É recomendado para terrenos acidentados, pois possui grande resistência. Como suporta o atrito de pedras e até de objetos pontiagudos, pode evitar o prejuízo de horas paradas do equipamento no campo.
Os produtos Vipal para a área agrícola também se estendem ao segmento de manchões para reparos nas bandas de rodagem ou nas laterais dos pneus.
É o caso do modelo MA (Manchão Agrícola) para uso em pneus de carga e atividade rural com desenho desenvolvido para permitir fácil aplicação com máxima flexibilidade e reforço ao pneu reparado.
Também serão apresentados durante o Show Rural Coopavel 2006 as exclusivas bandas de rodagem V-SET e V-SEL, os mais recentes lançamentos da empresa.
As bandas foram testadas e aprovadas pelos caminhões da equipe Volkswagen no Rally dos Sertões 2005. Foi a primeira vez que uma equipe de rally utilizou com sucesso um pneu reformado.
A alta tecnologia empregada nas bandas V-SET e V-SEL, desenvolvidas para transporte super pesado e em condições severas – terrenos acidentados, por exemplo -, lhe conferem segurança somada ao grande desempenho.
Prova disso é que, durante o Rally dos Sertões, nenhuma das bandas apresentou qualquer tipo de problema ou teve que ser substituída – mesmo com o grande desgaste dos caminhões durante a prova, o que exigiu a troca de amortecedores e outros componentes.
Por fim, destaque para a apresentação do DNA de Qualidade e Garantia, que evita fraudes e assegura aos agricultores que o pneu foi reformado com a borracha original Vipal.
O exclusivo sistema de identificação de toda a linha de mantas de borrachas para pneus de tratores e caminhões, que atesta a qualidade superior dos produtos da empresa, se dá por meio de uma identificação amarela na banda de rodagem.
Além disso, cada pneu reformado com a chancela da empresa recebe uma etiqueta que identifica o nome do reformador autorizado e a marca Vipal.
O mercado agrícola – No Brasil, dados do IBGE apontam que 75% das propriedades rurais são familiares. A maior parte delas são minifúndios, detentores de culturas ainda não mecanizadas.
Somente 32% das propriedades rurais possuem tratores. O índice de mecanização por hectare no país é baixíssimo.
Há em média 118 hectares por máquina, contra 37 hectares nos EUA e 15 hectares na França, por exemplo.
Mas a baixa mecanização não consiste em um limitador para o desempenho do setor no país. A produção agrícola tem apresentado expressivo crescimento no Brasil e alta inserção mundial.
A alta demanda deve estimular o crescimento da indústria de maquinário. Por conseqüência, o cenário determina grande potencial aos fornecedores de produtos e serviços às máquinas do campo. Entre eles, os pneus reformados.
Como a produção de pneus novos não é suficiente para suprir a demanda da indústria de tratores agrícolas, este espaço deverá ser preenchido pela comercialização de pneus reformados, opção que representa custos mais baixos para os pequenos agricultores e alta qualidade e durabilidade do produto.
Um pneu de trator ou colheitadeira, por exemplo, utilizado adequadamente, pode ser reformado por diversas vezes a um custo até 60% inferior ao de um novo, gerando um pneu tão eficiente e seguro quanto um original de fábrica.
O Projeto Agribusiness Vipal – Neste mercado está a Borrachas Vipal, uma das maiorias fabricantes mundiais de produtos para reforma e reparos de pneus e câmaras de ar. A empresa desenvolveu um plano específico para a reforma de pneus voltado ao mercado agrícola.
Batizado de Projeto Agribusiness, ele tem como objetivo uma maior aproximação com o consumidor final através do reformador, proporcionando apoio, serviços técnicos e divulgação dos benefícios da reforma de pneus e dos produtos Vipal.
“Os agricultores ainda têm muito pouco conhecimento sobre pneus reformados. Queremos estar cada vez mais próximos dos profissionais deste setor para que tenham acesso a todo tipo de informação, como relação custo-benefício, qualidade na reforma e cuidados a serem tomados”, declara João Carlos Paludo, vice-presidente da Vipal.
Para desenvolver o Projeto Agribusiness, a Vipal estruturou uma equipe técnica especializada, desenvolveu produtos adequados à diversidade de aplicações e características das culturas nacionais e realizou uma pesquisa com um total de 504 profissionais em 13 estados brasileiros, envolvendo agricultores de grande, médio e pequeno porte, fabricantes de implementos agrícolas, além de revendedores e reformadores de pneus.
“Antevemos que a profissionalização do agronegócio exigiria a especialização de seus implementos para aprimorar seus níveis de competitividade”, afirma Paludo.
Entre os proprietários de tratores agrícolas, por exemplo, 66% disseram ter o hábito de reformar os pneus. Destes, 89% responderam que estão satisfeitos com os pneus reformados e para 82% deles o principal motivo foi o custo.
Dentre os mecanismos táticos para atender o consumidor final no Projeto Agribusiness e estabelecer um relacionamento mais próximo com os agricultores estão:
§ Facilidade de identificação de pneus agrícolas que foram reformados com produtos Vipal – impressão de faixas amarelas e o nome da empresa, de forma que mesmo após a vulcanização se permita o reconhecimento da marca.
Os reformadores cadastrados nesse projeto receberão etiquetas adesivas com o nome do reformador e o logotipo da Vipal;
§ Campanha publicitária e promocional – veiculação de comerciais e anúncios em TV, revistas especializadas e outdoors.
Já as ações promocionais envolvem a elaboração de um catálogo detalhado, incluindo a linha de produtos da empresa, tabelas e informações úteis aos agricultores sobre reforma de pneus; e de um folheto para distribuição em eventos do setor;
§ Criação de mecanismos de informações técnicas para esclarecimento de dúvidas do profissional da agricultura – abertura de canais de relacionamento via Internet, e-mail e informativos que possam ser consultados diretamente ou publicados por veículos de comunicação dedicados ao segmento. A previsão para o início de funcionamento destes canais é julho próximo.
Além disso, a Vipal participa dos principais eventos agrícolas do país e é patrocinadora master do Campeonato de Arrancadão de Tratores, um evento de forte atração para os agricultores.