Quando CD player está mal fixado, a música “pula”. Cabos danificados causam chiados, interferências.
Aparelhos de som também devem passar por uma revisão periódica. De CD player a alto-falantes e até equipamentos como cabos e conectores, há uma extensa lista de componentes eletrônicos que exigem certos cuidados.
Veja abaixo as dicas do técnico da Clarion do Brasil, Eduardo Hirai, para que você não fique sem ouvir música no carro durante a viagem ou ainda durante o engarrafamento da cidade. Assim aumenta-se a vida útil de seu sistema de som.
CD PLAYERS – Deve-se verificar sua fixação no painel. No caso de aparelhos com painel removível, os contatos devem estar limpos.
Se existirem problemas de leitura de CDs de música, leve a uma a oficina de manutenção credenciada da marca para realizar limpeza de unidade óptica e ajuste do aparelho.
MONITORES E DVDs – Para evitar problemas com as pilhas, evite deixar os controles e os fones expostos no sol ou em altas temperaturas. Limpe a tela do monitor com um pano macio levemente umedecido.
Verifique se os discos de DVD estão limpos e sem riscos. Outra dica é não assistir a filmes com o carro parado: a bateria se esgota. É recomendado fechar o monitor sempre que o aparelho de DVD não estiver em uso.
ALTO-FALANTES – Use telas protetoras: os alto-falantes estão sujeitos a impactos e umidade.
As telas do subwoofer, que é instalado no porta-malas, precisam ser reforçadas (ferro ou acrílico). Dessa forma, subwoofer estará protegido contra impacto de bagagens e malas.
AMPLIFICADORES – Devem estar instalados sempre em locais ventilados e bem fixados com proteção contra choques de outros objetos. A carcaça do amplificador deve ser limpa com pano seco pelo menos uma vez por mês.
CABOS E FUSÍVEIS – Os cabos de contato e conectores RCA devem ser verificados: eles podem estar oxidados ou quebrados.
Porta fusível e os fusíveis merecerem o mesmo cuidado de cabos e conectores. Se estiverem oxidados, uma boa limpeza resolve. Já os cabos, se estiverem quebrados, devem ser trocados.
BATERIA – A vida útil de uma bateria é, em média, de três anos O uso de ar-condicionado, som pesado, carregador de telefone celular diminui a vida útil do componente.
Se a bateria estiver com três anos ou mais de uso, é interessante substituí-la por uma nova para garantir a tranqüilidade da viagem.
DICA - Procure compartilhar a potência do alto-falante com a potência do amplificador. Um alto-falante de baixa potência ligado a um amplificador potente irá queimar.
Assim como o som de um alto-falante muito potente ligado em um amplificador de baixa potência não terá qualidade.
Saiba o nível de THD (Distorção Harmônica Total) de seu amplificador. É aceitável em um sistema de som distorções de 5 a 10%. O excesso de distorção poderá acarretar a queima do alto-falante.